SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.47 número165vol.48 número167 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

 

Sumário
Cad. Pesqui. vol.47 no.166 São Paulo out./dez. 2017

 TEMA EM DESTAQUE - Didática e formação de professores
  
 ·  Apresentação
Cruz, Giseli Barreto da

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente
Nóvoa, António

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco
Roldão, Maria do Céu

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Didática e formação de professores: provocações
Gatti, Bernardete A.

        · resumo em Português | Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores
Cruz, Giseli Barreto da

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação
Altet, Marguerite; Mhereb, Maria Teresa

        · resumo em Português | Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )
  
 ·  Políticas e programas de indução na docência na América Latina
Marcelo, Carlos; Vaillant, Denise

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil
Paulilo, André Luiz

        · resumo em Português | Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e UNICAMP
Sampaio, Helena; Sanchez, Ilara

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formulação e implementação da ação afirmativa para pós-graduação do Museu Nacional
Venturini, Anna Carolina

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tutoria acadêmica: outra forma de ensino
Fernández, Marisa; Barbagallo, Lucía

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escola
Borges, Rita de Cássia Barbosa; Borges, João Felipe Barbosa

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina
Tosta, Sandra Fátima Pereira; Silva, Weslei Lopes

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Excelência na ciência: uma reflexão crítica afirmativa
González Ramos, Ana M.; Benavente, Beatriz Revelles

        · resumo em Português | Espanhol | Francês | Espanhol     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes
Gorzoni, Sílvia De Paula; Davis, Claudia

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Temas em debate
  
 ·  Psicogênese da língua escrita: uma análise necessária
Andrade, Paulo Estevão; Andrade, Olga Valéria Campana dos Anjos; Prado, Paulo Sérgio T. do

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )