SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5UNA PROPUESTA DE FOMENTO A LA SALVAGUARDIA DEL PATRIMONIO PALEONTOLÓGICO DE LA PLAYA DEL ATALAIA, SALINÓPOLIS, PARÁ, BRASIL"Educadores e educadoras: gritem contra o racismo" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versión On-line ISSN 2447-746X

Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo vol.5  Campinas ene./dic 2019  Epub 31-Mayo-2019

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9808 

Documento

ATAS DAS ASSEMBLÉIAS DA ASPHE/RS: DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO1

Claudemir de Quadros1 

1Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. claudemirdequadros@gmail.com


A Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe - começou a se constituir a partir de 1995, com o objetivo de incentivar e realizar a pesquisa e a divulgação de estudos relacionados com a História da Educação, prioritariamente do Rio Grande do Sul, assim como congregar os pesquisadores da área e manter intercâmbio com entidades congêneres (KREUTZ, 1997; PERES, BASTOS, 2001). A associação realizou, desde 1997, encontros anuais, com uma programação voltada para a divulgação de estudos vinculados, na maioria dos casos, com História da Educação. Da programação destes encontros, que envolvem palestras, mesas redondas, minicursos, lançamento de livros e apresentação de comunicações orais, consta também a realização da assembléia geral ordinária da Associação, no âmbito do qual são tratadas as pautas relativas à administração da mesma. Os registros das discussões havidas na assembléia tomam a forma de ata.

Em termos gerais, uma ata se constitui num documento no qual se registra, resumidamente e com clareza, as ocorrências, deliberações ou resoluções de reuniões ou assembleias, as quais podem ser públicas ou privadas. Portanto, a ata é um documento oficial, escrito e formal.

Numa ata devem constar alguns dados que são entendidos como importantes para se avaliar a sua validade, dentre os quais data, hora, uma breve introdução acerca das pautas, um resumo das discussões ocorridas, as conclusões ou deliberações que foram alcançadas, a lista dos participantes, as assinaturas dos que estiveram presentes e manifestaram conformidade ou acordo.

Estes elementos, na sua maioria, comparecem nas atas das assembleias gerais ordinárias da Asphe, as quais são realizadas, anualmente, no decorrer da programação dos encontros da Associação2. Assim, as atas, além de serem documentos de valor jurídico e de se consubstanciarem enquanto um registro do que ocorreu numa determinada reunião, também podem servir como um documento para a História da Educação, no sentido de poderem ser um lugar de memória: “Os lugares de memória nascem e vivem do sentimento de que não há memória espontânea, que é preciso criar arquivos, organizar celebrações, manter aniversários, pronunciar elogios fúnebres, notariar atas, porque estas operações não são naturais” (NORA, 1993, p. 13).

Os registros das reuniões de 1995 e 1996 não têm a formalidade de uma ata e, no geral, são anotações ou relatos que se referem ao processo de criação da Associação. Não foram localizadas as atas dos anos de 1998, 2000, 2001 e 2002.

Entre 1999 e 2017 as atas se configuram de modo relativamente padronizado. Todas se iniciam com a data e o local de realização da assembléia: “Aos dezoito dias do mês de novembro de mil novecentos e noventa e nove, na sala de vídeo do Centro de Educação da Universidade de Passo Fundo, realizou-se, às dezoito horas, a assembléia geral da Asphe” (ata de 1999). Em algumas consta a expressão “com a seguinte pauta”, em outras não há esta expressão e a pauta é anunciada a cada item que segue.

Em todas elas o primeiro ponto de pauta é a leitura e aprovação da ata da assembléia do ano anterior. No geral, o segundo ponto de pauta é relacionado com a revista História da Educação: são apresentadas informações acerca da quantidade de números publicados, formas de divulgação, composição da comissão editorial, relatório de acessos, etc.

Ainda em relação à revista foi frequente o pedido de participação dos associados para o envio de contribuições na forma de artigos: “o prof. Elomar Tambara insistiu para que os associados da Asphe se comprometam de forma mais ampla em sustentar a revista com a sua produção/artigos (ata de 1999); “foi reiterada a solicitação aos sócios para o envio de artigos para a revista” (ata de 2004); “foi feito apelo para que os associados se engajem para que pesquisadores estrangeiros, parceiros de suas pesquisas, enviem artigos para a RHE” (ata de 2015); “foi realizada uma ampla solicitação para que os associados se sintam responsáveis pela captação de bons artigos de autores estrangeiros da área para a revista” (ata de 2016).

Também comparece a preocupação com “a avaliação dos periódicos pela Capes” (ata de 2003). Em 2004 informa-se que “a revista teria ficado com conceito B na avaliação dos periódicos feita pela Capes, principalmente em função de formatação e não de conteúdo. Perdeu-se pontos pela falta de indexação, pela não existência de pareceristas ad hoc e pela necessidade de maior circulação em bibliotecas do país. Foi feito ofício contestando os critérios de avaliação e solicitando reconsideração do parecer” (ata de 2004). Essa inconformidade reapareceu em 2011, com a “solicitação de revisão de classificação no Qualis/Capes” (ata de 2011).

Por outro lado, vê-se mudanças nas pautas relacionadas à revista: enquanto que na ata de 1999 informa-se que “o valor da revista da Asphe - História da Educação foi mantido em R$ 10,00 (dez reais), com o acréscimo do valor da postagem”, na ata de 2009 sugere-se “que se verifi[casse] a possibilidade da implantação de um sistema eletrônico de submissão de artigos e que se busca[sse] fontes de financiamento para a publicação” (ata de 2009), o que foi reiterado em 2010, quando o “presidente enfatizou a necessidade de implantação de um processo de submissão eletrônica para a revista” (ata de 2010). Essa pauta desapareceu a partir de 2011, com a apresentação integral do acervo da revista no modo online: http://seer.ufrgs.br/asphe3.

Um tema recorrente nas atas é a definição da personalidade jurídica da Associação: “discutiu-se sobre a conveniência ou não de a Asphe requer o número de CNPJ. Ouviu-se argumentos favoráveis e contrários e decidiu-se voltar a discutir a questão oportunamente” (ata de 2006); “a discussão acerca da conveniência, ou não, de a Asphe requer o número de CNPJ permanece em pauta, sem uma decisão final” (ata de 2007); “aprovou-se, conforme a sugestão do professor Jorge Luiz da Cunha, o encaminhamento do estatuto à assessoria jurídica da Universidade Federal de Santa Maria para adequá-lo ao Código Civil, com vistas a pleitear número no cadastro nacional de pessoas jurídicas - CNPJ - para a associação” (ata de 2010). Este tema reapareceu na convocação para assembléia geral de 2018: “Regularização da Asphe como pessoa jurídica: constituição de uma comissão para organização deste processo”.

Há, também, os temas pendentes ou não alcançados, tais como a intenção de ampliar o quadro social: “referiu-se a ausência da Unijuí e da UCS - Universidade de Caxias do Sul, que deverão ser constatadas para o próximo evento” (ata de 1997); “Convém que a Asphe busque congregar um maior número de professores de história da educação, bem como agregar as instituições de ensino superior que não contam com representantes na associação, dentre as quais URI, Furg, Lassale, Ulbra, Unisc, Uniritter, Feevale e Uergs” (ata de 2004); “a diretoria ficou encarregada de fazer contato com professores de história da educação de instituições de ensino superior que ainda não participam da Asphe. Esse contato deve apresentar a associação e formalizar um convite para adesão. Esses professores também podem ser convidados a produzir textos sobre sua experiência com o ensino de história da educação que, se aprovados pelo conselho editorial da revista História da Educação, poderão compor o dossiê previsto para ser publicado no número dezenove da revista” (ata de 2005); “cabe estabelecer diálogo com o grupo de trabalho da Anpuh/RS que trata do ensino de história” (ata de 2005). Em relação à Anpuh cabe destacar a criação do grupo de trabalho História da Educação4, o que aconteceu em 2015.

Outro ponto de pauta comum nas atas é a definição do local do encontro do ano seguinte e manifestações de agradecimento e saudação à comissão organizadora e à secretaria do evento, no geral parabenizando pelo trabalho realizado e pelo sucesso do evento, assim como pelo trabalho da comissão científica: “foi registrado um agradecimento especial à Furg e a UFSM pelo apoio ao evento de 2007, bem como à comissão organizadora local/UFPel pelo comprometimento e dedicação na busca de todos os esforços, garantindo o êxito deste encontro. Beatriz Fischer” (ata de 2008); “o professor Elomar Tambara elogiou a organização do evento e o trabalho dos colaboradores. Houve diversas manifestações de agradecimento e de reconhecimento à comissão organizadora do evento” (ata de 2011); “com relação à avaliação do encontro, a professora Beatriz Daudt Fischer elogiou a organização do encontro, a qualidade dos trabalhos apresentados e os grupos de discussão. Os demais participantes da assembléia agradeceram à comissão organizadora do encontro, à Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufrgs” (ata de 2014); “Os demais participantes da assembleia agradeceram à comissão organizadora do encontro da Asphe, estendendo ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Universidade de Caxias do Sul o reconhecimento e a gratidão pela acolhida” (ata de 2015); “Em nome da Associação a professora Terciane Ângela Luchese agradeceu ao professor Alessandro Carvalho Bicca e equipe pela acolhida e organização do encontro” (ata de 2017). Também são apresentados alguns dados acerca do evento, tais como número de inscritos e de comunicações apresentadas.

Nas atas consta que a cada período de dois anos há a escolha da diretoria da Associação, integrada por um presidente, um vice-presidente, um secretário geral e por um conselho fiscal composto por três pessoas. Em todas as atas, em que comparece esse ponto de pauta, consta que uma única chapa apresentou candidatura e que a mesma foi eleita por aclamação.

No âmbito das coisas pensadas e não realizadas pode-se citar, por exemplo, a sugestão de “criar e manter no site um banco de dados sobre os trabalhos relacionados com história da educação” (ata de 2005).

Em síntese, nas atas das assembleias da Asphe, em que pese a sua generalidade, a maioria tem pouco mais de uma página e meia, pode-se ver que as pautas mais recorrentes são a configuração da programação dos encontros anuais; as informações ou relatórios relacionados com a revista História da Educação; as escolhas da diretoria; os valores das anuidades; a necessidade de indexação da revista História da Educação; a importância de que a Asphe busque congregar um maior número de professores de História da Educação, bem como agregar as instituições de ensino superior que não contam com representantes na associação; as dificuldades de formação de quadro de associados mais permanente; a criação e manutenção de um site e de um banco de dados sobre os trabalhos relacionados com História da Educação; a relevância da Asphe enquanto espaço de acolhimento para pesquisadores iniciantes e como espaço de formação profissional; informes sobre as finanças. Na constituição discursiva das atas não se nota registros de inconformidades ou conflitos.

Por fim, reunir, guardar, catalogar atas com vistas a uma apropriada análise documental tem o potencial de situá-las enquanto documentos e de se observar, por exemplo, sobre quem as redigiu, quando e onde foram escritas, qual a sua forma, qual o objetivo. Possivelmente isso seja importante, afinal, “em História, tudo começa com o gesto de separar, de reunir, de transformar em documentos certos objetos distribuídos de outra maneira” (CERTEAU, 1982, p. 81).

Registro da reunião de 11 de dezembro de 1995

Em 11 de dezembro de 1995 reuniu-se, na Unisinos, um grupo de pesquisadores na área de História da Educação no Rio Grande do Sul, para criar, em caráter provisório, um GT, grupo de trabalho, com os seguintes objetivos:

  1. articular as iniciativas de pesquisa na referida área;

  2. socializar a produção de pesquisa histórica em educação no Estado;

  3. abrir canais de acesso aos diversos acervos existentes no Estado e aos bancos de dados que vão sendo constituídos;

  4. promover encontros regionais de pesquisa em História da Educação para apresentar e discutir a produção histórico-educacional no Estado, bem como refletir sobre as tendências teórico-metodológicas da historiografia educacional.

Estiveram presente no encontro:

  • Jaime Giolo - UPF;

  • Flávia Obino C. Werle - Unisinos;

  • Maria Helena Câmara Bastos - Ufrgs;

  • Beatriz Terezinha Daudt - Ufrgs/Unisinos;

  • Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - PUCRS;

  • Berenice Corsetti - UFSM;

  • Elomar Tambara - UFPel;

  • Lúcio Kreutz - Unisinos (coordenador).

A partir deste primeiro encontro, foi decidida a realização de uma nova reunião com os pesquisadores interessados em integrar o referido GT.

Registro da reunião de 7 de junho de 1996

Esta realizou-se, também na Unisinos, com os seguintes participantes:

  • Jorge Luiz da Cunha - UFSM;

  • Elomar Tambara - UFPEL;

  • Jaime Giolo - UPF;

  • Maria do Carmo da Silva - Urcamp;

  • Luci Elaine Krämer Schwengber - Unisc;

  • Beatriz Fischer - Ufrgs;

  • Eva Lisety Ribes - Furg;

  • Flávia O. Correa Werle - Unisinos (coordenadora);

  • Lúcio Kreutz - Unisinos (justificou ausência)

Na parte da manhã procedeu-se à comunicação das pesquisas em andamento. Na parte da tarde discutiu-se sobre os possíveis canais de comunicação a serem utilizados pelo grupo, relembrou-se a todos as datas e locais dos seminários e congressos na área e iniciou-se a discussão sobre a formação do GT de pesquisadores em História da Educação no Rio Grande do Sul. A equipe de Pelotas ficou encarregada para redigir uma proposta de estatuto para a associação a ser criada. Por fim, decidiu-se que haveria nova reunião dia dois de setembro de 1996, com a seguinte pauta:

  1. discussão da proposta de estatutos da associação, elaborada pelos representantes de Pelotas;

  2. proposta concreta da criação da revista da associação, também a cargo da equipe de Pelotas;

  3. apresentação de algumas pesquisas relativas à história da educação no Rio Grande do Sul durante a República Velha.

Foram inscritos:

  • Berenice Corsetti - UFSM;

  • Elomar Tambara - UFPel;

  • Jaime Giolo - UPF;

  • Lúcio Kreutz - Unisinos.

ENCONTRO (GT) - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO RS

Pauta:

  1. Informes sobre:

a) GT História da Educação da Anped.

b) Grupos de estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil (Grupo Saviani) e os congressos ibero-americanos de história da educação latino-americana.

c) Problemas e perspectivas da interação destes dois grupos.

  1. Questões a serem discutidas:

2.1) Nós, no RS, sentimos que serias útil e necessário unirmo-nos em grupos de trabalho regional para:

  1. termos noção do que bem sendo produzido no RS em História da Educação?

  2. termos conhecimento como estão os diversos acervos e levantamentos de fontes em História da Educação no RS e podermos solicitar resultados e informações?

  3. podermos, talvez, realizar um trabalho planejado e integrado em relação às fontes, constituindo um banco de dados comum?

  4. promovermos encontros regionais de história da educação para:

- apresentar e discutir nossa produção?

- promover a reflexão teórica sobre tendências, impasses e avanços da historiografia educacional?

2.2) Realização do primeiro encontro regional de História da Educação no RS, em setembro de 1996, tendo:

  1. oportunidade para apresentarmos e discutirmos nossas pesquisas;

  2. espaço para a reflexão teórica com o prof. Justino Guimarães sobre:

- a questão das fontes;

- as tendências em historiografia, hoje.

  1. oportunidade para publicarmos nossas apresentações.

2.3) Caso resolvermos formam o grupo regional em história da educação, queremos vinculação com o grupo de estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil?

Registro da reunião de 2 de setembro de 1996

A reunião de dois de setembro de 1996 contou com os seguintes participantes, já em número maior, considerados sócios fundadores da Asphe:

  • Dra. Guacira Lopes Louro - Ufrgs;

  • Dra. Maria Helena Câmara Bastos - Ufrgs;

  • Dra. Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - PUCRS;

  • Dra. Flávia Obino Correa Werle - Unisinos;

  • Dr. Jaime Giolo - UPF;

  • Dr. Jorge Luiz Cunha - UFSM;

  • Dr. Elomar Tambara - UFPel;

  • Dr. José Fernando Kieling -UFPel;

  • Dra. Berenice Corsetti - UFSM;

  • Dr. Lúcio Kreutz - Unisinos;

  • Doutoranda Beatriz Daudt Fischer - Ufrgs/Unisinos;

  • Doutoranda Maria Stephanou - Ufrgs;

  • Doutoranda Dagmar Esterman Meyer - Ufrgs;

  • Mestra Eva Lisety Ribes - Furg;

  • Mestra Maria do Carmo da Silva - Urcamp;

  • Mestra Luci Elaine Krämer Schwengber - Unisc;

  • Mestre Eduardo Arriada - UFPEL.

Associaram-se, ainda, após a fundação:

  • José Licínio Backes - Unisinos;

  • Luciana Storck de Mello - Unisinos;

  • Marcos Corbellini - La Salle/Canoas;

  • Regina Portella Schneider - SEC/RS;

  • Rosângela Montagner - UFSM;

  • Valeska Fortes de Oliveira - UFSM;

  • Liceo Piovesan - Unisinos;

  • Agostinho Mário Dalla Vecchia - UFPel;

  • Marlene Gallina Rego Lorenzi - SEC/RS;

  • Ceres Karan Brum - UFSM.

Segundo a previsão, neste encontro foi discutida a proposta de Estatuto da Asphe, apresentada por Elomar Tambara, Eduardo Arriada e Fernando Kieling e, após algumas alterações, o estatuto foi aprovado pela assembléia de fundação. Foi escolhida a diretoria, composta de Flávia Obino Correa Werle (secretária), Elomar Tambara (vice-presidente) e Lúcio Kreutz (presidente). Também foi tomada a decisão de a Associação manter uma revista semestral, com o título HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A revista será impressa na Universidade Federal de Pelotas, sob a comissão executiva de Elomar Antônio Gallegaro Tambara e Eduardo Arriada, sendo o Conselho Editorial formado por Elomar Antônio Gallegaro Tambara, Maria Helena Câmara Bastos, José Fernando Kieling e Lúcio Kreutz.

No encontro de fundação da Asphe houve participação intensa dos associados, houve estímulo para o apoio mútuo e para a participação em encontros e congressos. Os associados também comprometeram-se com uma anuidade para a Associação.

Neste mesmo encontro do dia 2 de setembro de 1996 foram apresentadas e discutidas as pesquisas de Elomar Tambara e de Berenice Corsetti. Ficou estabelecido que o 1º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação seria realizado nos dias 28 e 29 de abril de 1997, na Unisinos, São Leopoldo, sendo a temática formada de dois blocos principais.

Registro da reunião de 28 de abril de 1997

O 1º ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1º parte:

O objetivo foi iniciar a apresentação dos acervos e arquivos, no Rio Grande do Sul, com fontes para a pesquisa em História da Educação, explicitando-se aos participantes as principais séries de fontes para a temática da História da Educação existentes nos respectivos arquivos. Outro objetivo é a formação de uma rede de informação e intercâmbio entre pesquisadores destes Arquivos. Trata-se de:

  1. Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1317, Porto Alegre);

  2. Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (R. Cristóvão Colombo, 1373);

  3. Solar dos Câmara, com a: Biblioteca da Assembléia Legislativa; Arquivo da Câmara.

  4. O Arquivo Histórico de Arquidiocese de Porto Alegre;

  5. O Arquivo Histórico de Pelotas.

Outro objetivo foi fazer uma apresentação da Fundação de Ampara à Pesquisa no Rio Grande do Sul - Fapergs - aos participantes, explicitando-se a dinâmica e as possibilidades de apoio à pesquisa, de modo que os pesquisadores tenham facilidade de interação com a mesma.

  1. a apresentação da Fapergs, pelo seu diretor técnico-científico, prof. Carlos Eugênio Daudt;

  2. a apresentação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, pelo prof. Laudelino Teixeira Medeiros;

  3. a apresentação do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, pela professora Acácia Maria M. Hagen.

2º parte:

Na segunda parte houve a apresentação e discussão das pesquisas de:

  1. Jorge Luiz Cunha - UFSM

- História oral/histórias da vida: contribuição para a pesquisa em História da Educação;

  1. Valeska Fortes de oliveira - UFSM

- Imagens, docência e histórias de vida;

  1. Beatriz Daudt Fischer - Ufrgs/Unisinos

- Foucault e histórias de vida: aproximações e que tais;

  1. Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - PUCRS

- O campo religioso e a formação de trabalhadores;

  1. José Fernando Kieling - UFPEL

- Expansão de agropecuária e a formação de professores rurais;

  1. Elomar Tambara - UFPEL

- O processo de formação da negritude no Rio Grande do Sul no século XIX;

  1. Guaciara Lopes Louro e Dagmar E. E. Meyer - Ufrgs

- Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e a História da Educação no Rio Grande do Sul;

  1. Dagmar E. E. Meyer - Ufrgs

- Pesquisa em história da educação da mulher na Alemanha: relatos de um estágio;

  1. Regina Portella Schneider - SEC/RS

- Instrução pública no Rio Grande do Sul;

  1. Flávia Obino Correa Werle - Unisinos

- Discutindo a institucionalização da instrução pública;

  1. Maria Stephanou - Ufrgs

- A constituição de sujeitos higiênicos: práticas formativas da medicina no Rio Grande do Sul;

  1. Luci Elaine Krämer Schwengber - Unisc

- As políticas da educação básica brasileira em nível de processo legislativo federal, de 1988 a 1996;

  1. Maria Helena Câmara Bastos - Ufrgs

- A gênese do projeto público republicano para a educação: o discurso e a ação de Dr. Joaquim José de Menezes Vieira - médico e educador (1851-1897);

  1. Jaime Giolo - UPF

- Positivismo e catolicismo na educação gaúcha da Primeira República;

  1. Rosângela Montagner - UFSM

- Normalistas em Santa Maria: o caso do Instituto de Educação Olavo Bilac (1945-1975);

  1. Ceres Karan Brum - UFSM

- Lendas missioneiras: dimensão pedagógica;

  1. Lúcio Kreutz - Unisinos

- Educação e etnia: perspectivas para uma leitura na história da educação;

  1. Agostinho Mário Dalla Vecchia - UFPel

- A educação dos escravos em Pelotas;

  1. Eduardo Arriada - UFPel

- Formação do Arquivo Histórico de Pelotas.

Ainda estavam inscritos:

  1. Marcos Corbellini - La Salle - Canoas

- Itinerário de uma proposta educativa;

  1. Luciana Storck de Mello - Unisinos

- Estudo de curso complementar: curso de formação de alunas-mestras;

  1. Eva Lisety Ribes - Furg

- A história da educação rural a partir da história das escolas.

Instituições representadas no primeiro encontro da Asphe:

  • Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

  • Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul.

  • Instituto Histórico e geográfico do Rio Grande do Sul.

  • Centro Educacional La Salle de Ensino Superior.

  • Fundação Universidade do Rio Grande - FURG.

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

  • Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

  • Universidade de Passo Fundo.

  • Universidade de Santa Cruz do Sul.

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

  • Universidade Federal de Pelotas.

  • Universidade Federal de Santa Maria.

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Próximas atividades:

Para o segundo semestre de 1997 estão previstos dois eventos da Asphe:

1º) lançamento do 2º número de História da Educação (revista da Asphe), previsto para o encontro anual da Anped em setembro de 1997;

2º) encontro de um dia, em 31/10/97, na Universidade Federal de Santa Maria, para uma reflexão sobre Memória e história da educação: questões teóricas e metodológicas.

Avaliação provisória

Certamente podemos inferir que, mesmo que a Asphe esteja em estágio inicial, as atividades realizadas até o momento, através de encontros, de apresentação das pesquisas e do lançamento da revista de História da Educação, sinalizam para uma avaliação positiva. Além do conhecimento das pesquisas em realização, também iniciam os estudos e debates sobre questões teórico-metodológicas e permite-se condições mais favoráveis para a interação de pesquisadores com temáticas e interesses semelhantes.

Unisinos - São Leopoldo.

Lúcio Kreutz.

Ata da assembléia geral ordinária de 31 de outubro de 1997

Aos trinta e um dias do mês de outubro de hum mil novecentos e noventa e sete, a Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, reunida no II encontro de pesquisadores em História a Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, às quinze horas e trinta minutos, em assembléia geral, deliberou que o próximo encontro da Associação será nos dias 23 e 24 de abril do próximo ano, em Santa Maria. O encontro prevê na sua organização a apresentação de trabalhos que deverão ser recebidos até o dia 20 de março, sexta-feira, como o máximo de dez (10) páginas, acompanhado do resumo do trabalho. Os responsáveis pela análise dos trabalhos serão: José Fernando Kieling, Jaime Giolo, Valeska Fortes de Oliveira e Dagmar E. Esterman Meyer. A tarefa de de análise dos trabalhos deverá ser definida pela comissão indicada pela Assembléia. O presidente da Asphe, prof. dr. Jorge Luiz da Cunha, propôs a criação de uma lista dos grupos de pesquisa na internet, possibilitando aos sócios conversarem através do correio eletrônico fechado. A Assembléia aprovou a criação da lista. A revista da Associação, n. 3, será lançada no Encontro Luso-Brasileiro, em fevereiro de 1998, que será em São Paulo, com a previsão de conselho editorial composto pelos professores Denice Cattani, Maria Tereza Cunha, Mariano Narodowisk, Dermeval Saviani, Elomar Tambara, Lúcio Kreutz, José Fernando Kieling, Jorge Luiz da Cunha, Julieta Desaulniers e Guacira Louro. A revista n. 3 contemplará, os três artigos apresentados neste encontro, com uma apresentação do encontro e do tema. A contribuição dos sócios para a próxima revista deverá chegar até o dia 15 de janeiro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. O prof. dr. Lúcio Kreutz parabenizou os grupos organizadores pela infra-estrutura do encontro em nome dos sócios, também referiu-se a ausência da Unijuí e da UCS - Universidade de Caxias do Sul, que deverão ser constatadas para o próximo evento. As sócias Julieta, Beatriz e Maria Stephanou avaliaram positivamente o encontro. A Assembléia definiu que a Associção Sul-Rio-Grandense e os sócios serão do nosso Estado. Também deliberou sobre a categoria de sócio correspondente que pagará a anuidade e receberá os números da revista. Serão reeditados mais 30 exemplares da revista n. 2 e 50 a mais da n. 3, totalizando 150 exemplares desta última. O prof. dr. Lúcio Kreutz informou sobre o Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação do prof. Dermeval Saviani, sugerindo que a Asphe não se vincule ao grupo como Grupo de Trabalho do Rio Grande do Sul. Nas informações gerais o presidente da Asphe informou o relatório financeiro da Associação e o orçamento prevista, assim como os apoios recebidos por parte da Fapergs, que subsidiou a hospedagem, a alimentação e outros gastos do encontro, bem como o apoio do Centro de Educação e da Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, que subsidiaram as passagens aéreas das palestrantes Denice Cattani e Maria Tereza Cunha e os pró-labores na quantia de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) às três palestrantes. Aos associados foram passadas informações a respeito dos encontro de história da educação que se realizarão no próximo ano. A assembléia avaliou o encontro, destacando sua importância e necessidade em se receber com antecedência os trabalhos a serem apresentados nos próximos eventos. Sem mais a constar, lavro a presente ata, assinada por mim, secretária, profa. dra. Valeska Fortes de Oliveira, e pelo presidente da Asphe, prof. dr. Jorge Luiz da Cunha.

Ata da assembléia geral ordinária de 18 de novembro de 1999

Aos dezoito dias do mês de novembro de mil novecentos e noventa e nove, na sala de vídeo do Centro de Educação da Universidade de Passo Fundo, realizou-se, às dezoito horas, a assembléia geral da Asphe, com a seguinte pauta: 1) aprovação da ata da assembléia anterior; 2) relatório da diretoria: atividades e finanças; 3) a revista História da educação; 4) fixação da anuidade para o ano 2000; 5) quarto encontro de pesquisadores em história da educação; 6) assuntos gerais e comunicações. Dando início aos trabalhos, o prof. Jorge Luiz da Cunha indicou a professora Berenice Corsetti para secretariar a reunião, em seguida, apresentou a ata da assembléia geral ordinária do dia vinte e dois de abril de corrente ano, que foi lida e discutida. O prof. Lúcio Kreutz sugeriu que fosse arquivada a ata de cada assembléia, com o registro, em anexo, da programação dos eventos realizados - os encontros dos pesquisadores - bem como as revistas da associação. Após a aprovação por unanimidade dessa proposta e da própria ata, foi iniciado o relatório da diretoria, com o registro do empenho da professora Maria Helena Bastos na organização do quinto encontro de pesquisadores em história da educação. O prof. Jorge Luiz da Cunha destacou também o empenho do prof. Elomar Tambara na edição da revista da Asphe, com o último número lançado nesse referido evento. Foi solicitado ao prof. Lúcio Kreutz, pelo presidente da Asphe, que fizesse um relato sobre a criação da Sociedade Brasileira de História da Educação, o que foi feito pelo prof. Lúcio Kreutz, que foi escolhido como representante da região sul na sociedade brasileira. O prof. Lúcio Kreutz destaca o papel da Asphe, como referência nacional para a própria criação da SBHE. O prof. Elomar Tambara complementou o relato, reforçando o papel destacada da Asphe no cenário nacional. Os dois professores ressaltaram o papel relevante do prof. Jorge Luiz da Cunha, na coordenação da assembléia da Asphe, o que facilitou a aprovação dos estatutos e criação da sociedade. Na seqüência, o presidente da Asphe relatou a situação financeira, que se define como razoavelmente estável, tendo diminuído substancialmente a inadimplência de boa parte dos sócios que estavam nessa situação. O saldo positivo em caixa soma R$ 1.108,80, o qual será utilizado para o pagamento do próximo número da revista História da Educação. A professora Maria Helena Bastos levantou a questão trazida pela professora Julieta Desaulniers, da possibilidade de ressarcimento de despesas para sócios da Asphe que participam de mesas, nos encontros da associação. Ficou reafirmado o princípio estabelecido no estatuto da Asphe, que explicita que os dirigentes e membros associados não recebem retribuições financeiras da associação (art. 43). No item seguinte da pauta, sobre a revista da Asphe História da Educação: o prof. Elomar Tambara insistiu para que os associados da Asphe se comprometam de forma mais ampla em sustentar a revista com a sua produção/artigos. Sugeriu algumas mudanças, entre as quais: a) a necessidade de que seja instituído o sistema de assinaturas; b) ampliar a remessa da revista aos cursos de pós-graduação em educação, instituindo um sistema para isso. O prof. Jorge Luiz da Cunha sugeriu a utilização da mala direta da SBHE para o estabelecimento inicial desse esquema. O valor da revista da Asphe - História da Educação foi mantido em R$ 10,00 (dez reais), com o acréscimo do valor da postagem. Foi sugerida a inclusão, na relação da mala-direta, dos cursos de pedagogia e de história. Foi ventilada a possibilidade da ampliação da quantidade de revista que são impressas, já que todos os números editados estão esgotados; c) a necessidade de indexação da revista: o prof. Elomar Tambara solicitou esclarecimento sobre o procedimento a ser utilizado para esse fim, o que foi feito por alguns dos presentes. A professora Maria Helena Bastos ficou de recolher informações sobre o procedimento exato junto à Universidade de Uberlândia, sendo sugerido que os demais sócios também buscassem informações em suas instituições de origem. Ainda sobre a revista, o prof. Jaime Giolo sugeriu mudança no formato da revista, o que não foi opinião geral, tendo este professor retirado a sugestão. O prof. Lúcio Kreutz sugeriu a publicação, na revista da Asphe, da documentação sobre a história da educação, mas especificamente os regulamentos do Império, conforme foi também esclarecido pelo prof. Elomar Tambara, e aprovado pelo grupo. Ainda sobre a revista História da Educação, ficou aprovado que os textos das comunicações completas apresentadas no quinto encontro serão encaminhadas à comissão editorial para apreciação e possível publicação no próximo número da revista. Foram apresentados os novos candidatos a sócios, através do prof. Jorge Luiz da Cunha, tendo sido submetidos à apreciação e inclusões na Asphe, o que foi aprovada por unanimidade. Com esses novos integrantes, a Asphe atingiu cinqüenta sócios. Em relação ao quarto encontro da Asphe, foi apreciada a manutenção do atual formado dos eventos. Para o ano 2000, foi sugerido pelo prof. Lúcio Kreutz que um dos dois encontros da Asphe, especificamente o do segundo semestre, fosse associado ao encontro da regional sul da Anped, ao final do segundo semestre de 2000, em Porto Alegre, o que foi considerado bastante procedente e aprovado por unanimidade. Sobre o encontro de abril, o prof. Jorge Luiz da Cunha sugeriu que seja realizado em Santa Maria, em função da inauguração do novo prédio do Centro de Educação da UFSM, que oferece muito boas condições para abrigar o evento. A temática sugerida centrou-se em “educação, religião e etnia”. Outras sugestões foram feitas: a história do ensino da história da educação e processos educativos e identidades profissionais, que foram aprovados como temas para as duas mesas do próximo evento. Na sessão de comunicações, o prof. Lúcio Kreutz divulgou a 22ª conferência anual da Ische, a ser realizada de 6 a 9 de setembro de 2000, em Alcalá de Henares, Espanha. Também divulgou o material da SBHE, formas de associação, endereços, etc. Por solicitação do prof. Lúcio Kreutz foi indicado o tema a história do ensino de história da educação para o próximo encontro da regional sul da Anped, para a eventualidade de ser solicitada indicação de tema. Nada mais havendo a constar, foi lavada a presente ata, que assinada por mim, professora Berenice Corsetti, secretária ad hoc, e pelo presidente da Asphe, prof. Jorge Luiz da Cunha, estando acompanhada da lista de associados presentes. Passo Fundo, dezoito de novembro de mil novecentos e noventa e nove.

Ata da assembléia geral ordinária de 5 de junho de 2003

Aos cinco dias do mês de junho do ano de dois mil e três, na sala duzentos e dois, do prédio quarenta, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a Ata da assembléia geral ordinária de6 junho de 2002. Segundo: foi eleita, por aclamação, e empossada, a diretoria da Asphe para o período 2003/2005, que ficou assim constituída: Maria Helena Camara Bastos (PUCRS) - presidente; Maria Stephanou (Ufrgs) - vice-presidente; Claudemir de Quadros (Unifra) - secretário-geral. Para o Conselho Fiscal foram eleitos e empossados Beatriz Teresinha Daudt Fischer (Unisinos); Eduardo Arriada (Ufpel) e Nilo Bidone Koling (Ufpel). Terceiro: sobre a revista História da Educação, o prof. Elomar Tambara apresentou as seguintes considerações: a) há preocupação com a avaliação dos periódicos pela Capes; b) é preciso dar encaminhamento para a questão da indexação internacional da revista. Foi lembrado que, na última assembléia, a professora Maria Stephanou teria manifestado disposição em verificar os procedimentos necessários para a indexação; c) o CNPq aprovou a concessão de oito mil e duzentos reais como auxílio para publicação da revista; d) é necessária a continuidade da publicação de artigos de autores estrangeiros, para o que solicitou a colaboração dos associados no sentido de que, quando possível, procurem viabilizar contatos que resultem na participação de autores estrangeiros na revista. Quarto: o próximo encontro da Asphe foi previsto para acontecer em Gramado, nos dias três e quatro de junho do ano de dois mil e quatro. Na discussão que se seguiu, foram tomadas as seguintes deliberações: a) o tema central do encontro será vinculado com discussões acerca da “pesquisa e ensino em história da educação”; b) a diretoria ficou encarregada de estudar e propor um formato para o encontro, observando as seguintes considerações: constituição de um comitê científico para analisar os trabalhos inscritos; garantia de espaço para apresentação de trabalhos por alunos de cursos de graduação e de pós-graduação; maior aproveitamento do tempo do evento, com extensão das atividades à noite; incentivo a maior concentração das comunicações ao tema central do evento, agrupamento das comunicações a subtemas ou espaços e tempos diferenciados para a apresentação de trabalhos concluídos e trabalhos em desenvolvimento; c) verificar a possibilidade de solicitar recursos para agências financiadoras para a promoção do encontro. O prof. Elomar Tambara destacou o apoio recebido do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em especial do prof. Jorge Luiz da Cunha que, anualmente, tem oferecido suporte que auxilia na viabilização dos encontros da Asphe. Quinto: o prof. Jorge Luiz da Cunha apresentou informações sobre a eleição para diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE, que deve acontecer no mês de junho do ano de dois mil e três. Estão aptos a votar os sócios que até o dia trinta e um de junho desse ano tiverem efetuado o pagamento da anuidade. Sexto: a professora Beatriz Fischer registrou o trabalho qualificado e dedicado da atual diretoria na condução da Asphe. Sétimo: a professora Maria Helena Bastos destacou a pertinência da continuidade da equipe executiva da produção da revista História da Educação e sugeriu, o que foi aceito, que o número de abril do ano de dois mil e quatro da revista tenha impresso na capa a logomarca do quinto Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, que nela sejam publicadas as conferências do quarto Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação e que seja levada e apresentada em Évora, Portugal, por ocasião da realização do quinto encontro. Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Claudemir de Quadros, e pela presidente, Maria Helena Camara Bastos. Porto Alegre, cinco de junho do ano de dois mil e três.

Ata da assembléia geral ordinária de 2 de junho de 2004

Aos dois dias do mês de junho do ano de dois mil e quatro, no Centro de Eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Gramado, realizou-se a assembléia geral ordinária da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi aprovada a Ata da assembléia geral ordinária de junho de dois mil e três. Segundo: a presidente, Maria Helena Camara Bastos, informou que recebeu, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, convite para a posse da nova direção, integrada pela professora Eliane Teresinha Peres, associada da Asphe, como vice-diretora. Terceiro: a presidente informou que o saldo da conta corrente da Asphe, em quatorze de maio de dois mil e quatro, era de novecentos e oitenta e cinco reais e vinte e nove centavos. Quarto: foram acolhidos os seguintes novos associados da Asphe: Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Giani Rabelo, Renata Braz Gonçalves, Gilse Helena Magalhães Fortes, Marisa Rems Sias, Alessandro Carvalho Bica, Nídia Beatriz Nunes Kiefer, Vera Lucí Alves Savedra, Patrícia Milech Rosa, Márcia Berenice Pereira André, Marli de Oliveira Costa, Gláucia Maria Costa Trinchão, Lúcia Regina Brito Pereira, Maria Teresa dos Santos Cunha, Luciane Grazziotin e Marcilene Pöpper Gomes. Quinto: foi apresentado o número quinze da revista História da Educação. Sobre a revista, o prof. Elomar Tambara apresentou as seguintes considerações: a) a revista teria ficado com conceito B na avaliação dos periódicos feita pela Capes, principalmente em função de formatação e não de conteúdo. Perdeu-se pontos pela falta de indexação, pela não existência de pareceristas ad hoc e pela necessidade de maior circulação em bibliotecas do país. Foi feito ofício contestando os critérios de avaliação e solicitando reconsideração do parecer; b) foi reiterada a solicitação aos sócios para o envio de artigos para a revista; c) foi sugerida a observação das normas da Fapesp para a padronização editorial da revista; d) foi solicitado ao CNPq auxílio para publicação dos próximos números da revista; e) foi deliberada a inclusão do novos nomes do conselho editorial da revista, tendo sido sugeridos: Carlota Boto, Antônio Gomes Ferreira e Ádrian Scalani. Foram sugeridos, ainda, Flávia Obino Correa Werle, Eliane Teresinha Peres e Beatriz Terezinha Daudt Fischer. Sexto: foi aprovado o aumento do valor de associação à Asphe, que passa de sessenta reais para oitenta reais e toma forma de anuidade, com vigência a partir do ano de dois mil e cinco. Seguiu-se a isso uma discussão sobre a situação financeira da associação, em especial referente aos parcos recursos disponíveis para a promoção dos eventos, para a publicação dos anais dos encontros e para a publicação da revista. Sétimo: o próximo encontro da Asphe foi previsto para acontecer em São Leopoldo, na Unisinos, no mês de junho do ano de dois mil e cinco e será comemorativo aos dez anos de criação da associação, acontecida em onze de dezembro de mil novecentos e noventa e cinco. Na discussão que se seguiu foram feitas as seguintes considerações: a) convém que a Asphe busque congregar um maior número de professores de história da educação, bem como agregar as instituições de ensino superior que não contam com representantes na associação, dentre as quais URI, Furg, Lassale, Ulbra, Unisc, Uniritter, Feevale e Uergs; b) os associados Beatriz Fischer e Claudemir de Quadros ficaram encarregados de fazer um levantamento sobre o ensino de história da educação nas universidades do Rio Grande do Sul e apresentá-lo no próximo encontro, para que sirva de subsídio para a atuação da associação. Oitavo: foram apresentadas informações sobre o site da Asphe na Internet, que está disponível no endereço http://planeta.terra.com.br/informatica/ javali/asphe. Deliberou-se pela retirada do link que continha as atas das assembléias. Nono: a professora Beatriz Fischer registrou o trabalho qualificado e dedicado da comissão executiva da revista História da Educação, em especial dos associados Elomar Tambara, Eliane Peres, Aliana Anghinoni Cardoso e Michele Duarte Huch. Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Claudemir de Quadros, e pela presidente, Maria Helena Camara Bastos. Gramado, dois de junho do ano de dois mil e quatro.

Ata da assembléia geral ordinária de 29 de agosto de 2005

Aos vinte e nove dias do mês de agosto do ano de dois mil e cinco, no auditório do prédio de Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi aprovada a ata da assembléia do dia dois de junho de do ano de dois mil e quatro. Segundo: a presidente apresentou informações sobre a situação financeira da associação e informou que o saldo disponível na conta corrente mantida no Banco do Brasil é de quatro mil, cento e quarenta e cinco reais, vinte e oito centavos. Terceiro: foi decidido que o valor da contribuição anual dos associados para o ano de dois mil e seis permanece de oitenta reais. No entanto, a partir do ano de dois mil e seis, os associados passam a pagar a inscrição no evento. Quarto: foi decidido que o site da associação será hospedado no servidor da Universidade Federal de Pelotas. O prof. Elomar Tambara ficou encarregado de encaminhar os procedimentos para a execução do funcionamento do site. Quinto: foram admitidos os seguintes novos sócios: Lucirlene Pertuzatti de Lemes, Edelbert Krüger, Eva Esperança Guterres Alves, Patrícia Rodrigues Augusto Carra, Mara R. de Ávila Campeão, Silvana Schuler Pineda, Miguel Alfredo Orth, Marilene da Rosa Lapolli, Simone Valdete dos Santos, Maria Augusta Martiorena de Oliveira, Terciane Ângela Luchese, Gilceane Caetano Porto. Sexto: foi aprovada a sugestão de que os textos relacionados com o ensino de história da educação apresentados nos painéis do décimo primeiro encontro sejam publicados, na forma de dossiê, no número dezenove da Revista História da Educação, que será lançado durante o sexto Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, previsto para acontecer em Uberlândia, Minas Gerais, em abril do ano de dois mil e seis. Sétimo: a diretoria ficou encarregada de fazer contato com professores de história da educação de instituições de ensino superior que ainda não participam da Asphe. Esse contato deve apresentar a associação e formalizar um convite para adesão. Esses professores também podem ser convidados a produzir textos sobre sua experiência com o ensino de história da educação que, se aprovados pelo conselho editorial da Revista História da Educação, poderão compor o dossiê previsto para ser publicado no número dezenove da revista. Oitavo: foram dadas informações sobre o 28º Ische, que acontecerá no ano de dois mil e seis na Suécia. Nono: sobre a Revista História da Educação, o prof. Elomar Tambara prestou as seguintes informações: a) pretende-se republicar os números anteriores na forma de livro; b) foi solicitado financiamento para a publicação dos próximos números junto ao CNPq; c) está em andamento a indexação da revista; d) há uma preocupação em encontrar formas de implementar, com mais efetividade, a circulação da revista. Décimo: o encontro do ano de dois mil e seis foi previsto para acontecer em Santa Maria, no Centro Universitário Franciscano, no mês de junho. A temática do encontro será definida oportunamente. Décimo primeiro: foi reconduzida, para um mandato de dois anos, 2005/2007, a diretoria da Asphe, que ficou assim constituída: Maria Helena Camara Bastos (PUCRS) - presidente; Maria Stephanou (Ufrgs) - vice-presidente; Claudemir de Quadros (Unifra) - secretário geral. Décimo segundo: da discussão havida durante o painel “Asphe: o que temos sido e o que queremos ser”, no dia trinta de agosto, as principais manifestações dos associados foram as seguintes: a) sugeriu-se retomar a promoção de mini-cursos como parte da programação dos próximos eventos; b) é importante procurar avançar na integração do espaço do ensino de história da educação com a Asphe; c) convém implementar um diálogo com pesquisadores da América Latina; d) a discussão sobre o ensino de história da educação deve ser mantida. Nesse caso, cabe estabelecer diálogo com o grupo de trabalho da Anpuh/RS que trata do ensino de história; e) sugeriu-se a manutenção de comitê científico para seleção de trabalhos para os encontros; f) convém buscar apoio de agências financiadoras para a promoção dos encontros; g) convém preocupar com a necessidade de um projeto abrangente que busque agregar todos os que trabalham com história da educação no Rio Grande do Sul. Um dos motes para isso poderia ser, por exemplo, a proposição de um projeto de levantamento de fontes; h) convém à associação manifestar-se, politicamente, frente à redução do número de horas da disciplina História da Educação; i) convém convidar as escolas técnicas e os centros federais de educação tecnológica a aderir a associação, já que no âmbito deles desenvolvem-se atividades relacionadas com a história da educação profissional; j) a dificuldade de formação de quadro de associados mais permanente depende da inserção e produção na área e aqueles que participam da associação são os que dispõem de espaço institucional para trabalhar na área; k) criar e manter no site um banco de dados sobre os trabalhos relacionados com história da educação; l) a associação deve manifestar-se pela preservação do patrimônio educacional e pela preservação dos arquivos do Rio Grande do Sul; m) algumas características da organização da Asphe devem ser mantidas, tais como: constituir-se em espaço de acolhimento para os iniciantes e como espaço de formação profissional. Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Claudemir de Quadros, e pela presidente, Maria Helena Camara Bastos. São Leopoldo, vinte e nove de agosto do ano de dois mil e cinco.

Ata da assembléia geral ordinária de 31 de agosto de 2006

Aos trinta e um dias do mês de agosto do ano de dois mil e seis, no auditório do prédio do campus dois do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembléia do dia vinte e nove de agosto do ano de dois mil e cinco. Segundo: foram definidas as instituições sede dos dois próximos encontros: Ufrgs em 2007 e Ufpel em 2008. Para o encontro de 2007, foram sugeridos dois temas: história das políticas educacionais e aspectos teóricos-metodológicos da pesquisa em história cultural/cultural escolar. Discutiu-se, ainda, sobre a organização da programação, de forma que envolva: a) um tempo menor para o mini-curso; b) mesa redonda sobre a temática central; c) apresentação dos trabalhos na forma de comunicações coordenadas. Terceiro: foram apresentados os números dezenove e vinte da Revista História da Educação. Brevemente, a revista estará disponível no site www.fae.ufpe.edu.br/asphe. Quarto: foi decido que, a partir do próximo encontro, inclusive, os anais serão publicados posteriormente, apenas com os trabalhos apresentados pelos respectivos autores. Decidiu-se, ainda, que cada autor poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos. Quinto: discutiu-se sobre a conveniência ou não de a Asphe requer o número de CNPJ. Ouviu-se argumentos favoráveis e contrários e decidiu-se voltar a discutir a questão oportunamente. Sexto: foram admitidos os seguintes novos sócios: Marília Araújo Lima Pimentel, Rosana Molina. Sétimo: foram apresentadas informações sobre: a) o 29º Ische, que acontece em Hamburgo, na Alemanha; b) o encontro sobre museus pedagógicos, em Santiago de Compostela, na Espanha; c) a professora Flávia Werle informou sobre um curso, promovido pela Unisinos, com o prof. Adrian Ascolani, da Universidade Nacional de Rosário, acerca do tema políticas e reformas educacionais na América Latina. Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Claudemir de Quadros, e pela presidente, Maria Helena Camara Bastos. Santa Maria, trinta e um de agosto do ano de dois mil e seis.

Ata da assembléia geral ordinária de 27 de setembro de 2007

Aos vinte e sete dias do mês de setembro do ano de dois mil e sete, na sala cento e um, do prédio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembléia do dia trinta de agosto do ano de dois mil e seis. Segundo: a presidente, professora Maria Helena Camara Bastos, apresentou informações financeiras da associação, que tinha em depósitos bancários a quantia de seis mil e quatrocentos reais. Terceiro: o professor Elomar Tambara apresentou as seguintes informações sobre a Revista História da Educação: a) a revista, a partir desse ano, passa a ter edição quadrimestral; b) está em fase de estudo um novo lay-out para a capa; c) estão em andamento preparativos para a inserção da revista no portal Scielo; d) a professora Maria Helena Camara Bastos integrará, junto com o professsor Elomar, a comissão editorial; e) os três números relativos ao ano de dois mil e sete serão disponibilizados a partir do mês de novembro; f) a revista pode ser acessada no endereço http://fae.ufpel.edu.br/asphe/revista/. Quarto: o encontro do ano de dois mil e oito acontecerá em Pelotas, na Universidade Federal de Pelotas, possivelmente no mês de agosto. Quinto: foram eleitas e empossadas a diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2007-2009. Diretoria - presidente: Maria Stephanou (Ufrgs); vice-presidente: Beatriz Terezinha Daudt Fischer (Unisinos); secretário-geral: Claudemir de Quadros (Unifra). Conselho Fiscal: Eduardo Arriada (Ufpel); Giana Lange do Amaral (Ufpel); Flávia Obino Correa Werle (Unisinos). Sexto: a professora Maria Stephanou destacou o trabalho feito pela professora Maria Helena Camara Bastos na direção da associação, em especial o seu empenho na divulgação das ações da associação e da revista História da Educação. Sétimo: a discussão acerca da conveniência, ou não, de a Asphe requer o número de CNPJ permanece em pauta, sem uma decisão final. Oitavo: foram admitidos três novos associados: Márcia de Paula Gregório Razzini, Isabel Cristina Arendt e Itamaragiba Chaves Xavier. Nono: a professora Maria Stephanou apresentou a sugestão de criação de um portal ou home-page da associação, o que foi aprovado. A diretoria ficou encarregada de providenciar o projeto e as condições para a sua operacionalização. Décimo: a professora Luciane Wilke Garbosa destacou a excelência da organização do evento e sugeriu: a) a elaboração e envio, por meio eletrônico, de boletins com informações sobre eventos, bancas, campanhas e notícias; b) que no próximo encontro sejam ofertadas oficinas sobre temas específicos, abertas ao público externo. Décimo primeiro: a professora Beatriz Fischer também destacou a excelência na organização do 13º encontro, pelo que parabenizou todos os que trabalharam para a sua concretização. Décimo segundo: a anuidade de filiação à associação teve o seu valor reajustado para cem reais. Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Claudemir de Quadros, e pela presidente, Maria Stephanou. Porto Alegre, vinte e sete de setembro do ano de dois mil e sete.

Ata da assembléia geral ordinária de 27 de outubro de 2008

DATA: 27/10/2008

HORÁRIO: 17h40min.

LOCAL: UFPel

COORDENAÇÃO: Professora Maria Stephanou

PAUTA

  1. Leitura da ata 2007 para aprovação

  2. Próximo encontro - 2009

  3. Anuidade

  4. Revista

  5. Site

  6. Assuntos gerais

A professora Maria Stephanou iniciou os trabalhos da Assembléia saudando a todos, em seguida apresentando a pauta prevista, a qual foi imediatamente aprovada. A seguir foi feita a leitura da ata do ano anterior, 2007, sendo também aprovada por unanimidade. A seguir, passou-se à questão sobre o local e a instituição do próximo encontro, em 2009. A professora Maria apresentou a sugestão de que o mesmo ocorresse na UCS, Caxias do Sul, com a seguinte justificativa: nesta instituição há 4 professores pesquisadores em História da Educação, que vem atuando junto à Asphe; além disso, o fato de lá ocorrer o evento proporcionaria um momento de aproximação com professores e demais pesquisadores da região. Informou também que já havia sido feito um contato com prof. Lucio Kreutz e professora Dóris Almeida, professora Luciane Graziotin e professora Terciane, obtendo um retorno muito favorável e a pronta acolhida à idéia. Discutiu-se também alternativas de período mais adequado, acordando-se que será definido entre 20 e 30 de setembro de 2009. Quanto à temática, levantaram-se alguns temas (Manuscritos e impressos, por exemplo), mas nada ficou decidido, sugerindo-se que seja feita uma consulta para sondagem de sugestões entre os sócios, por e-mail. Todos estes itens foram colocados em discussão e, após alguns esclarecimentos, ficou aprovado por unanimidade: o 15º encontro da Asphe será, pois, sediado na Universidade de Caxias do Sul, no período acima indicado, com tema a ser definido. A comissão organizadora: professores Lucio, Terciane, Dóris, Luciane. A professora Maria Stephanou ainda colocou que o prof. Jorge Cunha (UFSM) deixou explicitado que poderá dispor de duas passagens nacionais para convidados/conferencista do futuro evento e que prof. Lucio anunciou possibilidade de a própria UCS financiar um convidado internacional. Neste sentido, sugeriu que a dinâmica do evento seja precedida de dois dias de curso (pré-congresso) com pesquisador convidado vindo do exterior, evento que poderá ser disponibilizado para demais professores, não somente para os inscritos para o encontro da Asphe. A seguir passou-se a discutir a questão referente à anuidade. Foi proposto que se passasse a duas categorias de sócios: sócio profissional e sócio estudante. Após discussão entre diversos participantes da assembléia, ficou acordado que sócio estudante passaria a contribuir com R$ 70, 00 (setenta reais) e sócio profissional com R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais). Outra questão aprovada por unanimidade: condicionar a apresentação de trabalhos à filiação à Asphe. Ainda com relação ao tema das finanças, foi encaminhado o seguinte: a diretoria vai enviar e-mail a todos os associados, lembrando que na Assembléia de 2007 havia ficado definido que a anuidade 2008 seria de R$ 100,00 (cem reais) e que, por equívoco, neste Encontro de 2008 fora cobrado R$ 80,00. Solicitar-se-á que cada sócio deposite o montante complementar de R$ 20,00, atendendo à definição de4 Assembléia e para colaborar com o caixa da Associação. A seguir, passou-se a discutir questões referentes à Revista: ao Conselho Editorial serão acrescentados novos nomes de pesquisadores, renovando o Conselho e qualificando a Revista. Foram sugeridos pela Professora Maria Helena Camara Bastos, co-editora da Revista: pesquisadores nacionais - Jorge Carvalho do Nascimento (UFSE), Marcus Levy Bencostta (UFPR), Carlota Boto (USP), Maria Juracy Maia Cavalcante e Flávia Obino Correa Werle (Unisinos) e pesquisadores internacionais: António Viñao Frago (Espanha) e Adrián Ascolani (Argentina). O prof. Elomar Tambara propôs uma parceria da Revista com a Seiva Publicações a fim de resolver a questão referente ao CNPJ, para o caso de recibo de assinaturas, o que foi aprovado por unanimidade. Neste momento foi proposto pela Assembléia um voto de louvor à dedicação e à competência do prof. Elomar e da professora Maria Helena Camara Bastos em relação à condução da revista da Asphe. Com relação à possibilidade de dossiers, foi lida a sugestão, deixada por escrito, pela professora Flávia Werle, a qual foi considerada para futuras decisões. Dando continuidade, passou-se a discutir sobre a necessidade de atualização permanente do site da Asphe. Será proposta uma nova formatação aos sócios para sugestões e futuro encaminhamento. Finalizando, foi registrado um agradecimento especial à Furg e a UFSM pelo apoio ao evento de 2007, bem como à comissão organizadora local/UFPel pelo comprometimento e dedicação na busca de todos os esforços, garantindo o êxito deste encontro. Beatriz Fischer.

Ata da assembléia geral ordinária de 1º de outubro de 2009

No primeiro dia do mês de outubro do ano de dois mil e nove, às dezesseis horas e trinta minutos, no prédio do Centro de Educação e Filosofia da Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul, realizou-se a assembleia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembleia, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembleia do dia vinte e sete de outubro do ano de dois mil e oito. Segundo: foram apresentadas propostas para um conjunto de atividades a serem desenvolvidas no ano de dois mil e dez, em função das comemorações dos quinze anos de criação da Asphe. Dentre as propostas, destacam-se as seguintes: a) promoção, durante o décimo sexto encontro, de uma exposição acerca do itinerário da Associação, dos encontros promovidos e da revista História da Educação; b) elaboração de uma publicação “comemorativa”, sob coordenação da professora Maria Stephanou, espécie de balanço da produção difundida nos encontros da Asphe e na Revista, no período de existência da Associação; c) criação de uma logomarca que possa servir de identidade visual para a Asphe. Terceiro: foi apresentada proposta, ainda em fase inicial de produção, de um portal, na internet, para a Associação. Nesse espaço, pretende-se disponibilizar os documentos da Associação, ficha de filiação, eventos anuais, textos, links, endereços, a versão on-line da revista História da Educação e dos textos completos apresentados nos encontros, imagens e outros elementos. Espera-se que esse portal possa estar concluído até o próximo ano. Quarto: apresentou-se manifestação feita à Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE - em relação ao editorial da Revista Brasileira de História da Educação - RBHE, publicado no número vinte da referida revista. A manifestação e a respectiva resposta foram anexadas a presente ata. Registrou-se o trabalho qualificado e o empenho dos professores Elomar Tambara e Maria Helena Camara Bastos, editores da revista História da Educação, da Asphe. Sugeriu-se, ainda, que se verifique a possibilidade da implantação de um sistema eletrônico de submissão de artigos e que se busquem fontes de financiamento para a publicação. Quinto: foi feita avaliação geral do 15º encontro. Nesse sentido, houve várias manifestações: a) destacou-se a excelência da organização do evento e dos serviços da secretaria (credenciamento, recepção, acolhimento, certificação, apoio administrativo); b) solicitou-se, o que foi aprovado, que nos próximos encontros sejam publicados nos anais, apenas e tão somente, os trabalhos que foram efetivamente apresentados; c) reiterou-se a importância do encontro como espaço de integração entre estudantes e profissionais; d) sugeriu-se que, preferentemente, seja observado, pelas comissões científicas dos próximos encontros, como critério para a seleção de trabalhos aqueles vinculados explicitamente com história da educação; e) sugeriu-se a publicação dos anais também em versão on-line. Sexto: o décimo sexto encontro, previsto para o ano de dois mil e dez, acontecerá na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, em São Leopoldo, em data a ser definida. Foram sugeridos como possíveis temas: imagens e fotografias, políticas educacionais e estudos de educação comparada. Sétimo: Ficou definido, como regra para os encontros da Asphe, que deve haver um valor a título de taxa de inscrição e outro valor a título de anuidade da associação. Oitavo: foram admitidos como novos associados: Magda de Abreu Vicente, Alice Rigoni Jacques, Eliana Gasparini Xerri, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Andréa Cristina Baum Schneck, Maurício Perondi. Nono: foi eleita e empossada a diretoria para o biênio 2009-2011, que ficou assim constituída: Maria Stephanou (Ufrgs) - presidente; Claudemir de Quadros (UFSM) - vice-presidente; Carla Gastaud (Ufpel) - secretária. O Conselho Fiscal ficou constituído por: Giani Rabelo (Unesc), Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (UCS) e Rita de Cássia Grecco dos Santos (Furg). Por nada mais haver a constar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Claudemir de Quadros, e pela presidente, Maria Stephanou. Caxias do Sul, primeiro dia do mês de outubro do ano de dois mil e nove.

Ata da assembléia geral ordinária de 25 de novembro de 2010

Aos vinte e cinco dias do mês de novembro de dois mil e dez, às dezessete horas e trinta minutos, no prédio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembléia do ano de dois mil e nove. Segundo: a professora Beatriz Fischer pediu a palavra para justificar a não realização do encontro na Unisinos, em função de dificuldades de apoio institucional, razão pela qual o evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Terceiro: a presidente, professora Maria Stephanou, explicou a solicitação da antecipação da anuidade do ano de dois mil e dez e da doação de cinqüenta reais, que seriam usados para a publicação comemorativa e para a manutenção do site da associação. Acrescentou, ainda, que os recursos provenientes das anuidades estão destinados à manutenção da revista História da Educação. Quarto: o professor Claudemir de Quadros relatou que será encaminhado ao CNPq um projeto para obter recursos para a revista. Quinto: o professor Elomar Tambara, convidado a informar sobre a revista História da Educação, solicitou a inclusão do professor Claudemir de Quadros no corpo editorial da mesma, o que foi aprovado. Informou, ainda, que o professor Rogério Fernandes, falecido, foi substituído no conselho editorial pelo professor Joaquim Pintassilgo, e o professor Alain Choppin, falecido, será substituído pelo professor Pierre Caspard. O professor Elomar manifestou a intenção de se afastar do cargo de editor da revista, no que foi substituído pelos professores Maria Helena Camara Bastos e Claudemir de Quadros. Sexto: a professora Maria Helena enfatizou os méritos do professor Elomar, que encerra seu mandato de quinze anos como editor da revista. Sétimo: a presidente enfatizou a necessidade de implantação de um processo de submissão eletrônica para a revista e sugeriu que, no próximo número, seja feito um tributo ao professor Rogério Fernandes. Oitavo: foi feita avaliação geral do 16º encontro. Nesse sentido, houve várias manifestações: a) destacou-se a excelência da organização do evento e dos serviços da secretaria (credenciamento, recepção, acolhimento, certificação, apoio administrativo); b) destacou-se a qualidade das comunicações apresentadas; c) sugeriu-se que o espaço de rememoração e significação se torne uma tradição, talvez em meio digital; d) destacou-se a acolhida e a qualidade da coordenação da Maria e da Dóris e para a participação dos alunos bolsistas; e) sugeriu-se que todos procurem documentos para constituir o acervo da Asphe; f) a presidente destacou que os encontros da Asphe são encontros entre amigos e agradeceu o auxílio dos orientandos Edison, Larissa, Maurício, Carolina e Patrícia e o apoio da Dóris, que coordenou o evento. Sugeriu, ainda, que a professora Dóris e a Patrícia continuem engajadas na próxima exposição. Décimo: definiu-se que o próximo encontro será em setembro do ano de dois mil e onze, na Universidade Federal de Santa Maria. Décimo: aprovou-se, conforme a sugestão do professor Jorge Luiz da Cunha, o encaminhamento do estatuto à assessoria jurídica da Universidade Federal de Santa Maria para adequá-lo ao Código Civil, com vistas a pleitar número no cadastro nacional de pessoas jurídicas - CNPJ - para a associação. Décimo primeiro: foram admitidos como novos associados: Nei Carlos Lamas, Josiane Alves Silveira, Andrea Fraga e Maria Cristina dos Santos Louzada. Nada mais haver a constar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Carla Gastaud, secretária geral, e pela presidente, Maria Stephanou. Porto Alegre, vinte e cinco de novembro de dois mil e dez.

Ata da assembléia geral ordinária de 14 de setembro de 2011

Aos quatorze dias do mês de setembro de dois mil e onze, às dezessete horas e trinta minutos, no prédio sessenta e sete, no campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembléia do ano de dois mil e dez. Segundo: foram apresentadas as seguintes informação acerca da revista História da Educação: implantação no ambiente Seer/OJS; indexação na rede Latindex; indexação no Ibict; obtenção de e-ISSN; cadastro de e-mails (associados da Asphe; lista do GT2 da Anped; lista Histeducal; lista UFSM; programas de pós-graduação em educação; sociedades: mexicana, chilena, argentina, uruguaia, espanhola, Anpuh; e-mails capturados dos anais do Cihela do CBHE); inclusão em repositórios de arquivos (http://scribd.com, http://issuu.com, http://calameo. com); cadastro no google acadêmico; cadastro no google analytics; cadastro no Directory of Open Access Journals - Doaj; atualização do cadastro no indexador sumários.org; acordos para divulgação recíproca de informações (Adhilac: cadastro de links nos respectivos sites; revista Lusófona de Educação: distribuição de informações pelas listas de e-mails; Sedhe: distribuição de informações pelas listas de e-mails); ações em andamento: solicitação de indexação no portal de periódicos da Capes; solicitação de indexação na Redalyc; solicitação de revisão de classificação no Qualis/Capes. Ainda sobre a revista, foi destacado o trabalho realizado pelo professor Elomar Tambara, que qualificou e tornou possível a continuidade das ações da revista. A professora Maria Helena enfatizou a necessidade de haver um equilíbrio na revista com a publicação de artigos de autores estrangeiros, de autores nacionais e de autores do Rio Grande do Sul. Agradeceu-se o trabalho dos pareceristas adhoc da revista no ano 2011: Eduardo Arriada, Luciane Grazziotin, Beatriz Fischer, Eliane Peres, Terciane Luchese. Terceiro: foi eleita e empossada a diretoria da Associação para o biênio 2011-2013: presidente: Claudemir de Quadros, da UFSM; vice-presidente: Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, da Unisinos; secretária geral: Carla Gastaud, da UFPel. O Conselho Fiscal será composto por: Maria Helena Câmara Bastos, da PUCRS; Elomar Antonio Callegaro Tambara, da UFPel, e Beatriz Teresinha Daudt Fischer, da Unisinos. Quarto: o professor Elomar Tambara elogiou a organização do evento e o trabalho dos colaboradores. Houve diversas manifestações de agradecimento e de reconhecimento à comissão organizadora do evento. O professor Claudemir de Quadros agradeceu: a) aos estudantes que prestaram serviços de apoio ao evento; b) aos integrantes da comissão científica; c) à direção do Centro de Educação da UFSM; d) às coordenações dos programas de pós-graduação em Educação e em História da UFSM; e) ao gabinete do reitor da UFSM; f) e, especialmente, ao prof. Jorge Luiz da Cunha, que mobilizou pessoas e recursos que tornaram possível a realização do evento. Quinto: houve discussão cerca da configuração dos encontros da Asphe. Em síntese, decidiu-se que: a) para serem passíveis de inscrição, os trabalhos devem, necessariamente, relacionar-se com temáticas da história da educação; b) os encontros são, também, espaço de acolhida aos iniciantes; c) pode-se pensar em distintas modalidades de apresentação de trabalhos; d) haverá um rodízio nos locais de realização dos eventos: um na capital, outro no interior. Sexto: ficou definido que o encontro do ano de dois mil e doze será realizado na PUCRS, coordenado pela professora Maria Helena Camara Bastos. Sétimo: após várias manifestações, decidiu-se por manter os valores atuais das anuidades. Oitavo: foram aceitos os seguintes novos associados: Hardalla do Vale, Vanessa Barrozo Teixeira e Valesca Brasil Costa. Nono: Houve manifestação de agradecimento à gestão da professora Maria Stephanou e equipe. Nada mais havendo a constar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Carla Gastaud, secretária geral, e pelo presidente, Claudemir de Quadros. Santa Maria, quatorze de setembro de dois mil e onze.

Ata da assembléia geral ordinária de 27 de setembro de 2012

Aos vinte e sete dias do mês de setembro do ano de dois mil e doze, às dezessete horas e trinta minutos, no prédio quinze, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nessa assembléia foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembléia geral ordinária do ano de dois mil e onze. Segundo: foram apresentadas as seguintes informação acerca da revista História da Educação: a) foi publicada, no site da revista - http://seer.ufrgs.br/asphe - a coleção completa da revista. Para tanto, foram escaneadas 3.500 páginas dos números de 1997 a 2005; b) foi feito acompanhamento dos acessos ao site pelo google analytics. Desde 25 de maio de 2011, data de início do rastreamento, a revista teve dezesseis mil acessos; c) em 2012 foram publicados os números trinta e seis, trinta e sete e trinta e oito; d) nas traduções passou-se a disponibilizar o texto também na língua original; e) a revista foi indexada na rede Dialnet da Espana. Mais informações no site http://www.dialnet.unirioja.es; f) foi feito acompanhamento da solicitação de indexação na rede Scopus, EUA, realizada em outubro de 2011. Em julho de 2012 foram encaminhadas informações complementares; g) foi feita a tradução, para a língua inglesa, das orientações para os autores, o que teve o custo de trezentos reais; h) foram criados novos banners para o site da revista, o que teve o custo de cento e cinqüenta reais; i) foi mantido um perfil para a revista no Facebook - www.facebook.com/revista.historia.da. educação; j) foi feita a divulgação da publicação da revista por e-mail e, k) foi dado o início da retomada do formato impresso. Terceiro: o presidente informou que o número de associados pagantes, vinte e seis em 2009, dezenove em 2010 e trinta e três em 2011, não sustenta a publicação da revista. Discutiu-se como alterar esta situação e se considerará, para o próximo ano, as sugestões de retirar os afastados há muitos anos da lista de associados e, também, modificar o modo de cobrança. Quarto: quanto à avaliação do 18° encontro, a professora Maria Stephanou destacou a qualidade da organização, a relevância do tema, a importância das conferências e a continuidade do “espírito Asphe” de trocas e intercâmbio. A professora Maria Helena Camara Bastos agradeceu ao comitê local, ao comitê científico e aos alunos bolsistas. Foi informado que o evento teve setenta e cinco trabalhos inscritos, dos quais setenta e três foram aprovadas para apresentação. Quinto: ficou definido que o encontro do ano de dois mil e treze será realizado na Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas/RS. O professor Elomar Tambara lembrou que se seria possível fazer uma parceria com pesquisadores ou instituições do Uruguai e sugeriu que a data de realização do evento seja definida pela comissão organizadora, em função das alterações no calendário letivo das universidades. A professora Maria Stephanou sugeriu convidar professor Gerardo Caetano. Sexto: As professoras Beatriz Daudt Fischer e Giana do Amaral manifestaram-se em relação à avaliação dos trabalhos inscritos para apresentação nos encontros da Asphe. Solicitou-se que os pareceres acerca dos trabalhos inscritos sejam elaborados com elementos suficientes para permitir uma avaliação compreensível e qualitativa do conteúdo. Que a redação do parecer seja clara, precisa, construtiva e, sobretudo, elucidativa. Sétimo: foram aceitos os seguintes novos associados: Patrícia Machado Vieira, Liliane Maria Costa e Maria Beatriz Osório. Nada mais havendo a constar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Carla Gastaud, secretária geral, e pelo presidente, Claudemir de Quadros. Porto Alegre, vinte e sete de setembro de dois mil e doze.

Ata da assembléia geral ordinária de 7 de novembro de 2013

Aos sete dias do mês de novembro do ano de dois mil e treze, às dezoito horas, no prédio da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, realizou-se a assembléia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nesta assembléia foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembléia do ano de dois mil e doze. Segundo: o professo Claudemir de Quadros apresentou as ações relativas à revista História da Educação realizadas no ano de dois mil e doze: 1) publicação dos números 39, 40, 41 e preparação do número 42; 2) publicação de textos com tradução para a língua inglesa, com a colaboração de autores e de associados (Vanessa Teixeira e Maria Augusta Martirena); 3) solicitação e obtenção de indexação no Scielo - http://www.scielo.br/heduc; 4) solicitação e obtenção de indexação na Redalyc - http://www.redalyc.org; 5) acompanhamento dos acessos pelo google analytics; 2011: 4.473 acessos; 2012: 15.161 acessos; 2013: 25.064 acessos; 6) manutenção do perfil no Facebook - 1.092 cadastrados: http://www.facebook.com/revista. historia.da.educacao; 7) divulgação pelo e-mail: 1.954 e-mails cadastrados. Terceiro: procedeu-se a eleição da diretoria para o biênio 2013-2015. Foram eleitos: Claudemir de Quadros, presidente; Maria Stephanou, vice-presidente; Terciane Ângela Luchese, secretária. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Patrícia Weiduschadt, Luciane Grazziotin e Giana Lange do Amaral. Quarto: realizou-se a avaliação do evento. A professora Zita Possamai perguntou sobre os critérios de escolha dos palestrantes para o evento, em função do conteúdo da participação no evento de alguns dos convidados. Na sequência foram dadas informações vinculadas com a dificuldade de encontrar palestrantes para falarem sobre o tema do evento - relações entre Brasil e Uruguai. A professora Eliane Peres cumprimentou os organizadores do evento, especialmente Patricia Weiduschadt, Vânia Grim Thies, Vanessa Teixeira e Cris Ramil, bem como os estudantes que colaboraram. Destacou a qualidade das comunicações, a boa organização das mesas temáticas e a sinergia das trocas que isso proporcionou. A professora Maria Stephanou enfatizou a qualidade do pré-evento, do evento em si e saudou o trabalho da comissão científica. O professor Elomar Tambara informou que o saldo resultante do evento foi de, aproximadamente, quatro mil reais, que foram depositados na conta da associação. Quinto: definiu-se que o vigésimo encontro acontecerá em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema geral não foi definido. Sexto: foi aprovada a proposição de incluir os professores das escolas públicas na categoria sócio-estudante a partir 2014. Sétimo: foram apresentados os novos associados: Ana Carolina Gelmini de Farias, Cristiane Hoffman Moreira, Cristiele Santos Souza, Raquel Schwonke, Gelson Leonardo Rech, Mariana Venafre, Viviani Paliarini, Celine Escher Almeida, Carlos Alberto Xavier Garcia. Nada mais havendo a constar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Carla Gastaud, secretária geral, e pelo presidente, Claudemir de Quadros. Pelotas, sete de novembro de dois mil e treze.

Ata da assembléia geral ordinária de 4 de dezembro de 2014

Aos quatro dias do mês de dezembro do ano de dois mil e quatorze, às dezoito horas, na sala 101 do prédio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou-se a assembléia geral ordinária da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nesta assembléia foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi aprovada a ata da assembléia do ano de dois mil e treze. Segundo: o professor Claudemir de Quadros apresentou as ações relativas à revista História da Educação realizadas no ano de dois mil e doze: 1) publicação dos números 42, 43, 44 e preparação do número 45; 2) acompanhamento dos acessos pelo Google analytics e pelo portal do Scielo; 3) manutenção do perfil no Facebook - 1.691 cadastrados: http://www.facebook.com/revista.historia.da.educacao; 4) divulgação pelo e-mail: 1.954 e-mails cadastrados; 5) informações relacionadas ao novo manual com critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção Scielo Brasil; 6) a professora Maria Helena Camara Bastos sugeriu que os associados convidem pesquisadores estrangeiros para que estes enviem artigos à revista; 7) O professor Alessandro Bica questionou sobre quem poderia escrever o editorial da revista. A professora Terciane Luchese sugeriu que a professora Maria Stepanhou assumisse a escrita dos editoriais; 8) a professora Maria Helena Camara Bastos relatou as principais discussões da reunião ocorrida na Capes, em 29 de outubro de 2014 sobre o processo de internacionalização de periódicos científicos. Sexto: foi debatida a possibilidade de aumento da anuidade da associação. O professor Elomar Tambara sugeriu que se vincule a apresentação de comunicações no encontro ao pagamento da anuidade. O professor Jorge Luiz da Cunha manifestou apoio a esse encaminhamento, sugeriu o escalonamento do valor da anuidade e propôs que se faça um levantamento dos associados que estão atrasados com o pagamento das anuidades e que se solicite o pagamento, mantendo o valor da anuidade e cobrando as atrasadas. O professor Elomar sugeriu também uma campanha para a ampliação do número de associados. Sétimo: com relação à avaliação do encontro, a professora Beatriz Daudt Fischer elogiou a organização do encontro, a qualidade dos trabalhos apresentados e os grupos de discussão. Os demais participantes da assembléia agradeceram à comissão organizadora do encontro, à Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufrgs. Oitavo: foi definido que encontro de 2015 será realizado na UCS, em Caxias do Sul. Como temática, a professora Terciane Luchese sugeriu etnia e história da educação, o que foi aprovado. Nada mais havendo a constar, foi lavrada a presente ata, que vai “assinada por mim, Terciane Ângela Luchese, secretária geral, e pelo presidente, Claudemir de Quadros. Porto Alegre, quatro de dezembro de dois mil e quatorze.

Ata da assembléia geral ordinária de 1º de setembro de 2015

No dia primeiro do mês de setembro do ano de dois mil e quinze, às dezesseis horas e trinta minutos, na sala 305 do bloco E da Universidade de Caxias do Sul, realizou-se a assembleia geral ordinária da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Nesta assembleia foram tratados os seguintes assuntos: primeiro: foi lida e aprovada a ata da assembleia do ano de dois mil e quatorze. Segundo: o professor Claudemir de Quadros apresentou as ações relativas à revista História da Educação realizadas no ano de dois mil e quinze: 1) publicação dos números 45, 46, 47; 2) acompanhamento dos acessos pelo Google analytics e pelo portal do Scielo; 3) manutenção do perfil no Facebook, com 1.691 cadastrados - http://www.facebook.com/revista.historia.da.educacao, com resultados positivos da divulgação dos artigos publicados; 4) divulgação dos números publicados pelo e-mail: 1.900 e-mails cadastrados; 5) debate sobre a publicação de textos em língua inglesa na revista; 6) apelo para que os associados se engajem para que pesquisadores estrangeiros, parceiros de suas pesquisas, enviem artigos para a RHE. Terceiro: ficou registrado o voto de agradecimento aos editores que têm trabalhado intensamente para a produção e qualificação da revista: Elomar A. C. Tambara, Maria Helena Camara Bastos, Claudemir Quadros e Maria Stepanhou. Quarto: foi debatida a possibilidade de aumento da anuidade e chegou-se ao consenso de manutenção da anuidade no mesmo valor, com o compromisso dos organizadores dos eencontros para que as despesas com o evento sejam as menores possíveis. Quinto: com relação à avaliação do encontro, a professora Maria Stepanhou elogiou a organização do encontro, a qualidade dos trabalhos apresentados e os grupos de discussão. Os demais participantes da assembleia agradeceram à comissão organizadora do encontro da Asphe, estendendo ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Universidade de Caxias do Sul o reconhecimento e a gratidão pela acolhida. Sexto: o próximo encontro, após debates, será realizado na Unipampa, campus de Bagé, tendo como coordenador da organização o professor Alessandro Carvalho Bica. O período de realização e a temática do evento ficaram em aberto, para decisão posterior. Sétimo: considerando a proximidade do término do mandado da diretoria da Asphe, a professora Maria Stepanhou tomou a palavra e sugeriu que se fizesse a eleição da nova diretoria por aclamação e propôs que Terciane Ângela Luchese - UCS - assumisse como presidente, Patrícia Weiduschadt - UFPel - como vice-presidente, Larissa Camacho Carvalho - UCS - como secretário-geral, Alessandro Carvalho Bica - Unipampa - e Giani Rabelo - Unesc - como integrantes do Conselho Fiscal. Os presentes aprovaram a sugestão, aclamando a composição da nova diretoria. Oitavo: foi registrada a presença do representante da Sociedade Brasileira de História da Educação, professor Carlos Henrique Carvalho que participou do encontro. Nada mais havendo a constar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Terciane Ângela Luchese, secretária geral, e pelo presidente, Claudemir de Quadros. Caxias do Sul, primeiro de setembro de dois mil e quinze.

Ata da assembléia geral ordinária de 6 de outubro de 2016

Aos seis de outubro de dois mil e dezesseis, no auditório da Universidade Federal do Pampa foi realizada a assembleia da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Primeiro: iniciou-se com a leitura e aprovação da ata da assembleia realizada em 2015. Segundo: o professor Claudemir de Quadros, editor da Revista de História da Educação apresentou uma síntese das atividades envolvendo o periódico: 1) Circulação: acessos nacionais e internacionais, manutenção da página do Facebook (2305 inscritos), divulgação por email (1954 emails cadastrados) e no blog Scielo; 2) Qualis Capes em que se tratou dos critérios de um periódico de excelência e que a Revista deve ser reconhecida como A1; 3) Alteração na comissão editorial a pedido do professor Claudemir de Quadros que após seis anos na função, solicitou afastamento. A professora Maria Helena Camara Bastos pediu uma salva de palmas para o professor Claudemir de Quadros como reconhecimento da Associação ao trabalho dedicado e qualificado como editor. Na sequência, a professora Maria Helena Camara Bastos propôs aos presentes que o trabalho administrativo e técnico de editoração desenvolvido pelo professor Claudemir de Quadros seria assumido pela doutoranda da UFPel, Chris Ramil. Em votação, a indicação foi aprovada. O professor Claudemir de Quadros e a doutoranda Chris Ramil foram aplaudidos a pedido da professora Maria Helena Camara Bastos e a professora Terciane Ângela Luchese registrou a importância do trabalho desenvolvido pelos colegas Maria Helena Camara Bastos, Maria Stepanhou e Claudemir de Quadros que, honrando os editores anteriores, desenvolvem um trabalho de grande qualidade. No ensejo, deu boas-vindas à Chris Ramil; 4) Publicação de artigos de autores estrangeiros: foi realizada uma ampla solicitação para que os associados se sintam responsáveis pela captação de bons artigos de autores estrangeiros da área para a revista; 5) Indexação: conforme exposto pelo professor Claudemir de Quadros, um dos trabalhos relevantes na afirmação da qualificação da revista é a indexação na base de dados Scopus. Terceiro: a professora Maria Helena Camara Bastos relatou a criação de um site para congregar notícias, textos e produções da área a partir da iniciativa dos professores José Luis Huerta e Roberto Sani, o Connecting History of Education, indicou que os interessados podem se inscrever para receber notícias por email e/ou pela rede social Facebook. Quarto: na sequência, foi avaliado o 22º encontro, realizado na Unipampa. O professor Elomar Tambara manifestou seu agradecimento e parabenizou o organizador, professor Alessandro Carvalho Bicca pelo qualificado evento. O professor Alessandro Carvalho Bicca informou que foram apresentados oitenta trabalhos e uma média de cem inscritos, que os certificados seriam enviados por email e os anais publicados em dezembro. Afirmou que houve uma divulgação do evento na cidade em jornais e rádio. Em nome da associação, a professora Terciane Ângela Luchese agradeceu ao professor Alessandro Carvalho Bicca e equipe pela acolhida e organização do encontro. Quinto: para o próximo evento, o 23º encontro, a professora Rita de Cassia Grecco dos Santos candidatou a Furg, afirmando contar com o apoio do coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, professor Daniel Prado e da reitora da universidade, professora Cleusa Dias. Colocado em discussão, a assembleia manifestou concordância, aprovando por aclamação. O professor Jorge Cunha ponderou sobre a importância de, a partir do encontro de 2018, iniciar os preparativos para a comemoração dos vinte e cinco anos da Asphee que o encontro de 2020 deveria retornar para a Unisinos, que foi onde se iniciaram. A professora Maria Helena Camara Bastos reiterou a importância de organizarmos a comemoração dos vinte e cinco anos da Asphe em 2020. O professor Jorge Cunha sugeriu que os encontros a partir de 2018 fossem temáticos, preparando para os vinte e cinco anos. Sexto: a professora Patrícia Weiduschadt informou que a Asphe recebeu convite para participar do encontro comemorativo dos trinta anos do HistedBr, que ela apresentou uma fala representando a Asphe e que foi um momento muito significativo, de reconhecimento e distinção da nossa associação. Sétimo: assuntos gerais: a professora Terciane Ângela Luchese anunciou as justificativas de ausência encaminhadas pelos colegas professores Beatriz Daudt Fischer, Dóris Bittencourt Almeida, Maria Stephanou e Lúcio Kreutz. O professor José Edimar de Souza divulgou o Seminário das Comunidades Teuto-brasileiras, a realizar-se em 2017 e convidou os interessados a inscreverem seus trabalhos. Informou, ainda, a reativação do GT de História da Educação da Anpuh em 2015. Comunicou que a professora Dóris Bittencourt de Almeida assumiu como coordenadora e ele como vice. Nada mais havendo a constar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Larissa Camacho Carvalho, secretária geral e pela presidente, Terciane Ângela Luchese. Bagé, seis de outubro de dois mil e dezesseis.

Ata da assembléia geral ordinária de28 de setembro de 2017

Aos vinte oito dias do mês de setembro de dois mil e doze, as dezoito horas no Auditório da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - Furg reuniram-se os associados da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. Seguindo a pauta, foram tratados os seguintes pontos: Primeiro: leitura e aprovação da ata da assembleia de 2016. Segundo: revista de História da Educação com apresentação de informações por uma das editoras, Professora Maria Helena Câmara Bastos: a) foi apresentado recurso e na área de Educação a revista foi classificada como A1; b) escrita de texto em conjunto com Décio Gatti, José Gondra e Carlos Vieira para coleção do Ische sobre as revistas científicas de História da Educação brasileiras; c) foi destacada a mudança editorial, ressaltando o apoio da doutoranda Chris Ramil na editoração; d) encaminhamento de pedido de apoio para editoração junto ao CNPq; e) solicitação aos associados para que submetam artigos com versão em inglês, além de ajudarem na organização dos textos relacionados aos 25 anos da Asphe que será comemorado em 2020. A professora Maria Stephanou parabenizou o trabalho do professor Claudemir Quadros em disponibilizar na forma digital os anais da dos encontros da Asphe. Cabe destacar que ainda falta digitalizar os anais dos encontros dos anos de 1994 e 2006. Ainda será realizada a digitalização também das atas das reuniões da assembleia. Foi sugerido a publicação das atas na sessão documentos da RHE com introdução escrita por Lúcio Kreutz e Elomar Tambara. Terceiro: avaliação do 23º encontro da Asphe. A professora Rita Grecco dos Santos, coordenadora do 23º encontro agradeceu o apoio da reitoria da Universidade do Rio Grande - FURG e ao Programa de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História e informou que neste encontro houve 67 comunicações com 65 apresentações e 82 participantes. O professor Elomar Tambara parabenizou a iniciativa local na figura da professora Rita de Cassia Grecco dos Santos e destacou a dificuldade de organização em razão de muitos fatores conjunturais e de deslocamento dos participantes, reafirmando a necessidade dos encontros serem espraiados para outros locais para que a associação possa dialogar com mais grupos de pesquisa. A professora Vanessa Barrrozo Teixeira sugeriu que a divulgação dos encontros fosse mais intensificada no blog e assim a professora Maria Stephanou sugeriu que fosse atualizada a lista de e-mails com os contatos, sob responsabilidade do professor Claudemir de Quadros. Foi discutido e encaminhado que o tempo de apresentação das comunicações deverá ser de 15 minutos e constar nas regras de apresentação. A professora Maria Stephanou, retomando o que havia sido decidido na Asphe de 2006, reforçou a necessidade da regra de cada autor submeter um máximo de dois trabalhos na condição de autor ou co-autor. Foi aprovado. Quarto: encaminhamento da votação para os próximos encontros da Asphe. Ficou decidido que a Unisinos sob a coordenação da professora Luciane Sgarbi dos Santos Grazziotin sediará o 24º Encontro em 2018. Foi sugerido que em 2019 o encontro se realize na UFSM e em 2020, ao completar 25 anos da Asphe, o encontro seja na UFPel. Quinto: eleição de nova diretoria para o biênio 2018-2020: uma única chapa apresentou candidatura e foi eleita por aclamação, ficando assim constituída: como presidente: Patrícia Weiduschadt (UFPel); vice-presidente: José Edimar de Souza (UCS); secretário: Alessandro Carvalho Bicca (Unipampa); conselho fiscal: Maria Augusta Martiarena Oliveira (IFRS/Osório), Edison Luiz Saturnino (Ufrgs) e Rita de Cássia Grecco dos Santos (Furg). Sexto: assuntos gerais: o professor Alessandro Bicca informou que os anais dos eventos anteriores digitalizados pelo professor Claudemir de Quadros serão disponibilizados no repositório da Unipampa; o professor Eduardo Arriada informou a dificuldade do Cedoc - Centro de Documentação da UFPel e do grupo de pesquisa do Ceihe estar com dificuldades de espaço, mas que estão construindo um site que foi rapidamente apresentado pela doutoranda Renata Brião de Castro; foi solicitado pela professora Terciane Luchese o encaminhamento, para divulgação no blog da Asphe e no Facebook da RHE, as referidas informações. Nada mais havendo a constar encerro a presente ata que vai assinada por mim, Patrícia Weiduschadt, vice-presidente e pela presidente, Terciane Ângela Luchese.

Anexo 1 : síntese das temáticas dos encontros da Asphe/RS 

Edição Data Local Temática
24º 24 a 26 de outubro de 2018 São Leopoldo - RS História da educação: sensibilidades, patrimônio e cultura escrita​
23º 27 a 29 de setembro de 2017 Rio Grande - RS Gênero e memória: mulheres na/da história da educação
22ª 5 à 7 de outubro de 2016 Bagé - RS História da educação e políticas educacionais: 20 anos da lei de diretrizes e bases da educação brasileira
21ª 31 de agosto a 2 de setembro de 2015 Caxias do Sul - RS Etnias, culturas e história da educação
20ª 3 a 5 de dezembro de 2014 Porto Alegre - RS História e imagem da educação
19ª 6 a 8 de novembro de 2013 Pelotas - RS História da educação e culturas do pampa: diálogos entre Brasil e Uruguai
18ª 26 a 28 de setembro de 2012 Porto Alegre - RS Jean-Jacques Rousseau (1712-2012): modernidade, história e educação
17ª 12 a 14 de setembro de 2011 Santa Maria - RS História da educação: campos e fronteiras
16ª 24 a 26 de novembro de 2010 Porto Alegre - RS Educação e patrimônio
15ª 29 de setembro, 1 e 2 de outubro de 2009 Caxias do Sul - RS Infâncias, cultura escrita e história da educação
14ª 27 a 29 de outubro de 2008 Pelotas - RS Cultura material escolar: memórias e identidades
13ª 26 a 28 de setembro de 2007 Porto Alegre - RS Acervos e história da educação
12ª 30 de agosto a 1º de setembro de 2006 Santa Maria - RS História, infância e educação
11ª 29 a 31 de agosto de 2005 São Leopoldo - RS História da educação na formação de professores
10ª 2 a 4 de junho de 2004 Gramado - RS História da cultura escolar: escritas e memórias ordinárias
5 e 6 de junho de 2003 Porto Alegre - RS História da educação, literatura e memória
29 a 30 de agosto de 2002 Gramado - RS Iconografia e pesquisa histórica
3 e 4 de maio de 2001 Pelotas - RS Pesquisa em história da educação: perspectivas comparadas
17 e 18 de agosto de 2000 Santa Maria - RS Processos identitários e educação, religião e etnia
18 e 19 de novembro de 1999 Passo Fundo - RS História das instituições escolares
22 e 23 de abril de 1999 Santa Maria - RS Possibilidades das pesquisas em história da educação no Brasil
23 e 24 de abril de 1998 Santa Maria - RS Imprensa pedagógica
31 de outubro de 1997 Santa Maria - RS Memória e história da educação: questões teóricas e metodológicas
28 e 29 de abril de 1997 São Leopoldo - RS Fundação da Asphe

Fonte: O autor.

REFERÊNCIAS

ASPHE. Atas das assembleias da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 1997-2017. [ Links ]

BASTOS, Maria Helena Camara; QUADROS, Claudemir de; STEPHANOU, Maria. Revista História da Educação da Asphe/RS (Brasil): compartilhando estudos e pesquisas desde 1997. History of Education & Children’s Literature, Università di Macerata, v. X, n. 1, 2015, p. 57-63. [ Links ]

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. [ Links ]

KREUTZ, Lúcio. A Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe. SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 4, 1997. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 1997, p. 519-524. Disponível em www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario4/trabalhos/trab044.rtf. Acesso em 29 out. 2018. [ Links ]

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História, v. 10, 1993, p. 7-28. [ Links ]

PERES, Eliane; BASTOS, Maria Helena C. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe: a trajetória de uma rede de historiadores. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 34, 2001, p. 221-227. [ Links ]

1 Agradeço a revisão e comentários da professora Maria Helena Camara Bastos e a contribuição do professor Eduardo Arriada, que enviou a ata da assembleia de 1997.

2 Veja o anexo 1.

3 A partir de 2011 o acervo da revista foi hospedado, de forma muito generosa, no portal de revistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste ano eu escaneei mais de 3.500 páginas dos números anteriores da revista, bem como fiz todo o processo de submissão e disponibilização de todos os textos.

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.