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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Sér.-Estud. vol.30 no.68 Campo Grande jan./abr 2025  Epub 24-Abr-2025

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.2066 

Editorial

Editorial

José Licínio Backes1 

Heitor Queiroz de Medeiros1 

Ruth Pavan1 

1Editores da Série-Estudos


A Revista Série-Estudos publica, no seu primeiro número de 2025 (v. 30, n. 68), quinze artigos. Treze artigos são do Dossiê “Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche”, organizado pelo professor Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS) e pela professora Dra. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA). Além desses artigos, são publicados dois artigos de demanda contínua.

O primeiro artigo de demanda contínua, intitulado “Trajetórias e memórias: narrativa de uma mulher negra quilombola perpassada por uma cantiga de roda”, é de Lúcia Jacinta da Silva Backes e Magna Lima Magalhães. O artigo traz aspectos da história de vida de uma mulher quilombola Xixica, símbolo de resistência e de luta, que nos remete às diferentes formas de enfrentamento do racismo, o qual é estrutural no Brasil.

O segundo artigo, “Capoeira e ensino de arte: narrativas e experiências para a Educação das Relações Étnico-raciais na escola”, tem autoria de Luis Alberto Souza e Norma Silvia Trindade Lima. Os autores mostram que o currículo, marcado fortemente pelo eurocentrismo, pode ser tensionado pelas práticas e epistemes afro-brasileiras, como pela capoeira, por exemplo.

Com mais este número publicado, a Série-Estudos mantém seu compromisso histórico de contribuir para a divulgação do conhecimento científico com qualidade, no campo da Educação.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado