SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponíveisvol.22 número1vol.22 número3 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas   RSS

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

 

Tabla de contenido
Avaliação vol.22 no.2 Sorocaba jul./nov. 2017

 Artigos
  
 ·  Editorial


        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década
Paula, Maria de Fátima Costa de

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores
Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Qualidade na educação superior: uma visão operacional do conceito
Souza, Valdinei Costa

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Os impactos e mudanças promovidos pela avaliação institucional no ensino de graduação das instituições de ensino superior fundacionais municipais catarinenses sob influência do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB
Gumbowsky, Argos

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES
Nunes, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; Duarte, Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini; Pereira, Isabel Cristina Auler

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990
Santos Junior, José da Silva; Real, Giselle Cristina Martins

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Transferência de conhecimento e suas armadilhas na extensão universitária brasileira
Fraga, Lais Silveira

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  A avaliação das aprendizagens no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico português: o relato do supervisor da universidade
Ferreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Fatores críticos para o sucesso de um curso em EAD: a percepção dos acadêmicos
Karpinski, Josiani Aparecida; Mouro, Neirisleia Francisconi Del; Castro, Marcos de; Lara, Luiz Fernando

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Tradução e adaptação do questionário de validade das avaliações dos estudantes ao ensino e aos professores
Frederico-Ferreira, Maria Manuela; Camarneiro, Ana Paula Forte; Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa; Ventura, Maria Clara Amado Apóstolo

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposição de um modelo analítico
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo; Mendonça, José Ricardo Costa de; Barbosa, Milka Alves Correia

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Nível socioeconômico e ensino superior: cálculo e aplicações
Rodrigues, Erica Castilho; Matos, Daniel Abud Seabra; Ferreira, Aline dos Santos

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários
Andrade, Ana Maria Jung de; Teixeira, Marco Antônio Pereira

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  Doing, knowing and learning times: Parfor from University of Sorocaba
Boschetti, Vania Regina

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )
  
 ·  La institucionalización de la interdisciplina en la universidad latinoamericana: experiencias y lecciones de Uruguay y Argentina
Vasen, Federico; Vienni, Bianca

        · resumen en Español | Inglés | Portugués     · texto en Español     · Español ( pdf )
  
 ·  Avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC) a partir da abordagem do ciclo de políticas: o que pensam os agentes políticos?
Fernandes, Cássia do Carmo Pires; Teixeira, Beatriz de Basto

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )