Editorial |
| |
| · Editorial Costa, David Antonio da; Carvalho, Diana Carvalho de; Debus, Eliane Santana Dias
|
| |
Apresentação |
| |
| · Apresentação Costa, David Antonio da; Valente, Wagner Rodrigues
|
| |
Artigos do Dossiê |
| |
| · A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX Siqueira-Filho, Moysés Gonçalves; Legros, Valérie
|
| |
| · A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910 Candeias, Rui; Matos, José Manuel
|
| |
| · Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares entre 1890-1930 Valente, Wagner Rodrigues
|
| |
| · A Aritmética Escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX Costa, David Antonio da
|
| |
| · A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil Oliveira, Maria Cristina Araújo de
|
| |
| · O ensino ativo dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos Frizzarini, Claudia Regina Boen; Silva, Maria Célia Leme da
|
| |
| · A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920) França, Iara da Silva; Pinto, Neuza Bertoni
|
| |
Artigos de Demanda Contínua |
| |
| · O (re)nascimento de um corpo professoral: os estatutos do magistério público do Estado de Santa Catarina de 1960 e 1975 Valle, Ione Ribeiro; Besen, Danielly Samara; Sato, Silvana Rodrigues de Souza
|
| |
| · Formação de professores de história: o princípio investigativo como fundamento da prática de ensino Cainelli, Marlene Rosa; Ramos, Márcia Teté Elisa; Cunha, Maria de Fátima da
|
| |
| · A amizade nas relações de ensino e aprendizagem Conte, Elaine; Fialho, Bruno Passos
|
| |
| · A lei nº 11.274/2006 e sua implicação na prática cotidiana das classes de alfabetização Schmidt, Leonete Luzia; Furghestti, Mara Luciane da Silva
|
| |
| · Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955) Pereira, Elaine Aparecida Teixeira; Daros, Maria das Dores
|
| |
| · Força de trabalho, sujeito do direito e educação: notas introdutórias Catini, Carolina Roig
|
| |
| · A história da filosofia no discurso de John Dewey sobre a moral Cruz, Paulo Fernando Aleixo da; Cunha, Marcus Vinicius da
|
| |
| · De que atividade se fala quando se fala de trabalho? Silva, Matheus Bernardo; Klein, Ligia Regina
|
| |