SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.35 número77vol.36 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

 

Sumário
Educ. Rev. vol.35 no.78 Curitiba nov./dez 2019

 Dossiê - Pesquisas ibero-americanas em Educação Matemática: formação de professores, ensino e aprendizagem
  
 ·  Apresentação - As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino-aprendizagem em países ibero-americanos
Villa-Ochoa, Jhony Alexander; Alencar, Edvonete Souza

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Perspectivas atuais de pesquisa em Educação Matemática no Peru
Salazar, Jesús Victoria Flores; Fernández, Verónica Neira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização
Guérios, Ettiène; Gonçalves, Tadeu Oliver

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  A modelagem matemática nos anos iniciais como perspectiva para o ensino de matemática: um panorama de publicações brasileiras em periódicos (de 2009 a 2018)
Villa-Ochoa, Jhony Alexander; Soares, Maria Rosana; Alencar, Edvonete Souza de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
  
 ·  Um estudo exploratório das tensões nos critérios de seleção de problemas em professores do Ensino Fundamental
Piñeiro, Juan Luis; Ortiz, Claudia Vásquez

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Avaliação da alfabetização gráfica de professores da Educação Básica em formação e em exercício
Rodríguez-Alveal, Francisco; Díaz-Levicoy, Danilo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Professores uruguaios confrontados com a implementação da Plataforma de Adaptação Matemática para aprender e ensinar Matemática
Testa, Yacir; Téllez, Liliana Suárez

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  A interpretação dos resultados: um elemento de significado para inferência estatística
Vera, Osmar

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Prática de ensino de matemática: um experimento de ensino com professores colombianos em formação
Sanchez, Maria Teresa Castellanos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 Demanda contínua
  
 ·  Saberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco
Lobato, Vivian Silva; Davis, Claudia Leme Ferreira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
Almeida, Maria Isabel de; Pimenta, Selma Garrido; Fusari, José Cerchi

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial
da Mota Neto, João Colares; Streck, Danilo R.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação
Tavares Silva, Fabiany de Cássia; Fernandes, Christiane Caetano Martins

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagem
Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Lima, Claudia Maria de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil: os desafios da profissionalização e da valorização docente
Locatelli, Arinalda Silva; Vieira, Lívia Fraga

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Transversalidade entre Bourdieu e Fleck: campo e produção do conhecimento científico
Hoffmann, Yohana Taise; Costa, David Antonio da; Valle, Ione Ribeiro

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Avaliação institucional e formação docente como práticas dialógicas na Educação Infantil
Vieira, Maria Nilceia de Andrade; Côco, Valdete

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Errata
  
 ·  Errata


        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Errata


        · texto em Português     · Português ( pdf )