Dossiê - Pesquisas ibero-americanas em Educação Matemática: formação de professores, ensino e aprendizagem |
| |
| · Apresentação - As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino-aprendizagem em países ibero-americanos Villa-Ochoa, Jhony Alexander; Alencar, Edvonete Souza
|
| |
| · Perspectivas atuais de pesquisa em Educação Matemática no Peru Salazar, Jesús Victoria Flores; Fernández, Verónica Neira
|
| |
| · Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização Guérios, Ettiène; Gonçalves, Tadeu Oliver
|
| |
| · A modelagem matemática nos anos iniciais como perspectiva para o ensino de matemática: um panorama de publicações brasileiras em periódicos (de 2009 a 2018) Villa-Ochoa, Jhony Alexander; Soares, Maria Rosana; Alencar, Edvonete Souza de
|
| |
| · Um estudo exploratório das tensões nos critérios de seleção de problemas em professores do Ensino Fundamental Piñeiro, Juan Luis; Ortiz, Claudia Vásquez
|
| |
| · Avaliação da alfabetização gráfica de professores da Educação Básica em formação e em exercício Rodríguez-Alveal, Francisco; Díaz-Levicoy, Danilo
|
| |
| · Professores uruguaios confrontados com a implementação da Plataforma de Adaptação Matemática para aprender e ensinar Matemática Testa, Yacir; Téllez, Liliana Suárez
|
| |
| · A interpretação dos resultados: um elemento de significado para inferência estatística Vera, Osmar
|
| |
| · Prática de ensino de matemática: um experimento de ensino com professores colombianos em formação Sanchez, Maria Teresa Castellanos
|
| |
Demanda contínua |
| |
| · Saberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco Lobato, Vivian Silva; Davis, Claudia Leme Ferreira
|
| |
| · Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes Almeida, Maria Isabel de; Pimenta, Selma Garrido; Fusari, José Cerchi
|
| |
| · Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial da Mota Neto, João Colares; Streck, Danilo R.
|
| |
| · Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação Tavares Silva, Fabiany de Cássia; Fernandes, Christiane Caetano Martins
|
| |
| · Os artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagem Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Lima, Claudia Maria de
|
| |
| · Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil: os desafios da profissionalização e da valorização docente Locatelli, Arinalda Silva; Vieira, Lívia Fraga
|
| |
| · Transversalidade entre Bourdieu e Fleck: campo e produção do conhecimento científico Hoffmann, Yohana Taise; Costa, David Antonio da; Valle, Ione Ribeiro
|
| |
| · Avaliação institucional e formação docente como práticas dialógicas na Educação Infantil Vieira, Maria Nilceia de Andrade; Côco, Valdete
|
| |
Errata |
| |
| · Errata
|
| |
| · Errata
|
| |