SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.31 número02vol.32 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

 

Sumário
Perspectiva vol.31 no.03 Florianopolis set./dez. 2013

 Editorial
  
 Paim, Elison Antonio; Debus, Eliane Santana Dias; Momm, Caroline Machado
        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Apresentação
  
 Santos, Ademir Valdir dos
        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos do Dossiê
  
 ·  La obesidad en la resignificación de identidades infantiles indígenas en edad escolar en México: el caso de los pueblos Mazahua y Otomí
Vizcarra-Bordi, Ivonne; Marín-Guadarrama, Nadia

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Estudios etnográficos sobre el desarrollo infantil en comunidades indígenas de América Latina: contribuciones, omisiones y desafíos
Remorini, Carolina

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Alemanha perdida? Escolarização de crianças em colônias de imigrantes alemães no sul do Brasil
Santos, Ademir Valdir dos

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  La Escuela y la Frontera: procesos de identificación nacional de los niños en la frontera entre Argentina y Bolivia
Zlachevsky, Natalia

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A infância e o brincar na cultura digital
Couto, Edvaldo Souza

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Debate
  
 ·  Trinta anos de construção identitária Sem Terra no Espírito Santo: explorando um Projeto Político-Pedagógico de vanguarda contra o neoliberalismo
Kontopodis, Michalis

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos de Demanda Contínua
  
 ·  Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-Escola
Rinaldi, Renata Portela

        · resumo em Português | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas
Garcia, Luciane Terra dos Santos; Silva Filho, Luiz Gomes da; Silva, Maria Verônica Gomes da

        · resumo em Português | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conhecer não é representar: reflexões sobre a representação na Educação Ambiental
Munhoz, Angelica Vier; Mazzarino, Jane

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  História de uma Instituição Escolar: democratização ou elitização do ensino secundário (1939-1971)?
Pessanha, Eurize Caldas; Silva, Fabiany de Cassia Tavares

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O (des)governo na expansão da educação superior brasileira: da inoperância do Estado à supremacia da lógica do mercado
Bertolin, Julio Cesar Godoy

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
Lima, Michelle Pinto; Cappelle, Mônica Carvalho Alves

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A identidade no e pelo trabalho: elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da FaE/CBH/UEMG
Ruza, Fábio Machado; Silva, Santuza Amorim da; Pádua, Karla Cunha

        · resumo em Português | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Casos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira; Barolli, Elisabeth

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )