SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Resenha - em fios de memórias, imagens e narrativas: processos didáticos e curriculares pensados com os cotidianosFormación profesores que enseñan matemáticas desde una perspectiva de la complejidad: discusión agregando fragmentos experienciales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Roteiro vol.46  Joaçaba ene./dic 2021  Epub 06-Jul-2021

https://doi.org/10.18593/r.v46.28027 

Seção temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

Patrícia Sândalo Pereira1I  , Professora
http://orcid.org/0000-0002-7554-0058

Edvonete Souza de Alencar2II  , Professora
http://orcid.org/0000-0002-5813-8702

IUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Professora.

IIUniversidade Federal de Grande Dourados, Programa de Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado Profissional Educação Científica e Matemática, Professora.


APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos a área de formação de professores tem se expandido e alguns investigadores veem identificando suas dificuldades e crescimentos no desenvolvimento de suas ações. Gatti (2010) vem se debruçado em investigações da área e mapeou as dificuldades e público atendido na formação inicial e continuada de professores. Quanto as especificidades da área para o ensino de Matemática temos outros estudos como de Fiorentini, Passos e Lima (2016) que indicam a necessidade de identificar quais seriam os desafios para a formação do professor que ensina matemática. Assim surgiu a necessidade de organizar um dossiê para que incentivasse o estudo e a divulgação dos resultados das pesquisas existentes da área.

Com isso, convidamos para este dossiê um grupo de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras que veem estudando para compreender as interfaces da formação de professores para o ensino de Matemática.

Assim organizamos essa proposta de dossiê tendo como objetivos: i). Divulgar e identificar os desafios da formação de professores para o ensino de Matemática em um grupo de pesquisas desenvolvidas na Ibero américa (Brasil, Chile e Portugal); ii). Refletir sobre novas ações para o desenvolvimento da formação de professores nesta área de conhecimento.

Esse dossiê é composto por 9 artigos, sendo duas instituições internacionais (Chile e Portugal) e oito nacionais de diferentes regiões do Brasil. As instituições participantes são: Universidad Católica del Maule (Chile), Universidade de Minho (Portugal), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Prefeitura de Atibaia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

De modo geral, os artigos trazem as especificidades formativas em diferentes instituições.

Além disso, temos uma resenha do livro de Vitor H. Paro que foi publicado em 2018 sobre a temática proposta e uma entrevista que foi realizada com a pesquisadora portuguesa Profa. Dra. Lurdes Serrazina da Universidade de Lisboa - Portugal.

Assim, desejamos uma excelente leitura.

REFERÊNCIAS

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 a 2012. 1. ed. Campinas: FE-Unicamp, 2016. v. 1. 488 p. [ Links ]

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. [ Links ]

1Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo.

Recebido: 05 de Julho de 2021; Aceito: 05 de Julho de 2021

Endereço para correspondência: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática, Avenida Costa e Silva, s/n, Bairro Universitário, 79070-900, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; sandalo.patricia13@gmail.com

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons