A Revista Série-Estudos publica, no primeiro número de 2023, 15 artigos, sendo 12 do dossiê “Recomendações dos Organismos Multilaterais para a Educação da América Latina e Caribe em contextos de crise”, organizado e apresentado por Maria de Lourdes Pinto de Almeida (UNICAMP/UFSM) e María Verónica Leiva Guerreiro (PUCV), e três artigos de demanda contínua.
O primeiro artigo de demanda contínua é de Marta Regina Brostolin e Tania Maria Filiú de Souza e intitula-se “Educação Infantil e Educação Especial: implicações para a formação de professores em espaços inclusivos”. As autoras analisam a constituição histórica do processo de inclusão de crianças com deficiência na Rede Municipal de Campo Grande, destacando que a formação de professores para atender esse público ainda está em construção.
O segundo artigo de demanda contínua é de Débora Piotto e Renata de Oliveira Alves e intitula-se “Pós-graduandos de camadas populares e sua relação com o saber escolar”. O artigo, com base nos resultados obtidos por meio de entrevistas com cinco pós-graduandos provenientes de camadas populares, destaca que os pós-graduandos tiveram êxito em suas trajetórias, entre outros fatores, porque frequentaram cursos de qualidade e tinham dedicação exclusiva aos estudos.
O terceiro artigo de demanda contínua é de Maria Aparecida de Jesus Salgado e Ana Leticia Losano e intitula-se “A comunicação estabelecida na aula de Matemática durante a implementação de um cenário para investigação”. As autoras analisam uma experiência realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio pautada numa problemática relacionada à educação financeira.
Que a leitura dos artigos do dossiê e de demanda contínua contribua para subsidiar reflexões e práticas pedagógicas articuladas com a realidade brasileira e sua necessária transformação na perspectiva da construção da justiça social ecognitiva.
Boa leitura!
Heitor Queiroz de Medeiros
Ruth Pavan
Editores da Série-Estudos