TRABALHO DOMÉSTICO: CASA, MERCADO E POLÍTICA |
| |
| · APRESENTAÇÃO: TRABALHO DOMéSTICO: REGISTRAR E (RE)PENSAR O BRASIL Guimarães, Nadya Araujo; Brites, Jurema; Monticelli, Thays
|
| |
| · FRONTEIRAS NO TRABALHO REMUNERADO EM DOMICÍLIO: DILEMAS ANALÍTICOS E IDENTITÁRIOS Araujo, Anna Bárbara; Guimarães, Nadya Araujo; Pinheiro, Luana Simões
|
| |
| · OS SENTIDOS DO AFETO NOS ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOMÉSTICO Brites, Jurema; Monticelli, Thays; Melo, Cecy Bezerra de
|
| |
| · SEMPRE ELAS? VALORES E DIVISÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO EM PERSPECTIVA COMPARADA Picanço, Felícia; Covre-Sussai, Maira; Sento-Sé, Isadora Vianna; Araújo, Clara
|
| |
| · SERVIÇO DOMÉSTICO E EQUIPARAÇÃO LEGAL: DISPUTA ARGUMENTATIVA E FATORES ASSOCIADOS Fraga, Alexandre Barbosa
|
| |
| · ATIVISMO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS: DA COZINHA À ARENA NACIONAL E INTERNACIONAL Bernardino-Costa, Joaze; Weeks, Meg; Lima, Renata Monteiro
|
| |
ARTIGOS |
| |
| · A INOVAÇÃO EM UMA ESCOLA VULNERÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO Garrido-Fonseca, Carmen Gloria; Valdés-Morales, René; Parra-Vásquez, Beatriz
|
| |
| · FATORES QUE IMPEDEM QUE AS MULHERES ACADÊMICAS OBTENHAM PÓS-GRADUAÇÃO Ortega, Andrea Fuentes; Ortega, Edith Fuentes; Ortega, Elisa Fuentes
|
| |
| · ARTE-EDUCAÇÃO POR MEIO DA DEMOCRACIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS Immianovsky, Charles
|
| |
| · INTERSETORIALIDADE E TRANSVERSALIDADE: ANÁLISE DO BRASIL CARINHOSO (2012-2015) Cruz, Maria do Carmo Meirelles Toledo; Marcondes, Mariana Mazzini; Farah, Marta Ferreira Santos
|
| |
| · O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO Yepes-Cardona, Susana; Giraldo-Gil, Élida
|
| |
| · DESIGUALDADES DE GÊNERO EM STEM: O CASO DAS ACADÊMICAS UNIVERSITÁRIAS NO CHILE González-Cid, Claudia
|
| |
| · RESSIGNIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA DE LIBERDADE Rodríguez-Venegas, Andrea Alejandra; Villagra-Bravo, Carolina Pilar; Aravena-Kenigs, Omar Andrés
|
| |
| · PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Lopes, Jéssica Karollayne Pinheiro; Torres, Patrícia Lupion
|
| |
| · REFLEXÃO COLABORATIVA DE DIDATAS COM BASE EM UM SELF-STUDY INTERINSTITUCIONAL Martínez-Galaz, Carolina; Henríquez-Rivas, Carolina; Climent-Rodríguez, Nuria; Vanegas-Ortega, Carlos; Mejía-Aristizabal, Luz
|
| |
| · PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO CAPITAL Alves Filho, Marcos Antonio; Oliveira, Júlia Cavasin; Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
|
| |
| · EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA Pontes, Hamanda; Weller, Wivian
|
| |
| · VIOLÊNCIA ESCOLAR NO CHILE: DESAFIOS A PARTIR DA VISÃO DOCENTE Benavides-Moreno, Nibaldo; Donoso-Díaz, Sebastián; Reyes-Araya, Daniel; Pozo, Viviana Salas
|
| |
| · PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS COTAS DO SISU: MAPEAMENTO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE Pagaime, Adriana; Prieto, Rosângela Gavioli
|
| |
| · TOPOGRAFIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA Coelho, Mauro Cezar; Souza, Italo Luis Souza de
|
| |
| · O TRABALHO COM FOTOGRAFIAS EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA Lima, Isabela Vieira; Silva, Hellen Teixeira; Ferreira, Helena Maria
|
| |
| · FALEMOS SOBRE O BINÔMIO TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO: MAPEANDO AUTORES E POSTURAS Zavala, Ana
|
| |
| · GRUPOS DE DIÁLOGO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO Rizzo, Tamiris Pereira; Mangabeira, Elliz Celestrini; Cordeiro, Juliana Dias Rovari; Silva, Felipe Ribeiro da; Fonseca, Alexandre Brasil Carvalho da
|
| |
| · PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Haas, Clarissa; Baptista, Claudio Roberto; Freitas, Cláudia Rodrigues de
|
| |
| · HEURÍSTICOS PARA PESQUISAR A SOCIOGÊNESE DAS DISCIPLINAS ESCOLARES López-Castelló, Raúl; Parra-Monserrat, David
|
| |
| · ASSESSORES PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUEM SÃO E COMO ORGANIZAM SEU TRABALHO Reséndiz-Melgar, Norma Nélida
|
| |
| · CRIANÇAS E HISTÓRIA: O TEMPO COMO CONCEITO E A NARRATIVA DA TEMPORALIDADE Leopoldino, Maria Aparecida
|
| |
| · ENSINO MÉDIO: CRIANDO UM PROJETO MORAL PARA GERENCIAR O FUTURO DOS JOVENS Lopes, Alice Casimiro
|
| |
| · CHAVES DIDÁTICAS E ORGANIZACIONAIS DE PRÁTICAS INOVADORAS SEGUNDO OS PROFESSORES González, Gabriel H. Travé; Díaz, José Ramón Márquez; Márquez, José Ramón Mora
|
| |
| · “REGINALDO PRANDI”, TERCEIRA MULHER DE XANGÔ: LEITURAS ERRANTES DE NOMES PRÓPRIOS Riolfi, Claudia Rosa; Andrade, Emari; Costa, Renata de Oliveira
|
| |
| · DIREITO LINGUÍSTICO-EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS E O “ALÉM-ACESSIBILIDADE” OliveiradocMartins, Vanessa Regina de; Lopes, Maura Corcini
|
| |
| · COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO RACIAL DE ESTUDANTES PARDOS Dantas, Adriana S. R.; Isidoro, Guilherme Augusto Vasconcellos
|
| |
| · A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL Tupinambá, Marcineia Vieira de Almeida Santos; Almeida, Luana Costa
|
| |
| · MENINOS DO CAMPO? PROJETOS EDUCATIVOS E LABORAIS DE JOVENS DA HORTICULTURA Nessi, María Virginia
|
| |
| · ESTUDAR… E DEPOIS O QUÊ? CONTEXTOS E DILEMAS DA JUVENTUDE RURAL ESPANHOLA González-Fernández, Manuel Tomás; Águila-Díaz, Javier
|
| |
| · YVONNE JEAN: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA REGIONAL DE MERITI, RJ, 1948 Anjos, Juarez José Tuchinski dos; Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
|
| |
| · TRANSPORTE ESCOLAR RURAL: LIMITES E OPORTUNIDADES PARA A ENRAIZAMENTO DA POPULAÇÃO Pino-Artacho, Julio A. del; Camarero-Rioja, Luis
|
| |
| · AUTISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: NOMEAÇÕES, REPRESENTAÇÕES E AUSÊNCIAS Felisbino, Cláudia; Graff, Patrícia
|
| |
| · DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS DA FORMAÇÃO ÉTICA NAS UNIVERSIDADES DE BOGOTÁ López Gómez, Catalina; Farieta-Barrera, Alejandro; Roa-Mendoza, Claudia Patricia
|
| |
| · FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCRITA E DIDÁTICA ESPECÍFICA: RUMO A UM MODELO FORMATIVO Espinosa, María Jesús; Figueroa-Miralles, Javiera
|
| |
| · PRODUÇÃO DA DIFERENÇA: EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS CIÊNCIAS SOCIAIS Soares, Antonio Jorge Gonçalves; Maroun, Kalyla; Soares, David Gonçalves
|
| |
| · AVALIAÇÃO DE CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTOS, MÉTODOS, RESULTADOS E USOS Bhering, Eliana Maria Bahia
|
| |
| · VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO SOCIOPOLÍTICO: O POVO DE AXÉ NAS PÓS-GRADUAÇÕES Amorim, Cleyde Rodrigues
|
| |
| · CONCEPÇÕES DA COLABORAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CHILENAS VIGENTES San Martín, Constanza; Contreras, Johana; Muñoz Jorquera, Solange
|
| |
| · CONDIÇÕES LABORAIS DA JUVENTUDE RURAL DO MÉXICO Contreras Molotla, Felipe
|
| |
| · INTERSECCIONALIDADE: MÚLTIPLAS MARGINALIZAÇÕES DE ESTUDANTES DESLOCADAS Yepes-Cardona, Susana; Giraldo-Gil, Élida
|
| |
| · RACISMO E REIVINDICAÇÃO DE RECONHECIMENTO NA EXPERIÊNCIA CURRICULAR Chaves, Silvane Lopes; Macedo, Elizabeth
|
| |
| · POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FUNÇÕES DO ENSINO PARA A INCLUSÃO LGBTQIA+ NA AMÉRICA LATINA Mejia-Elvir, Percy Emanuel
|
| |
| · RESISTÊNCIAS INSTITUCIONAIS E ANTIGÉNERO À IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL Monteiro, Rosa Filomena Brás Lopes
|
| |
| · AFETAMENTOS DA CULTURA DA ESCOLA NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE Paiva, Marilza Maia de Souza de; Cruz, Giseli Barreto da
|
| |
| · COLONIZANDO OS SENTIDOS DE CRIANÇAS AMAZÔNIDAS: A FORMAÇÃO PROPOSTA EM A ESCOLA Montão, Luana Costa Viana; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; Silva, Juan Carlo da Cruz
|
| |
| · O ESTADO DA ARTE DO CAMPO DA DIDÁTICA NO BRASIL: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO PERÍODO DE 2008 A 2018 Martin-Franchi, Giovanna; Hobold, Márcia de Souza
|
| |
ESPAÇO PLURAL |
| |
| · EXPLORANDO A LINGUAGEM NEUTRA COM LINGUISTAS, PROFESSORES E PESSOAS NÃO BINÁRIAS Oliveira, Arthur Marques de; Melo, Iran Ferreira de; Monteiro, Nai
|
| |
| · LUCIE TANGUY (1937-2024) Souza, Liliane Bordignon de; Festi, Ricardo Colturato; Lombardi, Maria Rosa; Moraes, Carmen Sylvia Vidigal; Oliveira Neto, Sebastião Lopes de; Souza, Aparecida Neri de; Souza, Aparecida Neri de; Souza, Liliane Bordignon de; Venco, Selma Borghi; Cunha, Maria Amália de Almeida; Souza, Liliane Bordignon de; Segnini, Liliana R. P.; Catini, Carolina; Zagefka, Polymnia; Bercot, Régine; Divert, Nicolas; Kergoat, Prisca; Ropé, Françoise
|
| |
Resenhas |
| |
| · O SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO FRENTE AO NEOLIBERALISMO NA ESPANHA E NO BRASIL Vasconcellos, Victor Hugo da Silva
|
| |
| · A SUBJETIVIDADE DA EXPERIÊNCIA DE SER NEGRO Lopes Filho, Agenor; Matos, Sônia Regina da Luz
|
| |
| · EM QUÊ O “ALFABETO DAS COLISÕES” PODE SERVIR A PESQUISADORAS EM EDUCAÇÃO? Oliveira, Marcos da Rocha
|
| |
Agradecimentos |
| |
| · AGRADECIMENTOS A PARECERISTAS
|
| |