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Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Roteiro vol.46  Joaçaba ene./dic 2021  Epub 15-Jul-2021

https://doi.org/10.18593/r.v46.28104 

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

Apresentação: casos de ensino na pesquisa e formação docente: que conversa é essa?

Isabel Maria Sabino de Farias1I  , Professora Associada
http://orcid.org/0000-0003-1799-0963

Amali de Angelis Mussi2II  , Professora Titular
http://orcid.org/0000-0002-5330-5284

IUniversidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Professora Associada.

IIUniversidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-graduação em Educação, Professora Titular.


“Caso de ensino? Caso para ensino? Do que se trata? É sobre como ensinar?”. Nossa intenção, ao começar esta conversa remetendo a algumas indagações com que nos defrontamos no percurso da produção dessa Seção Temática sobre casos de ensino na pesquisa e na formação de professores, é demarcar a reduzida visibilidade desse assunto no debate educativo nacional, mas também evidenciar sua relevância e contribuição para o desenvolvimento de processos formativos e investigativos que explorem o pensamento, o conhecimento e a experiência docente.

O construto “caso de ensino” faz referência a uma narrativa, real ou fictícia, versando sobre situações cotidianas e complexas vividas pelo professor. Narrativa que explicita dilemas e conflitos profissionais que permeiam o trabalho do professor na escola e na sala de aula ou mesmo em outras situações de sua vida profissional. Pretende, por conseguinte, provocar a atenção do professor para determinadas temáticas/questões vividas na prática docente, por isso mesmo se propõe a gerar reflexões e a explorar alternativas de como lidar com tais pautas e situações.

Trata-se, por isso mesmo, de uma narrativa que registra uma situação de ensino peculiar, rica em pormenores e atravessada por tensões, possibilitando - quando da discussão do caso - "vivenciar" esta situação e se colocar na posição de seu protagonista, questionando-se acerca do modo de compreender e encarar as circunstâncias envolvidas. Sua análise, portanto, permite explorar o pensamento e o modo de ação que ancoram as decisões e o fazer docente, explicitando e iluminando as teorizações pessoais de professores.

Para nós o caso de ensino se apresenta como um instrumento potente na formação de professores e na investigação dos processos de desenvolvimento desses profissionais. E, em sendo assim, é motivo de alegria, mas também de compromisso e militância acadêmica, trazer para a cena pública educacional aportes de pesquisas recentes acerca do uso de casos de ensino na produção do conhecimento no campo da formação de professores. Satisfação e compromisso materializados pela possibilidade de congregar, numa ‘balbúrdia’ virtuosa, professores formadores pesquisadores de diferentes lugares (dentro e fora do Brasil; de todas as regiões brasileiras), de contextos institucionais distintos e com percursos de experiência com casos de ensino diversificados.

Com esse propósito, apresentamos nessa Seção Temática 12 artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, da Colômbia, de Portugal e da Espanha que vêm trabalhando, em suas pesquisas e práticas de formação docente, com casos de ensino. Trazemos, também, uma entrevista com a pesquisadora brasileira Maria da Graça Nicoletti Mizukami (UFSCAR/UPM), reconhecida por sua atuação pioneira na pesquisa e na formação de professores utilizando casos de ensino; uma conversa guiada por Luciana de Oliveira Souza Mendonça e que focaliza o encontro da educadora Maria da Graça Nicoletti Mizukami com o instrumento casos de ensino, as principais referências teóricas, usos e aprendizados dessa experiência. Carreamos, ainda, a resenha da obra Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil, de Katherine Merseth, pesquisadora e docente da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Uma resenha tecida pelo olhar de Amanda Raquel Rodrigues Pessoa e que, ao provocar, também convida aos interessados no tema a continuarem conversando a partir da leitura direta da obra.

Os doze artigos de pesquisas, nacionais e internacionais, que compõem essa Seção Temática sobre casos de ensino abordam pautas articuladas entre si, explicitam indicativos teóricos acerca da base de sustentação epistemológica dessa discussão na área da Educação, evidenciam experiências ricas e contribuem para ampliar e atualizar a literatura sobre o assunto.

O texto Pesquisa e Formação de Professores com Casos de Ensino: fundamentos e potencialidades, assinado por Isabel Maria Sabino de Farias (UECE) e Amali de Angelis Mussi (UEFS/BA), busca elucidar o conceito de casos de ensino, as terminologias adotadas na abordagem do tema, sua emergência como instrumento de pesquisa e de formação e os aspectos teóricos e práticos que circundam sua elaboração e análise. Um escrito que realça o potencial dos casos de ensino para a compreensão do desenvolvimento docente numa perspectiva crítica reflexiva, contemplando, sobretudo, o seu pensamento, suas crenças e teorias pessoais, a construção dos conhecimentos profissionais e ao raciocínio pedagógico desse profissional na tomada de decisões nas situações de trabalho que vivencia.

Resultado de um exame exploratório, o texto Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores, de autoria de Juliano Agapito e Márcia de Souza Hobold, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), resulta de indagações acerca de “como se configuram as pesquisas sobre a utilização de casos de ensino na formação de professores”. Com arrimo na análise de dissertações e teses, é apresentado um panorama do uso dos casos de ensino “como elemento teórico-metodológico nas pesquisas acerca da formação de professores no âmbito da pós-graduação stricto sensu”, imersão que confirma tanto o tema como relativamente novo na produção científica brasileira quanto a necessidade de ampliação de pesquisas que abordem os casos de ensino como elemento formador.

A esse esforço inventariante do tema na produção nacional, agrega-se o artigo As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa, assinado por Ana Maria Gimenes Corrêa Calil (UNITAU), Patrícia Cristina Albieri de Almeida (UNASP) e Douglas da Silva Tinti (UFOP). Os autores partem do argumento de que existe um vivo interesse no debate sobre “como promover a aprendizagem da docência em contextos de formação”, o qual favoreceu a emergência dos casos de ensino como dispositivos de formação docente numa perspectiva problematizadora e reflexiva. Em busca de compreender essa inquietação, realizaram levantamento nas produções apresentadas nas reuniões anuais da ANPED nos GT 04 e 08, em dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e em artigos disponíveis no website do SciELO e do Educ@. Apontam, entre os resultados, produção pálida sobre casos de ensino nas duas últimas décadas, bem como a prevalência de seu uso como instrumento de pesquisa.

Ao pontuarem ser tímida a produção brasileira em Educação sobre os casos de ensino, as autoras do texto Casos didácticos: notas sobre una estrategia de investigación y formación para docentes, Marta Olmo-Extremera (UI1 - España) e Maria Mikaele da Silva Cavalcante (UECE/SME-SG), desenvolvem uma revisão conceitual sobre casos de ensino, seguida do registro de um caso na integra, de sua análise e de orientações para a utilização com professores. O caso foi originalmente produzido para fomentar a reflexão sobre a permanência ou evasão da docência com professores iniciantes na profissão. O intuito das autoras ao fazerem esse detalhamento é contribuir para pensar a elaboração de outros casos e o seu potencial na formação de professores.

Ao explicitar o intento de “entender vidas narrativamente”, Filomena Maria Arruda Monteiro (UFMT) registra, no texto Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores, experiência de formação-investigação com um grupo de alunas do último ano da Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em busca de promover a reflexão sobre as “histórias vividas nas escolas” para aprender a ensinar e para entender mais sobre as escolas em contexto durante o Estágio Supervisionado, a autora explora a problematização dessa experiência, estimulando a produção de narrativas pelas licenciandas. A análise evidencia o entrelaçamento entre as histórias das escolas e das alunas da Pedagogia, bem como o movimento de construção de sentidos e de ressignificação dos saberes profissionais.

No texto No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional, Sandra Novais Sousa (UFMS), Cristiane Ribeiro Cabral Rocha (UFMS) e Eliane Greice Davanço Nogueira (UEMS) estabelecem um rico diálogo sobre as interfaces entre casos de ensino e narrativas formativas desde ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As autoras, que adotam como referência ações do Subprojeto do Pibid "Ateliês Formativos de Professores Alfabetizadores: construindo práticas eficazes", desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ressaltam que o uso de casos de ensino propiciou aos participantes do Pibid uma aprendizagem da docência mediada pela reflexão sobre a prática, a escola e a profissão docente.

Com foco em um programa de indução voltado ao atendimento dos docentes em estágio probatório na rede municipal de Manaus (SEMED/Manaus), Nayana Cristina Gomes Teles, Fabrício Valentim da Silva e Tiago Pereira Gomes, todos ligados a Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (UFAM/ICET), tecem o artigo A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas. Assumem como objetivo analisar o desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participaram dessa iniciativa institucional, tendo como referência “os casos de ensino construídos por estes professores e seus formadores e publicados em uma revista científica”. Os autores apontam resultados promissores no que concerne ao desenvolvimento profissional desses professores, uma vez que os casos por produzidos explicitam “mudanças de crenças e teorias pessoais “sobre o ensino e/ou alunos e “inovação das práticas”.

Sob o argumento da necessidade de tornar a formação contínua significativa para os professores e relevante para a renovação dos processos de ensino e de aprendizagem na escola, Maria Manuela Franco Esteves, da Universidade de Lisboa (UL), relata sobre experiência de formação continuada de professores na qual os casos de ensino foram adotados como estratégia para desenvolver uma formação contextualizada. No texto, intitulado Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores, a pesquisadora portuguesa, além de situar que a iniciativa “inspirou-se nos modelos de formação personalista e orientado para a pesquisa”, conforme delineado por Kenneth Zeichner, sublinha o “valor formativo” do método de casos para o desenvolvimento da confiança, colaboração, reflexividade e capacidade de formação interpares. Uma análise que revela peculiaridades da formação continuada em Portugal.

Na esteira do uso de casos na formação continuada, temos também o artigo Experiencias docentes, casos relevantes en la formación de profesores, de autoria de Óscar Hugo López Rivas, Haydee Lucrecia Crispín e José Enrique Cortez Sic, todos ligados a Universidad de San Carlos de Guatemala e a Escuela de Formación de Profesores de Enseñanza Media. Nessa análise as práticas pedagógicas relevantes são assumidas como “casos de ensino” e, no decurso do processo formativo de docentes em serviço na rede de ensino, foram identificadas, valorizadas e analisadas. Os autores aportam informações acerca da formação inicial e contínua de professores na Guatemala, destacando a introdução de estratégias didáticas que favoreceram a renovação dos processos de formação docente no País, realizadas no âmbito do Programa Acadêmico de Desenvolvimento Profissional Docente.

Com um convite provocador - Vamos quintanear? Um caso de ensino a partir de experiência literária com crianças, Ádria Maria Ribeiro Rodrigues (UFR/MT), Simone Albuquerque da Rocha (UFR/MT) e Isa Mara Colombo Scarlati Domingues (UFJ/GO) apresentam narrativa em forma de caso de ensino sobre a prática leitora de uma professora com crianças do Ensino Fundamental, a partir da poética de Mário Quintana. As autoras evidenciam como a reflexão mediada pelo caso de ensino pode propiciar uma prática leitora significativa e desafiadora do texto literário, reafirmando o potencial investigativo e formativo desse dispositivo para o desenvolvimento profissional de professores.

O artigo de Marcia Rosa Uliana (UNIR) e Gerson de Souza Mól (UNB) aborda O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores. Suas análises partem da utilização desse dispositivo junto a licenciandos dos cursos de Matemática, Física e Química de duas instituições do Estado de Rondônia, ação desenvolvida no contexto de uma pesquisa-ação de doutoramento. Os autores, ao evidenciarem contribuições do caso de ensino para a aprendizagem do fazer pedagógico em contexto escolar com estudante com deficiência, reiteram que essa estratégia oportunizou aos estudantes se aproximarem de como acontece a “inclusão/exclusão” desses alunos na Educação Básica, conhecer as demandas específicas dos estudantes cegos e surdos no processo ensino-aprendizagem, bem como o papel do professor na “promoção de uma educação de qualidade para todo e qualquer estudante”. O caso de ensino propicia, por assim dizer, um “zoom” sobre o chão da escola e o cotidiano do trabalho docente, sobretudo em cenário de inclusão.

Cleidilene Ramos Magalhães e Fúlvia da Silva Spohr, ambas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCS-PA), assinam o artigo Casos de ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde, no qual relatam experiência sobre a utilização dessa estratégia didático-pedagógica para a promoção do desenvolvimento profissional docente na Educação Superior. Trata-se de uma experiência que se encontra em andamento há uma década, focada na elaboração e uso de casos de ensino como ferramenta didática pautada no diálogo e na reflexão sobre “a prática docente em cursos da área da saúde, em um Programa Institucional de Formação Docente de uma universidade pública do sul do Brasil”. As análises indicam a força dos casos de ensino na formação em serviço de docentes iniciantes e experientes, bem como sua importância “para a construção de sentidos sobre a prática docente” e para a “aprendizagem do ensinar e aprender em saúde”.

O mapa desenhado nessa Seção Temática revela a força, a fecundidade e as múltiplas possibilidades de lançar mão de casos de ensino na pesquisa e na formação de professores. Os textos aqui reunidos, como buscamos evidenciar ao apresentá-los, objetivam contribuir para a ampliação e a disseminação do debate sobre casos de ensino como dispositivos na formação de professores e na investigação sobre a aprendizagem da docência. Entendemos que ele cumpre seu fito e força que moveu sua tessitura.

São análises teóricas e experienciais reveladoras da relevância, riqueza e contribuição dos casos de ensino na formação inicial, na indução de professores iniciantes, na formação continuada e no desenvolvimento de docentes experientes, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. Que as ideias, formulações e provocações de cada um dos escritos dessa Seção Temática fomentem outras conversas, ainda tão necessárias. Sintam-se convidados a entrar nessa roda!!!

REFERÊNCIAS

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1 Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília.

2Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Recebido: 07 de Junho de 2021; Aceito: 15 de Julho de 2021

Endereço para correspondência: Avenida Dr. Silas Munguba, 1700, Parangaba, 60741-000; Fortaleza, Ceará, Brasil; isabelinhasabino@yahoo.com.br

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