SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número59Presentación del monográfico “¿Qué enseñanza para la escuela de hoy?” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Sér.-Estud. vol.27 no.59 Campo Grande jan./abr 2022  Epub 30-Maio-2022

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1681 

Editorial

Editorial

Heitor Queiroz de Medeiros1 

José Licínio Backes1 

Ruth Pavan1 

1Editores da Série-Estudos


A Revista Série-Estudos publica, no seu primeiro número de 2022 (v. 27, n. 59) quinze artigos, sendo sete do Dossiê Que didática para a escola de hoje?, organizado e apresentado por Osmar Hélio Alves Araújo (UFPB), Ivan Fortunato (IFSP) e Francisco Imbernón (Universidad de Barcelona). Além disso, são publicados oito artigos de demanda contínua. Desses artigos, cinco estão relacionados ao contexto da educação básica e três à educação superior.

O primeiro artigo que trata da educação básica, intitula-se, Direito à educação infantil: proteção legal, coletiva e individual, tem autora de Ana Paula Gaspar Melim e Nádia Bigarella. O artigo analisa os documentos produzidos em âmbito federal, mostrando que o direito à educação infantil está em sintonia com o princípio básico democrático que assegura os direitos sociais a todos os brasileiros. O segundo artigo intitulado, Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos, é de Denise Costa Rosa, Tatiane Kelly Pinto de Carvalho e Rosa Coutrim. O artigo tem como foco o papel que as avós desempenham quando essas são as principais responsáveis pelos seus netos, mostrando que ao mesmo tempo que elas sentem muito afeto pelos netos também são afetados pelo cansaço. O terceiro artigo, Os números e o sistema de numeração decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica, de Mônica Silva e Maria Alzira, além de mostrarem que nas turmas analisadas houve lacunas na aprendizagem, reiteram a relevância da avaliação diagnóstica para adequar o conteúdo e a prática pedagógica de modo que todos possam aprender. O quarto artigo desse grupo, A Base Nacional Comum Curricular dialoga (ou não) com o princípio da Gestão democrática do ensino?, é de Rita Schane, Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa e Sirley Terezinha Filipak. As autoras analisam o processo de discussão, aprovação e a idealização concreta da BNCC, vendo sua relação (ou não) com a gestão democrática, pautada nos princípios da autonomia e na participação. O último artigo desse grupo, Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC, de Lucia Uczak, Dinora Tereza Zucchetti e Andresa Tais da Silva, mostra que mesmo com a participação numa experiência de formação ­continuada, os professores participantes apesar de incorporarem algumas mudanças, mantiveram muitas práticas ditas como tradicionais.

O grupo de artigos com a temática da educação superior, tem como primeiro artigo, Experiências de “camuflagem” de gênero: pessoas trans e o uso do nome social em uma universidade pública no Centro-Oeste brasileiro, com autoria de Adriana Cristiane Lopes Lino e Tiago Duque. Os autores apesarem de reconhecerem a importância do direito ao uso do nome social, mostram que por vivermos numa cultura heteronormativa, o seu uso não necessariamente garante o reconhecimento social. O segundo, artigo, Experiências de Portefólios Digitais no Ensino Superior: perspectivas de Professores e Estudantes, é de Ana Luisa Oliveira Pire e Maria Rosário Rodrigues. As autoras apontam que o uso de portefólios digitais é visto como importante tanto por alunos quanto para professores para qualificam o processo de ensino e aprendizagem, mas ainda é pouco utilizado pelos professores. O último artigo relacionado à Educação Superior, intituala-se, A produção do conhecimento sobre formação de professores indígenas e licenciatura intercultural Ensino Superior: teses e dissertações no período de 2009 a 2019 é de Fernando Schlindwein Santino e Leny Rodrigues Martins Teixeira. Os autores, com base na análise realizada destacam que as dissertações e teses contemplam várias temáticas, todas consideradas relevantes e entendem que esses estudos, bem como o levantamento realizado, contribuem para a luta por políticas públicas que garantam a autonomia e a valorização dos povos indígenas.

Que nesses tempos em que a política nacional não valoriza a educação e a produção do conhecimento, a leitura dos artigos do Dossiê e de demanda contínua sirva para fortalecer a luta em prol de uma educação e sociedade justas.

Boa leitura!

Heitor Queiroz de Medeiros

José Licínio Backes

Ruth Pavan

Editores da Série-Estudos

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.