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Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Rev. Exitus vol.9 no.4 Santarém Oct./Dec 2019  Epub May 15, 2020

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ld1040 

Editorial

Editorial - Revista Exitus v. 9 n. 3

Cristiane Machado1 

1Membro do Conselho Editorial da Revista Exitus Docente da Faculdade de Educação Depase - UNICAMP E-mail: cristiane13machado@yahoo.com.br


A Revista Exitus, no quarto número de 2019, nos brinda com a publicação de trinta e um artigos resultantes de pesquisas que abordam temáticas contemporâneas que são, ao mesmo tempo, contundentes, oportunas e imperiosas para o campo da educação. Os primeiros onze artigos estão agrupados no instigante dossiê O que quer um currículo, negro?, organizado pelos Professores Doutores Alexandre Fernandes, Eliana Póvoas e Renato Nogueira; as seções Práticas Educativas; Política e Gestão Educacional; Educação Matemática e Outros Temas em Educação abarcam os demais vinte artigos.

A seção Práticas Educativas apresenta seis artigos que partem de objetos e contextos diferentes e possuem como eixo comum a exposição de resultados de pesquisas que ressaltam o potencial da reflexão sobre práticas pedagógicas incidir em melhorias na relação ensino-aprendizagem. Em Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil, Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Andriélli Vilanova de Carvalho e Edward Frederico Castro Pessano investigam a percepção ambiental de alunos do ensino básico; Amanda Machado Teixeira, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann e Jaqueline Copetti estudam a Participação de estudantes com síndrome de down nas aulas de educação física; analisar os Desafios na formação de professores e avaliação dos acadêmicos sobre o curso em andamento de licenciatura em química em EAD do IFMT é o objetivo de Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira e Jaqueline Moll; Jaime da Costa Cedran e Ourides Santin Filho examinam livros didáticos em A estrutura dos compostos orgânicos em livros didáticos de nível superior: análise sob a perspectiva de Bachelard; Bianca Santos Chisté e Elaine Gracia exploram a inserção de crianças no ensino fundamental em E quando as crianças com cinco anos chegam a escola?, por fim, O estágio supervisionado nas licenciaturas do IFPI: aspectos legais e contextos da prática como atividade formativa é o foco da pesquisa de Ana Valéria Borges de Carvalho Melo e Neide Cavalcante Guedes.

Os quatro artigos da seção Política e Gestão Educacional anunciam pertinentes conclusões que fornecem pistas para a compreensão dos movimentos contraditórios de resistência e conformação que sustentam a interface da política com a gestão. Emina Márcia Nery dos Santos em Espaços públicos como matriz de gestão educacional em Gurupá: resistência política por uma escola popular para o povo ressalta o papel da formação popular na construção da resistência às lógicas clientelistas e patrimonialistas; Cláudia Barbosa Lôbo e Marco Antonio Oliveira Gomes demonstram como o ensino profissionalizante, inserido num modelo dual de educação, não permite mobilidades para os filhos da classe trabalhadora em Acerca do jovem no mercado de trabalho: uma breve retrospectiva das propostas educativas no ensino profissionalizante no Brasil; constatar que as provas do Enade explicitam uma convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso é o propósito de Heloisa Toshie Irie Saito, Marta Quintanilha Gomes, Divaneide Lira Lima Paixão, Franciana Carneiro de Castro, Silvia Cristina de Souza, Gilmar Barbosa Guedes e Maria das Graças Medeiros Tavares em Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo; finalizando a seção, Luziane Said Cometti Lélis e Dinair Leal da Hora concluem que existem posicionamentos concomitantes, de uma lado gestores pedagógicos que não privilegiam os resultados dos testes externos e nem o índice de qualidade nacional na realização da organização do trabalho pedagógico e, de outro, professores que modificam suas práticas para alcançarem melhores resultados em Avaliação externa: conceitos, significados e tensões.

A seção Educação Matemática expressa princípios e fundamentos que arquitetam a relação da matemática com o campo da educação em quatro artigos: Jogos de linguagem e ensino de matemática: uma análise de sua utilização na Educação Infantil de Luciane Santorum Fredrich e Isabel Cristina Machado de Lara; Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências de Thiago Beirigo Lopes e Pedro Franco de Sá; Modelagem matemática e letramento científico no ensino de física de Ednilson Sergio Ramalho de Souza e Adilson Oliveira do Espírito Santo e A matemática nos cursos de ciências no sul do Mato Grosso UNO de Kátia Guerchi Gonzales, Carla Regina Mariano da Silva e Antonio Vicente Marafioti Garnica.

A última seção desta edição, Outros Temas em Educação, exibe seis artigos que, ainda que versem sobre diferentes temas, se assemelham na valorosa contribuição ao debate e à reflexão com o incremento de temáticas que transpassam o cotidiano educativo. Valentina Carranza Weihmüller, Andréa Costa da Silva e Vera Helena Ferraz de Siqueira analisam a construção de autoria e processos de subjetivação por um coletivo de hip hop em Percursos de autoria e subjetivação: entre rodas, rimas e clipes; Paulo Boa Sorte e Nayara Stefanie Mandarino Silva investigam a relação da teoria com a prática na formação de professores em Teoria e prática: entre dicotomias e relações na formação de professores de inglês; Fabiane Maia Garcia e Gerusa Moraes de Souza apresentam a legislação que ampara a oferta educativa aos privados de liberdade em Educação aos privados de liberdade no Amazonas: correntezas de um direito; Pedro Paulo Souza Rios, Alfrancio Ferreira Dias e José Paulo Gomes Brazão refletem acerca da construção de masculinidades/homossexualidades nas trajetórias de professores gays, em “Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser”: a construção do corpo gay na escola; Vannessa Ribeiro da Silva e Pérsida da Silva Ribeiro Miki historicizam o processo da criação da Escola Técnica de Manaus (ETM) à Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) - (1942-1965): uma perspectiva histórica; Miguel Rodrigo González Ibarra encerra com maestria a edição esmiuçando as várias interpretações teóricas e metodológicas sobre cidadania em Governança intercultural e cidadania política em Pátzcubaro, Michoacán, México.

A incursão atenta e cuidadosa pelos artigos desta edição certamente fortalecerão o ânimo na luta em defesa da educação pública, laica e gratuita. Boa leitura!

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