A Revista Série-Estudos publica, no seu primeiro número de 2025 (v. 30, n. 68), quinze artigos. Treze artigos são do Dossiê “Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche”, organizado pelo professor Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS) e pela professora Dra. Marlene Oliveira dos Santos (UFBA). Além desses artigos, são publicados dois artigos de demanda contínua.
O primeiro artigo de demanda contínua, intitulado “Trajetórias e memórias: narrativa de uma mulher negra quilombola perpassada por uma cantiga de roda”, é de Lúcia Jacinta da Silva Backes e Magna Lima Magalhães. O artigo traz aspectos da história de vida de uma mulher quilombola Xixica, símbolo de resistência e de luta, que nos remete às diferentes formas de enfrentamento do racismo, o qual é estrutural no Brasil.
O segundo artigo, “Capoeira e ensino de arte: narrativas e experiências para a Educação das Relações Étnico-raciais na escola”, tem autoria de Luis Alberto Souza e Norma Silvia Trindade Lima. Os autores mostram que o currículo, marcado fortemente pelo eurocentrismo, pode ser tensionado pelas práticas e epistemes afro-brasileiras, como pela capoeira, por exemplo.
Com mais este número publicado, a Série-Estudos mantém seu compromisso histórico de contribuir para a divulgação do conhecimento científico com qualidade, no campo da Educação.