SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67Education and Democracy: the learning of Finland in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

R. Educ. Públ. vol.28 no.67 Cuiabá Jan.-Apr 2019  Epub May 15, 2019

https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.7784 

Informes da Pós-Graduação e da Pesquisa

Seminário Educação 2018: 30 Anos do Programa de Pós-graduação em Educação - Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica

Seminar on Education 2018: 30 Years of the Post-graduate Program in Education - Dialogue between Public Policies, Teacher Training and Basic Education

Filomena Maria de Arruda MONTEIRO1 

1Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE-UFMT, coordenadora geral do Seminário Educação 2018 (SEMIEDU). E-mail: <filarruda@hotmail.com>.


Durante o Seminário Educação 2018 (SEMIEDU), realizado entre os dias 4 a 7 de novembro de 2018, na Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, em que se comemorou os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, o diálogo entre Políticas Públicas, Formação de professores e Educação Básica esteve em foco nos diferentes momentos do evento. Criado em 1987, o Programa de Pós-Graduação em Educação/Instituto de Educação-PPGE, passa a ser o primeiro programa stricto sensu do estado, iniciando suas atividades de pós-graduação em 1988. Nesta edição, o evento contou com a coorganização da linha “Organização Escolar Formação e Práticas Pedagógicas” mais especificamente, o grupo de Estudos Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc) que tem se caracterizado no desenvolvimento de estudos no âmbito da educação formal, realizando uma interlocução sistemática com várias áreas do saber, entre elas a Didática, o Currículo, a Formação de Professores, as Políticas Públicas e a Profissão Docente, referenciados na ciência política, na sociologia, na antropologia, na psicologia social e educacional, na filosofia e na história.

O evento se revestiu de relevância devido ao elevado número de participantes, ao grande número de trabalhos submetidos e ao excelente nível das palestras e conferências realizadas. Foram inscritos no evento 786 profissionais da educação básica, 372 alunos da graduação, 132 pesquisadores e 279 pós-graduandos, que puderam apresentar seus trabalhos e compartilhar suas experiências com elevados ganhos sociais. Estiveram presentes também participantes e conferencistas de diversos países, como Espanha, México, Colômbia, Argentina, Venezuela, Chile, e Guiné-Bissal, demonstrando sintonia com o processo de internacionalização em curso na UFMT e no PPGE. Foram realizadas ainda reuniões e tratado de projetos em pareceria, em âmbito nacional e internacional.

A conferência de abertura intitulada “Os professores e os desafios das diversidades e das migrações: formação, currículo e políticas educativas” foi proferida por José Gonzales Monteagudo (Universidad de Sevilla).

A temática de Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica, foi contemplada também, em duas mesas com discussões específicas sobre a pós-graduação “Perspectivas e desafios da Pós-graduação em Educação no Brasil” e “Pesquisa na Pós-graduação em Educação”. Nessas mesas contamos com a participação de Andréa Barbosa Gouveia - UFPR; Maria de Fátima Cardoso Gomes - UFMG; João Ferreira de Oliveira - UFG; Maritza Maciel Castrillon Maldonado - UNEMAT; e Wander Miguel de Barros - IFMT. Tais debates colaboram na constituição de um momento de intensa reflexão para todos os envolvidos na pós-graduação em Educação no PPGE, e, também, ampliou possibilidades para perspectivar seu avanço, baseado no diálogo com a educação pública, com os movimentos sociais, e a configuração de novas redes nacionais e internacionais de pesquisa.

Referência

MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda . Seminário Educação 2018: 30 Anos do Programa de Pós-graduação em Educação - Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica, 2018, Universidade Federal de Mato Grosso... Cuibá, MT, 2018. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons