SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3The school inclusion policy for the deaf student from the perspective of signal language translator and interpreter of the state school system in Teresina-PIMemorial para promoção a professor titular da Universidade Federal Fluminense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação vol.36 no.3 Goiânia Sept./Dec 2020  Epub Jan 20, 2021

https://doi.org/10.21573/vol36n32020.108491 

Seção Especial

JORGE NAJJAR: UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO

ROMUALDO PORTELA DE OLIVEIRA1 

MARCELO MOCARZEL2 

1Presidente da ANPAE

2Editor-chefe da RBPAE


Em 19 de agosto de 2020, a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) se despediu de seu Vice-presidente Sudeste e tantos outros espaços e grupos se despediram de uma necessário intelectual, de um brilhante professor e de um generoso amigo, Jorge Nassim Vieira Najjar. Por isso, é papel da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) celebrar sua obra, bem como homenagear sua memória. E nada mais adequado do que publicarmos, de forma inédita, seu último escrito individual, concluído poucas semanas antes de nos deixar.

A ANPAE e a RBPAE saúdam este grande ser humano, compartilhando uma adaptação de seu Memorial de Promoção a Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF), no qual podemos identificar as influências familiares, profissionais, intelectuais e pessoais que o constituíram como grande combatente em defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade socialmente referenciada.

A defesa foi realizada em 17 de julho de 2020, em meio à Pandemia do COVID-19, de forma remota e contou com mais de 200 participantes, o que demonstra o prestígio de Jorge junto aos seus pares e amigos. A banca foi composta pelos seguintes professores titulares: Giovanni Semeraro (UFF – Presidente), Nilda Alves (Uerj), Luiz Fernandes Dourado (UFG), Malvina Tuttman (Unirio) e Ana Dantas Soares (UFRRJ). Tanto seu trabalho como sua trajetória foram destacados pelos avaliadores, havendo o reconhecimento unânime de que Jorge Najjar cumpria todos os requisitos para alcançar o topo da carreira da magistério federal.

Jorge Najjar, presente!

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.