SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Comunicação, Estado e o poder na sociedade em redeRelação de pareceristas ad hoc em 2019 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

R. Educ. Públ. vol.28 no.69 Cuiabá set./dez 2019  Epub 15-Jun-2020

https://doi.org/10.29286/rep.v28i69.9124 

Informes da pós-graduação e da pesquisa

Cuiabá 300 anos: Debates sobre Ensino, Pesquisas e Inovações

Cuiabá 300 years: Debates on Education, Research and Innovation

Elizabeth Figueiredo de SÁ1 

1Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação


O Seminário de Educação- SEMIEDU é uma das frentes de atuação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Tem como objetivo contribuir com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, acadêmicos, profissionais da área de ensino e da educação básica, por meio de troca de experiências e de socialização de conhecimento resultantes de desenvolvimento de pesquisas, experiências educacionais no âmbito nacional e internacional. Com a realização desse evento, a comissão organizadora pretendeu criar condições para potencializar reflexões e análises que possam contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação nacional.

Historicamente o SEMIEDU é organizado por grupos de pesquisa do PPGE. Em sua edição do ano de 2019, a organização do evento esteve sob a responsabilidade do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória- GEM, e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a corporeidade e a Ludicidade - GEPCOL, assumindo a atribuição e o compromisso de, através das atividades específicas - conferências, painéis e mesas redondas, oportunizar o debate e a socialização dos conhecimentos produzidos por todos participantes.

Sob a temática “Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovação”, a proposta é ampliar os debates sobre as práticas e pesquisas inovadoras nas Ciências Humanas, e, ao mesmo tempo, fazer alusão aos 300 anos de Cuiabá, cidade que tradicionalmente abriga o evento. Para tal o evento contou com a participação de pesquisadores internacionais e nacionais de renome nas Ciências Humanas. São eles: Leôncio Vega Gil, da Universidad de Salamanca-ES, António Gomes Ferreira, da Universidade de Coimbra -PT e Margarida Louro Felgueiras, da Universidade do Porto-PT; Paulo Speller - UFMT, Romoaldo Luis Portela- USP/ANPAE, Adriano Silva - UNEMAT/FAPEMAT, Daniela Freire - UFMT, Marijane Silveira da Silva - UNIR, José Claudio Sooma- UFRJ, Luiz Otávio Lima Camargo - USP, Cleomar Gomes Ferreira - UFMT, Giuliano Gomes de A. Pimentel - UEM, Mauro Burket Del Pino - UFPel, Cleriston Petry- UFMT, Rony Claudio de Oliveira Freitas - Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Clarice Monteiro Scortt - ProfEPT no IFRS, Nádia Cuiabano Kunze- IFMT, Mabel Strobel Moreira - SME - Cuiabá, Diana Gonçalves Vidal - USP/IEB.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons