SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Estruturas e modelos de ensino excludentes no Brasil: revisitando a história da formação e identidade profissional da Enfermagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

R. Educ. Públ. vol.27 no.66 Cuiabá set.-dic 2018  Epub 07-Mayo-2019

https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.7184 

Informes da pós-graduação e da pesquisa

Seminário Temático Internacional do PPGE/IE “Multiculturalismo, Gestão e Formação On Line”

International Thematic Seminar of the PPGE/IE “Multiculturalism, management and formation On Line”

Rute Cristina Domingos da PALMA1 

Katia Morosov ALONSO2 

1Doutora em Educação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá. End. profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900. Tel.: (65) 3615-8452. E-mail: <rutecristina@gmail.com>.

2Doutora em Educação. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. End. profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900. Tel.: (65) 3615-8431. E-mail:<katia.ufmt@gmail.com>.


O Seminário Temático Internacional denominadoMulticulturalismo, Gestão e Formação On Line foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LêTECE - Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação (PPGE/IE), pelo Programa Nacional de Administração Pública da UFMT e NEAD - Núcleo de Educação Aberta e a Distância.

O seminário ocorreu como desdobramento de termos de cooperação firmados entre a UFMT, Universidade Tokai e Universidade Aberta do Japão com vistas ao desenvolvimento de parcerias em pesquisas e formação on line. A primeira ação da parceria teve por objeto um curso de aperfeiçoamento denominado Gestão Pública e Educação em uma Perspectiva de Formação Multicultural do Programa Nacional de Administração Pública. Este curso foi trabalhado em conjunto com a UFMT e Universidade Tokai, envolvendo professores de ambas as universidades, além de professores da Universidade de Nagoya e da Universidade Aberta do Japão. O curso foi desenvolvido em três idiomas: português, inglês e japonês, com 60 vagas e ofertado a estudantes brasileiros e japoneses. O principal objetivo do curso foi o de trabalhar elementos e aspectos da multiculturalidade ao mesmo tempo em que se debatia e discutia pesquisas neste campo e possibilidades de trabalho conjunto entre as instituições.

O Seminário Temático Internacional ocorreu nos dias 2 e 3 de maio de 2018, e congregou professores brasileiros e japoneses, bem como alunos da graduação e pós-graduação com o objetivo de apresentar o projeto do curso citado acima, promovendo intercâmbio entre docentes e alunos. Além disso, teve por base a constituição de projetos de pesquisas voltados para a multiculturalidade, reconhecendo os laços entre Brasil e Japão, ao mesmo tempo, a significativa comunidade de imigrantes brasileiros naquele país.

O Seminário teve por atividades palestras e apresentações com a participação dos seguintes professores: Delarim Martins Gomes, Lucia Shiguemi I. Kawahara, Glauce Souza V. Torres, Márcia dos Santos e Michelle Sato, representantes do PPGE/IE; e Edson Aro, Lucia Regina Auzoni, Paulo Augusto Ramalho, Renato Neder, Rosa Albuquerque e Vergílio Sogabe representantes da Faculdade de Administração/UFMT. Os professores Daisuke Onuki, Kumiko Hosshi, Masao Monjomi, Naotoshi Kinoshita, Ryuta Wada representaram a Universidade Tokai, os professores Toshihiro Hayashi e Kumico Nara ambos da Universidade Aberta do Japão e os professores Seiko Oyama e Akiko Minei da Universidade de Nagoya.

A coordenação do seminário foi assumida pelos professores: Alexandre dos Anjos, Katia Morosov Alonso e Terezinha Fernandes pelo PPGE/IE/UFMT e o professor Olivan Rabelo pela FA/UFMT. Importante destacar que tanto os mestrandos e doutorandos do PPGE/IE quanto alunos de graduação da Faculdade de Administração trabalharam em conjunto na organização do evento.

Espera-se a partir dessa experiência ampliar as possibilidades de intercâmbio de estudos e o desenvolvimento de pesquisas com as instituições japonesas participantes do Seminário.

Referência

Alexandre dos Anjos; Katia Morosov Alonso; Terezinha Fernandes; Olivan Rabelo. O Seminário Temático: Internacional Multiculturalismo, Gestão e Formação On Line, 2018, Programa Nacional de Administração Pública da UFMT... Cuibá, MT, 2018. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons