SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Auxiliar De Docente No Contexto Do Ensino Tecnológico: Finalidades E AtribuiçõesContexto & Educação - C&E: Trinta E Sete Volumes De História Sobre Educação Nas Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. vol.11 no.20 Santa Maria  2022  Epub 24-Nov-2023

https://doi.org/10.5902/2318133869221 

Artigos

Histórico Do Fórum De Editores De Periódicos De Educação Da Egião Sul (2008-2021)

Background Of The Forum Of Editors Of Education Journals Of The Southern Region (2008-2021)

Jefferson Mainardes¹  , professor
http://orcid.org/0000-0003-0401-8112

Luís Armando Gandin²  , professor
http://orcid.org/0000-0002-8219-2004

Bianca Salazar Guizzo³  , professora
http://orcid.org/0000-0003-1080-2210

Carlo Schmidt4  , professor
http://orcid.org/0000-0002-5927-4554

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira5 
http://orcid.org/0000-0003-3759-0377

¹Jefferson Mainardes é professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. jefferson.m@uol.com.br.

²Luís Armando Gandin é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. luis.gandin@ufrgs.br.

³Bianca Salazar Guizzo é professora da Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, Brasil. bianca.guizzo@gmail.com.

4Carlo Schmidt é professor na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. carlopsico4@gmail.com.

5Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira é professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. alboni.vieira@pucpr.br.


Resumo

O artigo apresenta o histórico da criação e da estruturação do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação da Região Sul - Fepae Sul -, bem como seus principais desafios na atualidade. Para a elaboração do histórico, foram consultados registros diversos, memórias pessoais, e-mails, atas, relatórios e outros documentos. No período de 2008 a 2021, o Fepae constituiu-se como um coletivo altamente significativo para a qualificação dos periódicos da área de Educação da Região Sul.

Palavras-chave: Fepae Sul; periódicos; editoração científica

Abstract

The article presents the background of the creation and structuring of the Forum of Editors of Journals on the Education Area of the Southern Region of Brazil - Fepae Sul - as well as its main challenges today. For the elaboration of the background, various records, personal memories, e-mails, minutes, reports and other documents were consulted. In the period from 2008 to 2021, the Fepae was a highly significant collective for the qualification of the journals of the Education area of the Southern Region.

Key-words: Fepae Sul; journals; scientific publishing

Introdução

O objetivo deste artigo é apresentarmos o histórico da criação e da estruturação do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação da Região Sul - Fepae Sul -, bem como seus principais desafios na atualidade1. A ideia de elaborarmos esse histórico surgiu na reunião do Fepae Sul, realizada durante o II Congresso de Editores de Periódicos da Área de Educação - Coneped -, que ocorreu no dia 20 de agosto de 2021, online. Para a elaboração do histórico, recorremos a e-mails, cartas-convite, memórias, atas, sites de eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul - e contamos com a colaboração de diversos pesquisadores2.

O Fepae Sul foi criado oficialmente em 20 de abril de 2012, na reunião do Fepae, realizada nos dias 19 e 20 de abril de 2012, em Recife. A referida reunião foi organizada pela Anped, com o objetivo de discutir a estruturação do Fepae Nacional. Nessa reunião, foi realizada a escolha da coordenação provisória do Fepae Nacional e da coordenação de quatro fóruns regionais Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste3. Neste artigo, indicamos que, na Região Sul, a organização dos editores remonta a iniciativas do ano de 2008.

A criação do Fepae Nacional, no âmbito da Anped, está relacionada ao interesse dessa própria Associação em acompanhar a evolução dos periódicos da área de Educação e as políticas de avaliação de periódicos pela Capes4. Em diferentes momentos, a Anped realizou a avaliação qualitativa de periódicos para subsidiar o Qualis Periódicos da Capes. Em diversas reuniões da Associação com editores, foram apresentados dados de avaliação feita pela Anped ou para viabilizar o diálogo dos editores com os coordenadores da área de Educação na Capes.

Na reunião do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação - Forpred -, realizada nos dias 1 e 2 de outubro de 2011, na 34ª Reunião Anual da Anped - Natal/RN -, a professora Dalila Andrade Oliveira, presidente da Anped, anunciou, na abertura da reunião, que a Anped estava programando, para o ano de 2012, a realização de um seminário com editores de periódicos da área (Forpred, 2011). Na mesma reunião anual, no dia 5 de outubro de 2011, foi realizada uma reunião com editores da área da Educação, coordenada pela professora Sandra Zákia, que, na época, era editora da Revista Brasileira de Educação. Segundo o relatório de atividades da Anped, de outubro de 2012 a setembro de 2013, o Fepae “foi criado em outubro de 2011, em Natal/RN, por ocasião da 35ª Reunião anual da Anped, no encontro de editores de periódicos da área de educação” (Anped, 2013, p. 47). Em abril de 2012, em Recife, foi realizada a primeira reunião de editores para a estruturação do Fepae Nacional e dos fóruns regionais (Anped, 2012). De acordo com Fávero (2012), essa reunião

contou com a participação de mais de 100 editores. [...]. Em termos gerais, o evento teve forte caráter organizativo, tendo sido escolhida uma coordenação provisória, com mandato até a 35ª Reunião Anual da Anped [na qual estavam previstos]: o segundo encontro dos editores; a necessidade de mapeamento rigoroso dos periódicos existentes; a criação de uma base de dados dos periódicos da área, por região. Evidentemente, a motivação maior para a criação do Fepae foi a avaliação periódica da Capes e a elaboração dos Qualis anuais, que consta terem provocado intensos debates durante a reunião. (p. 35)

Apesar de a fundação oficial do Fepae Nacional ter ocorrido em 2011 e sua oficialização em 2012, os movimentos que resultaram nessa gênese foram construídos anteriormente, a partir de alguns marcos igualmente importantes.

Antecedentes da criação do Fórum de Editores de Periódicos da Região Sul (2008-2011)

A partir de registros e de documentos, constatamos que a história de organização e de mobilização dos editores de periódicos de educação remonta ao ano de 2008. A primeira reunião de editores da Região Sul que se tem notícia foi realizada por ocasião do VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, na Universidade do Vale do Itajaí - Univali - em 20085. O evento foi organizado pelas professoras Valéria Silva Ferreira, coordenadora local do VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, e Eneida Oto Shiroma, coordenadora do Forpred Sul. Segundo a professora Valéria, a ideia de reunir os editores surgiu na reunião do Forpred Sul. Na época, os coordenadores de programas de pós-graduação em educação - PPGEs - estavam preocupados com as mudanças na avaliação dos PPGs pela Capes, pois os trabalhos apresentados em eventos deixariam de ser computados na produção intelectual, criando como demanda uma melhor qualificação dos periódicos. A professora Valéria lembrou ainda que, na época, alguns coordenadores de PPGEs acumulavam também a função de editores. O professor Rogério Christofoletti, que era, então, editor da Revista Contrapontos, Univali, foi encarregado de coordenar a reunião. A primeira reunião contou com poucos editores, na qual se discutiu a necessidade de melhorar a qualificação das revistas da Região Sul e criar canais de discussão sobre os critérios de avaliação do Qualis Periódicos. Além disso, indicou-se a importância de atrair editores de revistas mais qualificadas para contribuir com as discussões. Decidiu-se, também, que a próxima reunião dos editores seria realizada no evento seguinte da Anped Sul (2010). O professor Jefferson Mainardes, Revista Práxis Educativa, assumiu a tarefa de elaborar uma lista dos periódicos de educação da Região Sul e de criar uma lista de e-mails dos editores.

A segunda reunião de editores da Região Sul foi realizada na Universidade Estadual de Londrina, durante o VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. O evento foi organizado por Sueli Rufini Guimarães, coordenadora local do VIII Seminário, e por José Pedro Boufleur, coordenador do Forpred Sul. A carta-convite para o encontro de editores de periódicos em educação foi enviada para os coordenadores de PPGEs pela coordenação do Forpred Sul, professor José Pedro Boufleur, com o pedido de que fosse divulgada para os editores de periódicos. A reunião foi realizada no dia 18 de julho de 2010, no Hotel Bristol, Londrina, e contou com a participação de Clarilza Prado de Sousa e Elizabeth Macedo, coordenadoras da área de Educação na Capes. A reunião contou com representantes de 20 revistas.

A partir de 2010, o Forpred Sul passou a ser coordenado pelo professor Jefferson Mainardes, UEPG, eleito no evento realizado em Londrina. Na reunião do Forpred Sul, foi formada uma comissão encarregada de promover discussões sobre periódicos, com representantes de cada estado. A comissão era formada por Edla Eggert - Unisinos/RS -, Viviane Gonçalves de Campos e Romilda Teodora Ens - PUCPR - e Marilda Pasqual Schneider - Unoesc. Em outubro de 2010, o então coordenador do Forpred Sul, Jefferson Mainardes, informou que uma nova lista de e-mails fora criada no Google Groups, visto que a lista anterior - Yahoo - fora descontinuada. Além disso, o coordenador repassou as seguintes informações: a) a composição da comissão de periódicos; b) a lista atualizada de periódicos da Região Sul; c) a realização do Fórum de Editores no mês de março de 2011, em Itajaí; d) a bibliotecária da PUCPR, Viviane Gonçalves de Campos, havia criado um questionário para ser respondido pelos editores. A lista com 31 periódicos da área de Educação da Região Sul foi elaborada por Jefferson Mainardes e Silvana Stremel, então mestranda do PPGE da UEPG. Na época, foi informado que periódicos interdisciplinares, que somente ocasionalmente publicavam artigos na área de Educação, não haviam sido incluídos na lista. A lista foi inserida no site da Revista Práxis Educativa e divulgada na lista de e-mails dos editores.

Quadro 1 Lista de periódicos da área de Educação da Região Sul - 2010. 

1 - Ambiente & Educação
2 - Araucárias
3 - Atos de Pesquisa em Educação
4 - Cadernos de Educação
5 - Conjectura
6 - Contexto & Educação
7 - Contrapontos
8 - Diálogo Educacional
9 - Educação - UFSM
10 - Educação & Realidade
11 - Educar em Revista
12 - Educere et Educare
13 - Espaço Pedagógico
14 - Jornal de Políticas Educacionais
14 - La Salle - Revista de Educação
15 - Ciência e Cultura
16 - Olhar de Professor
17 - Perspectiva
18 - Poiésis
19 - Ponto de Vista
20 - Práxis Educativa
21 - Publicatio - Ciências Humanas e Sociais
22 - Reflexão e Ação
23 - Remea - Revista do Mestrado em Educação Ambiental
24 - Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática
25 - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação6
26 - Revista Educação Unisinos
27 - Revista Educação Especial
28 - Revista Educação PUCRS
29 - Revista Linhas
30 - Roteiro
31 - Teoria e Prática da Educação

Fonte: elaborado por Jefferson Mainardes e Silvana Stremel, outubro de 2010.

O evento programado para ser realizado em março de 2011, em Itajaí, sofreu uma alteração de local. Com o objetivo de combinar a reunião de Forpred Sul, nos dias 25 e 26 de março de 2011 (UFPR), para planejar o IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, que seria realizado em Caxias do Sul, em julho de 2012, decidiu-se realizar o Fórum de editores no dia 24 de março de 2011, na PUCPR. O evento foi organizado pela comissão de periódicos do Forpred Sul - Viviane Gonçalves de Campos, Romilda T. Ens, Edla Eggert e Marilda Pasqual Schneider -, com o apoio da coordenação do Forpred Sul. O evento contou com o apoio do PPGE da Universidade Estadual de Maringá - UEM -, que viabilizou a participação do palestrante, Edilson Damásio, bibliotecário da UEM. A equipe organizadora denominou o evento como II Feped - Fórum de Editores de Periódicos de Educação - Região Sul7. A decisão de designar o evento como II Fórum levou em consideração que a reunião realizada em Londrina havia sido a primeira edição, apesar de aquela ter sido convocada como “reunião de editores”. Edilson Damásio, bibliotecário da UEM, discorreu sobre o Digital Object Identifier - DOI - e sua importância na qualificação dos periódicos. Jefferson Mainardes e Edla Eggert participaram de uma mesa sobre o Qualis Periódicos. O professor Luís Armando Gandin foi convidado para apresentar a gestão editorial da Revista Educação & Realidade, UFRGS, e houve um espaço para relatos de gestão editorial, cujos editores se inscreveram previamente.

A estruturação do Fepae Sul a partir de 2012

A partir de abril de 2012, com a criação do Fepae Nacional e fóruns regionais, teve início a estruturação do Fepae Sul, organizada pela coordenação regional escolhida na reunião realizada em Recife (2012). Na reunião de estruturação do Fepae Nacional, a Anped decidiu adotar a mesma estrutura do Forpred, a qual possui uma coordenação nacional e quatro coordenações regionais: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste8.

A primeira reunião do Fepae Sul como regional do Fepae Nacional foi realizada no dia 29 de julho de 2012, durante o IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, na Universidade de Caxias do Sul, e foi designada como III Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação da Região Sul. O evento foi realizado no auditório do Personal Royal Hotel e teve por tema A qualificação dos periódicos da área de educação: possibilidades e desafios. O evento foi coordenado pelo professor Luís Armando Gandin, Ufrgs, e contou com a presença dos professores convidados: Elizabeth Macedo, Uerj, Dalila Andrade Oliveira, UFMG, e Gustavo Fischman, University of Arizona. O evento contou com 31 participantes das seguintes instituições: Unijuí, Udesc, Unochapecó, Furg, UCS, Unoesc, UTP, Uninter, Unisc, PUCPR, UFSM, Unespar, Fecilcam, UEPG, Unioeste, Unesc, Unisul, UEM, Univali, UPF, Ufrgs e UFPR. O evento contou com representantes de 27 periódicos9 e iniciou com a participação da professora Elizabeth Macedo, Uerj, a qual discorreu sobre o processo de avaliação dos periódicos pela Capes. Ela informou que a avaliação dos periódicos da área de Educação, que estava sendo realizada pela Anped, seria incorporada pela avaliação da Capes. A palestrante sugeriu que, em vez da criação de novos periódicos, seria mais adequada a associação de instituições para fortalecer e ampliar periódicos existentes, com o objetivo de melhorar as revistas da área de Educação. A professora Elizabeth indicou que seria fundamental aumentar o número de artigos em cada número das revistas, principalmente daquelas mais consolidadas, o que contribuiria para qualificar a produção da área. Para ela, os periódicos eletrônicos parecem ser mais adequados, pois, com o aumento do número de artigos, as revistas impressas acabam sendo inviáveis do ponto de vista financeiro. Durante a discussão com os participantes, foi questionado sobre a exigência de que os autores comprovassem que foram avaliados por comitê de ética. Mencionou-se que, dos indexadores que têm feito tal exigência, é o Scopus. Segundo Gustavo Fischman, o Scopus exige que a revista tenha uma declaração de como concebe as questões éticas e que tenha um campo em que o autor declare que a pesquisa atendeu aos critérios éticos. A professora Elizabeth argumentou também sobre a importância de estimular os autores a ampliarem a interlocução com a produção da área.

A segunda palestrante foi a professora Dalila Andrade Oliveira, UFMG, então presidente da Anped, que destacou a importância da criação do Fepae Nacional, no mês de abril de 2012, evidenciando a contribuição da experiência da Região Sul na organização do Fepae Nacional e estimulou os editores para participarem da reunião do Fepae Nacional, na 35ª Reunião Anual da Anped, em Porto de Galinhas. Ela destacou que se trata de um espaço para pensar e propor políticas para os periódicos. A professora Dalila informou que, em março de 2012, a Anped criou uma Comissão, coordenada pela professora Aparecida Paiva, UFMG, para avaliar os periódicos da área, os quais foram enviados para a UFMG. Informou que tem sido uma tradição da área a realização de uma avaliação qualitativa dos periódicos para subsidiar o Qualis Periódicos da Capes e que, nas reuniões anuais da Anped, sempre se abre um espaço para reunir os editores de periódicos. Comentou, também, que, a partir da 35ª Reunião Anual, caberia ao Fepae o planejamento das reuniões de editores.

O terceiro palestrante foi o professor Gustavo Fischman, que tratou da situação dos periódicos no Brasil e em outros países, em termos estatísticos. Ele apresentou o impacto dos periódicos norte-americanos, revelando que 80% das citações dos artigos advêm das publicações de 20% de autores, apenas. O professor Gustavo expôs que, nos Estados Unidos, os periódicos com maior impacto são aqueles de revisão de literatura. Por isso, atentou para que se criem periódicos dessa natureza no Brasil, pois, além de importante para a consolidação da área, abre portas para os pesquisadores, principalmente iniciantes. O professor Gustavo sugeriu que os periódicos se cadastrem no Google Analytics. Essa ferramenta contribui para identificar o tempo que o usuário permanece no site da revista e de que forma a acessa: diretamente pelo link da revista, por meio de indexadores ou por outras formas. O professor Gustavo, concordando com a proposição da professora Elizabeth Macedo, destacou a necessidade de consolidação dos periódicos da área de Educação, ressaltando a importância de as revistas terem menor periodicidade e publicar um número maior de artigos. Em sua visão, a revista impressa poderia ser eliminada e a preocupação deveria ser em repensar os periódicos eletrônicos de maneira que sua publicação não seja meramente uma reprodução do modelo de periódico impresso. No final da reunião, os coordenadores do Fepae Sul, Jefferson Mainardes e Luís Armando Gandin, informaram que o mandato da coordenação provisória do Fepae Sul finalizaria em outubro de 2012, sendo a eleição prevista para a reunião do Fepae Sul durante a 35ª Reunião Anual da Anped, em Porto de Galinhas, Pernambuco/PE.

O IV Fepae Sul foi realizado na Udesc, no dia 28 de outubro de 2014, no Hotel Mércure - Itacorubi, durante a realização do X Anped Sul10. A reunião foi organizada por Vera Lucia Gaspar da Silva, Revista Linhas - Udesc, Jefferson Mainardes, Práxis Educativa - UEPG, e Luís Armando Gandin, Educação & Realidade - Ufrgs. A programação incluiu uma palestra e debates sobre Os futuros possíveis das revistas de pesquisa em educação na América Latina, de Gustavo Enrique Fischman, tendo como debatedor o professor Luís Armando Gandin. Além disso, a programação incluiu: a) breve relato das discussões sobre ética em pesquisa com seres humanos e estratégias a serem utilizadas pelos periódicos; b) eleição da coordenação do Fórum. Foram eleitas as editoras Joana Paulin Romanowski - Diálogo Educacional e Intersaberes - e Marilda Pasqual Schneider - Roteiro.

O V Fepae Sul foi realizado no dia 12 de junho de 2015, em Curitiba, na UFPR, tendo sido organizado pelas coordenadoras do Fepae Sul, Joana Paulin Romanowski e Marilda Pasqual Schneider. A abertura contou com a participação de Andréa Barbosa Gouveia, UFPR, vice-presidente da Anped Sul. A primeira palestra foi A ética em pesquisa: implicações com a publicação de artigos”, pelo professor Jefferson Mainardes, da UEPG e representante da Anped no Grupo de Trabalho de Ciências Humanas e Sociais da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - Conep. As professoras Joana Paulin Romanowski e Marilda Pasqual Schneider apresentaram os Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos no Educ@. A terceira palestra foi Aprimoramento dos periódicos científicos da área da educação: ações e estratégias, pelo professor Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUCPR. O evento foi encerrado com um painel sobre Desafios na qualificação dos periódicos em educação: experiências de editores.

O VI Fepae Sul foi realizado no dia 24 de julho de 2016, no Hotel Alta Reggia, em Curitiba, durante a realização do XI Anped Sul. O evento contou com a presença de 38 editores de periódicos da Região Sul, representantes da Anped Nacional: presidente - Andréa Barbosa Gouveia; vice-presidente da Região Sul - Geovana Mendonça Lunardi Mendes), coordenadoras da XI Anped Sul - Mônica Ribeiro da Silva e Marília Torales Campos; e o coordenador da área da Educação na Capes, professor Romualdo Portela de Oliveira. Na abertura, a presidente da Anped, professora Andrea Barbosa Gouvea, UFPR, destacou a importância do evento para a área da Educação e repassou algumas informações acerca de ações da Anped para o Fepae. As professoras Mônica e Marília destacaram a disponibilização de um espaço físico na Anped Sul para exposição e comercialização dos periódicos da Região Sul.

Nessa edição, foram realizados dois painéis. O primeiro painel, Qualificação dos periódicos em educação: dilemas e estratégias, contou com a participação do professor Cláudio de Sá Machado Junior, UFPR - Educar em Revista, e Terezinha de Oliveira, UEM - Acta Scientiarum Education. O segundo painel, Ética na pesquisa em Ciências Humanas: questões polêmicas, teve a participação do professor Jefferson Mainardes, UEPG, e Mónica de la Fare, PUCRS. Durante o Fórum, foi criado um GT encarregado de fazer um estudo detalhado dos periódicos da Região, tendo em vista a apresentação de um quadro geral, e de propor alternativas para o fortalecimento dos periódicos de Qualis inferior a B2. Foram indicados, para o referido GT, os seguintes editores: Angelo Ricardo de Souza (UFPR) - coordenador, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, PUCPR, Bianca Salazar Guizzo, Ulbra, Liane Debus, UFSC, Maurício Roberto da Silva (Unochapecó), Rita de Cassia Gonçalves, UTP/PR, Vera Lúcia Gaspar da Silva, Udesc, e Vilmar Alves Pereira, Furg. O professor Romualdo Portela de Oliveira, coordenador da área de Educação na Capes, discorreu sobre os procedimentos da avaliação de periódicos no ano de 2016. Ele sinalizou que alguns aspectos que serão valorizados em futuras avaliações são: a) valorização dos periódicos que atribuem DOI aos artigos; b) periódicos que publicam artigos ahead of print e em inglês; c) fator de impacto - Harzing e outros. Foi realizada a eleição da nova coordenação. Decidiu-se formar uma equipe gestora com um editor de cada Estado. A equipe foi formada por Angelo Ricardo de Souza, editor do Jornal de Políticas Educacionais - UFPR, Maurício Roberto da Silva, editor da Revista Pedagógica - Unochapecó, e Bianca Salazar Guizzo, editora da Revista Textura - Ulbra/RS.

O Fepae Sul a partir de 2018

No período de 2011 a 2016, as reuniões do Fepae Sul seguiram uma numeração, de II a VI. A partir da XII Anped Sul, realizada em Porto Alegre, Ufrgs, em 2018, foram mantidas as reuniões do Fepae Sul sem, no entanto, utilizar a sequência da numeração iniciada em 2011.

A reunião do Fepae Sul, durante a XII Anped Sul, foi realizada no dia 23 de julho de 2018, em um auditório da Ufrgs. Foram promovidas duas mesas, sendo a primeira intitulada Os critérios para o Qualis em nossa área, cujo palestrante foi o professor Ângelo Ricardo de Souza, UFPR. A segunda mesa, intitulada Inovações e estratégias na editoração de periódicos: ahead of print e publicações contínuas, teve como participantes os editores Jefferson Mainardes, UEPG, e Luís Armando Gandin, Ufrgs. Além disso, houve a eleição da nova coordenação do Fepae Sul, tendo sido eleita uma equipe de coordenação, formada por Bianca Salazar Guizzo, Revista Textura - Ulbra, Carlo Schmidt, Revista Educação Especial - UFSM, e Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Diálogo Educacional - PUCPR.

Em 13 de junho de 2019, paralelamente ao I Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação - Coneped -, ocorrido no Auditório Tito Sena da Universidade do Estado de Santa Catarina, aconteceu - como parte da programação do Congresso - outra reunião do Fepae Sul. A pauta da reunião era a seguinte: 1) discussão sobre a construção do Regimento do Fepae; 2) discussão sobre possibilidades de criação de Selo Fepae para revistas; 3) assuntos gerais. Num primeiro momento, editores e coordenadores presentes apresentaram-se e, posteriormente, Bianca Salazar Guizzo, uma das coordenadoras, relatou as ações empreendidas até ali pelo Fepae Sul. Dentre estas, foi reportado o envio de documento à Coordenação de Área da Capes, no qual eram reivindicadas algumas medidas mais transparentes e democráticas no processo de avaliação dos periódicos. Comentou-se, na reunião, que algumas medidas citadas no referido documento, de certo modo, tinham sido acatadas, uma vez que foram observadas mudanças no processo avaliativo que vinha sendo desenvolvido. Dessa reunião, destacou-se a discussão sobre o modo como o Fepae Sul poderia contribuir para a elaboração do Regimento Geral do Fepae. Comentou-se que o Fepae Norte/Nordeste já havia encaminhado uma minuta ao Fepae Nacional, porém nem membros, nem coordenadores do Fepae Sul tiveram acesso a ela. Discutiu-se a importância de elaborar um documento único do Fepae Nacional. Entre os presentes, sugeriu-se que a coordenação do Fepae Sul entrasse em contato com a coordenação do Fepae Nacional, a fim de viabilizar o acesso à minuta proposta pelo Fepae Norte/Nordeste, na intenção de contribuir e fazer sugestões a partir desse documento já elaborado, o que foi feito. Sugeriu-se, ainda, que fosse apresentada uma primeira versão da minuta do Regimento Geral do Fepae durante a reunião do Fepae Nacional, que ocorreu durante a 39ª Reunião Nacional da Anped, na Universidade Federal Fluminense, em outubro de 2019. Em 20 de outubro de 2019, as coordenadoras do Fepae Sul, Bianca Salazar Guizzo e Alboni Vieira, estiveram presentes na reunião do Fepae Nacional ocorrida durante a 39ª Reunião Nacional da Anped. Conforme a pauta da reunião enviada pelos coordenadores nacionais anteriormente, houve a discussão do Regimento do Fórum. Uma das alterações previstas era a eleição dos coordenadores dos Fepaes regionais durante as reuniões da Anped Nacional. Entretanto, como um maior número de editores comparece nas reuniões regionais, ficou definido que as eleições para coordenadores dos Fepaes Regionais poderiam ocorrer nessas reuniões regionais, ocorridas a cada dois anos.

Assim sendo, Bianca Salazar Guizzo, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira e Carlo Schmidt permaneceram na coordenação até a próxima reunião que ocorreria presencialmente em setembro de 2020 na Universidade Regional de Blumenau, durante a XIII Anped Sul. Ao final da reunião do Fepae Nacional, os Fóruns Regionais, dentre eles o Fepae Sul, tiveram um pequeno tempo para se reunir. Nesse momento, foram levantados alguns assuntos importantes a serem tratados nas próximas reuniões, os quais eram: publicação contínua; funções dos conselhos editoriais; valorização por parte dos órgãos de fomento à pesquisa para uma participação mais efetiva de colegas professores e pesquisadores como pareceristasad hoc e financiamento de revistas.

A reunião do Fepae Sul, durante a XIII Anped Sul, foi realizada no dia 22 de março de 2021, na modalidade online. A XIII Anped Sul foi organizada pela Furb, tendo sido realizada na modalidade online, no período de 22 a 24 de março de 2021, em virtude da pandemia da Covid-19. Foi organizada sob a responsabilidade da professora Rita Buzzi Rausch, coordenadora local da XIII Anped Sul, e da professora Rosania Campos, coordenadora do Forpred Sul. Na abertura, pronunciaram-se os atuais coordenadores do Fepae Sul, Bianca Salazar Guizzo, Carlo Schmidt e Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira. Também houve um rápido pronunciamento da professora Andrea Soares Wuo, representante da organização da XIII Anped Sul, e do professor Paulo Vinícius Silva, representante da Anped. A pauta constou o seguinte: discussão sobre a possível extinção do Qualis; relato de experiência; e encaminhamento do processo eleitoral da gestão do Fepae Sul para a próxima gestão. O primeiro assunto sobre mudança no Qualis Periódicos foi abordado pelo professor Ângelo Ricardo de Souza. Abriu-se um espaço para a participação da presidente da Anped, Geovana Lunardi-Mendes, e da vice-presidente, Maura Corcini Lopes. Pronunciou-se, também, o coordenador do Fepae Nacional, o professor José Luís Bizelli. O segundo tópico da reunião foi o relato de experiência apresentado pelo professor Carlo Schmidt sobre o processo de gestão editorial da Revista de Educação Especial, da UFSM. O terceiro item da pauta referiu-se aos encaminhamentos da eleição, a qual deve seguir o Regulamento do Fepae, aprovado na Assembleia da Anped, realizada em Niterói, em 2019. A Comissão Eleitoral foi formada por Graziela Giacomazzo, Unesc, Gabriela Nogueira, Furg e Bianca Salazar Guizzo, Ulbra. A eleição foi realizada às 14 horas do dia 29 de abril de 2021, por meio da plataforma Google Meet. A chapa 1, composta pelo editores professor Carlo Schmidt, coordenador, e Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, vice-coordenadora, foi eleita para a coordenação do Fepae Sul no período de 2021 a 2023.

Conclusões

O histórico do Fepae Sul evidencia que a sua origem está estreitamente ligada ao Fórum Sul de Coordenadores de PPGEs. As três primeiras reuniões de editores, realizadas na Univali, em 2008, na UEL, em 2010 e na PUCPR, em 2011, foram organizadas e convocadas pela coordenação do Forpred Sul, sendo esta última com a participação de uma coordenadora de PPGE e de editoras que integravam uma comissão formada no âmbito do Forpred Sul. A partir de 2012, o Fórum de Editores tornou-se autônomo e com coordenação própria. O interesse inicial em reunir os editores estava relacionado às preocupações dos coordenadores de PPGEs com relação à necessidade de os docentes publicarem em periódicos qualificados, em virtude da avaliação dos PPGs pela Capes.

Ao avaliar a atuação do Fepae Sul, concluímos que a sua organização tem contribuído para a formação permanente dos editores, bem como para a qualificação crescente dos periódicos da região Sul. As reuniões do Fepae Sul, principalmente a partir do III Fórum de Editores, realizado na PUCPR, em 2011, assumiram uma função formativa, abordando temas que contribuíram para o contínuo aperfeiçoamento das revistas da região. Isso indica que as reuniões do Fórum procuravam extrapolar as discussões sobre a avaliação dos periódicos - Qualis Capes. É importante destacarmos que a formação permanente dos editores e a qualificação das revistas se beneficiaram, também, das reuniões de editores que eram realizadas nas reuniões anuais da Anped, até o ano de 2011, e, posteriormente, nas reuniões do Fepae Nacional.

Um aspecto relevante é que, desde a criação do Fepae Nacional e das iniciativas que o antecederam, tem sido destacado que se trata de uma ação organizativa, cujo objetivo é fortalecer os laços de cooperação e de solidariedade entre os editores. A estrutura organizativa em formato de um fórum permanente, com decisões democráticas, constitui-se em uma experiência produtiva e necessária para a concretização dos projetos do futuro que são construídos no presente, com a participação coletiva.

Os desafios da editoração científica no Brasil e da área de Educação, em particular, são de grande magnitude: a) ausência de editais de financiamento mais inclusivos para a editoração de periódicos; b) necessidade de profissionalização dos periódicos e da valorização do trabalho dos editores, inclusive dentro das instituições universitárias; c) qualificação contínua dos periódicos para atender critérios de indexação em bases nacionais - por exemplo, Scielo -, e internacionais - Redalyc, Scopus, Web of Science, entre outros.

Com relação à atuação do Fepae Sul, destacamos os seguintes desafios:

  1. Participar dos movimentos nacionais e regionais relacionados à ampliação do investimento em ciência, tecnologia, pesquisa e divulgação científica.

  2. Criar estratégias que permitam um apoio aos periódicos menos consolidados, visando à sua própria ampliação e de sua visibilidade, principalmente por meio de indexação em bases mais reconhecidas.

  3. Criar canais de discussão que subsidiem o fortalecimento de periódicos já existentes, por meio de associações e arranjos diversos, em vez da criação de novos periódicos.

  4. Manter o registro das atividades e da preservação de documentos - convocatórias de reuniões, pautas de reuniões, memórias, cartas, documentos, listas de periódicos, listas de presença etc. -, tendo em vista o significado histórico da organização do Fepae e das suas contribuições para o aperfeiçoamento permanente das revistas da Região Sul.

Referências

ANPED. Relato de Jefferson Mainardes. REUNIÃO DO FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, 1, 2012. Anais ... Recife: Anped, 2012. Disponível em: Disponível em: https://www.anped.org.br/news/1a-reuniao-do-forum-de-editores-de-periodicos-da-area-da-educacao-ocorreu-em-recife-em-abril-de . Acesso em: 10 set. 2021. [ Links ]

ANPED. Relatório de atividades: outubro de 2012 a setembro de 2013. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36, 2013. Rio de Janeiro: Anped, 2013. [ Links ]

FÁVERO, Osmar. Disseminação dos resultados das pesquisas em periódicos da área de educação: o papel e o lugar do Em Aberto. Em Aberto, Brasília, v. 25, n. 87, p. 17-36, 2012. [ Links ]

FORPRED. Reunião Forpred na Anped - 1 e 2 de outubro de 2011 - Natal/RN. Disponível em: Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/relato_forpred_anual_anped_out_2011.pdf. Acesso em: 10 set. 2021. [ Links ]

GONDRA, José Gonçalves; NUNES, João Batista Carvalho; MARTINS, Marcos Francisco. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred/Anped): história, configurações, desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-28, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230044. [ Links ]

MAINARDES, Jefferson; STECANELA, Nilda. Histórico do Fórum Sul, Anped Sul e Fórum de Secretárias/os. 2021. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.16871.52646. [ Links ]

1Este artigo sobre o Fórum de Editores de periódicos da área de Educação - Região Sul integra um projeto mais amplo sobre a preservação da memória do Forpred Sul, Anped Sul, reunião científica da Anped - Região Sul, e Fórum de Secretários de PPGE. Um breve histórico sobre Forpred Sul, Anped Sul e Fórum de Secretários/as de PPGE foi elaborado por Mainardes e Stecanela (2021), disponível em: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.16871.52646. O relatório final completo do IX Seminário de Pesquisa em Educação da região Sul está disponível em: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.33753.60009.

2Agradecemos a colaboração dos seguintes colegas: Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Ângelo Ricardo de Souza, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Bianca Salazar Guizzo, Catarina Almeida Santos, Dalila Andrade Oliveira, Eneida Oto Shiroma, Joana Paulin Romanowski, José Pedro Boufleur, Luís Armando Gandin, Marilda Pasqual Schneider, Marta Araujo, Monica Kassar, Nelson Pretto, Rogério Christofoletti, Romilda Teodora Ens, Silvana Stremel, Silvana Stremel, Telmo Marcon e Valéria Silva Ferreira.

3A coordenação provisória do Fepae Nacional ficou a cargo do professor Sérgio Cirino (Educação em Revista - UFMG) e da professora Catarina Almeida Santos (UnB - Linhas Críticas). A coordenação provisória dos fóruns regionais ficou assim constituída: Fepae Sul: Jefferson Mainardes (UEPG - Práxis Educativa) e Luís Armando Gandin (Ufrgs - Educação & Realidade, Currículo sem Fronteiras e Arquivos Analíticos de Políticas Educativas); Fepae Norte e Nordeste: Marta Araujo (UFRN - Educação em questão), Nelson Pretto (UFBA - Revista Entreideias) e Laura Pizzi (Ufal - Debates em Educação); Fepae Centro-Oeste: Monica Kassar (UFMS), Luis F. Dourado (UFG - Retratos da Escola) e Catarina de Almeida Santos (UnB - Linhas Críticas); Fepae Sudeste: Sérgio Cirino (UFMG - Educação em Revista) e Inês Barbosa Oliveira (Uerj - Revista Teias) (Anped, 2012).

4Uma evidência, por exemplo, é a Sessão Conversa realizada na 28ª Reunião Anual da Anped, em Caxambu, em 2005. Título: Encontro de editores de periódicos em educação. Coordenadores: Walter Garcia (Instituto Paulo Freire), Osmar Fávero (UFF), Iria Brzezinsky (UCG) e Marta Araújo (UFRN).

5A respeito do histórico da Anped Sul, do Fórum Sul de Coordenadores de PPGEs da Região Sul e do Fórum de Secretários/as de PPGEs da Região Sul, ver Mainardes (2022).

6Sediada no Portal de periódicos da Ufrgs.

7Com a visão atual, podemos afirmar que a opção em numerar cada encontro como Fórum de Editores não foi a mais adequada. Seria mais adequado designar a iniciativa como Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação e numerar cada encontro, por exemplo: I Encontro do Fórum de Editores de Periódicos da Área da Educação - Região Sul, II Encontro etc.

8A respeito da história do Forpred, ver o artigo de Gondra, Nunes e Martins (2018). A partir de 2014, iniciou-se o desmembramento da Região Norte. A 1ª Reunião Científica Regional Norte da Anped foi realizada em 2016 (UFPA); a 2ª, em 2018 (UFAC); e a 3ª, em 2021 (UFT). O Forpred Norte e o Fepae Nordeste foram estruturados nesse período. O Fepae Norte/Nordeste, até o presente, congrega os editores das duas regiões em um mesmo Fórum.

9A lista de presença foi assinada pelos editores dos seguintes periódicos: Contexto & Educação; Revista Linhas; Revista Pedagógica - Unochapecó; Ambiente e Educação; Conjectura; Roteiro; Cadernos de Pesquisa - Pensamento Educacional, Reflexão e Ação; Diálogo Educacional; Educação (UFSM); Intersaberes; Educação e Linguagem; Revista Nupem; Revista Momento; Práxis Educativa; Educere et Educare; Educação Especial; Criar Educação; Acta Scientiarum Education; Imagens da Educação; Teoria e Prática da Educação; Contrapontos; Espaço Pedagógico; Educação & Realidade; Currículo Sem Fronteiras; Jornal de Políticas Educacionais; e Poiésis.

10A partir da X edição, o evento Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul passou a denominar-se Anped Sul, reunião científica regional, para ajustar-se ao novo Estatuto da Anped, aprovado na Assembleia realizada no dia 23 de outubro de 2012, em Porto de Galinhas, Pernambuco/PE.

Apêndice A

Apêndice A Lista das coordenações do Fepae Sul. 

De abril de 2012 a outubro de 2013 Jefferson Mainardes, Práxis Educativa - UEPG Luís Armando Gandin, Educação & Realidade - Ufrgs
De outubro de 2013 a outubro de 2014 Jefferson Mainardes, Práxis Educativa - UEPG Luís Armando Gandin, Educação & Realidade - Ufrgs
De outubro de 2014 a agosto de 2016 Joana Paulin Romanowski, Diálogo Educacional e Intersaberes - PUCPR e Uninter Marilda Pasqual Schneider, Roteiro - Unoesc
De agosto de 2016 a 2018 Angelo Ricardo de Souza, Jornal de Políticas Educacionais - UFPR Maurício Roberto da Silva, Revista Pedagógica - Unochapecó Bianca Salazar Guizzo, Revista Textura - Ulbra/RS
De 2018 a 2021 Bianca Salazar Guizzo, Revista Textura - Ulbra/RS Carlo Schmidt, Revista Educação Especial - UFSM Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Diálogo Educacional - PUCPR
A partir de 29/04/2021 Carlo Schmidt, Revista Educação Especial - UFSM Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Diálogo Educacional - PUCPR

Recebido: 05 de Fevereiro de 2022; Aceito: 18 de Fevereiro de 2022

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons