SEÇÃO TEMÁTICA - Discussões sobre alfabetização e letramento: homenagem à Professora Magda Soares |
| |
| · Práticas alfabetizadoras para além da polarização dos métodos: reflexões sobre experiências vivenciadas 1 Silva, Daiane Di Giorgio da; Follador, Kellen Jacobsen
|
| |
Seção temática - Alfabetização e letramento: contribuições de Magda Soares |
| |
| · Diálogos com Magda Soares: contribuições para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa1 Leal, Telma Ferraz
|
| |
| · Formação do alfabetizador e ensino da língua portuguesa: o agir pelo discurso de Magda Soares1 Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
|
| |
| · Magda Soares e a alfabetização: por que não basta ler e produzir textos?1 Morais, Artur Gomes de; Silva, Alexsandro da
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais |
| |
| · Acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto em universidades do sistema estadual da Bahia Pimentel, Susana Couto; Miranda, Theresinha Guimarães
|
| |
| · A monitoria acadêmica como instrumento de promoção da inclusão no ensino superior Pinheiro, Daiane; Bentes, Thaisy
|
| |
| · Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária Muccini, Patrícia
|
| |
| · Inclusão de estudantes público-alvo da educação especial no ensino superior: o caso da Universidade do Estado de Minas Gerais 1 Silva, Dilma Fernandes Madalão; Soares, Luiza Helena Ferreira; Braga, Daniel Santos; Meira, Fernanda Cilene Moreira de
|
| |
SEÇÃO TEMÁTICA- A formação de professores, o debate decolonial e as Leis 10369/03 e 11.645/08 |
| |
| · Currículos nortistas reestruturados pela Base Nacional Comum Curricular: a (não) subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo Gonçalves, Andressa da Silva; Coelho, Wilma de Nazaré Baía
|
| |
| · Reconstruindo laços na comunidade escolar como forma de combater a violência e o racismo do Amaral, Mônica G. T.; Dias, Marina Nunes; Melo, Edclay Lindoanna Oliveira de; Queiroz, Denise Lima
|
| |
| · Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias Noguera, Renato; Alves, Luciana Pires
|
| |
| · Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista Guedes, Kilma Cristeane Ferreira; Souza, Renata Junqueira de
|
| |
| · Contribuição das docências compartilhadas para uma educação emancipatória e antirracista Calado, Maria da Glória; Fernandes, Ana Claudia Florindo; Souza, Valdirene Rosa de; Gonçalves, Caroline de Alencar
|
| |
| · Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: análise fenomenológica afrocentrada Silva, Robson Gonçalves da
|
| |
| · Rap e duelo de rima na escola: experiências com base na pedagogia hip hop1 Tejera, Daniel Bidia Olmedo; Siqueira Junior, Kleber Galvão de
|
| |
Artículos |
| |
| · Prevenção do comportamento suicida na escola: ensino baseado em simulação (EBS) Silva, Débora Tatiane Góes; Amaral, Larissa Castelo do; Pedrollo, Laysa Fernanda Silva; Silva, Aline Conceição; Vedana, Kelly Graziani Gicacchero
|
| |
| · Estudiantes universitarios rurales y urbanos y su vulnerabilidad frente a lo tecnológico: revisión sistemática Álvarez, Carmen Álvarez; Bravo, Isabel del Arco; Flores-Alarcia, Òscar; Ramos-Pla, Anabel
|
| |
| · Cartografía del pensamiento crítico: principales aportaciones para repensar la educación Vendrell-Morancho, Mireia; Moya, Aída Valero
|
| |
| · Fragilidades em TIC na formação inicial de professores de infância em Portugal Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza
|
| |
| · Narrativas acadêmicas sobre educação das relações étnico-raciais em universidades públicas latino-americanas (Brasil e Peru) Silva, Marcos Antonio Batista da
|
| |
| · Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral Neves, Ogaciano dos Santos; Spósito, Marcos André Fernandes
|
| |
| · Estudo da produção acadêmica em Educação em Ciências no Brasil em programas de Pós-Graduação da Área 46 da Capes (2001-2018) Shigunov Neto, Alexandre; Megid Neto, Jorge
|
| |
| · O estado da arte contemporânea acerca dos estudos do corpo e seus paradigmas nas primeiras décadas do século XXI Baptista, Tadeu João Ribeiro
|
| |
| · Roda de conversa e assembleia estudantil: por uma cultura da paz em uma comunidade escolar Silva, Rafael Salgado; Costa, Váldina Gonçalves da; Alves, Rouse Ferreira
|
| |
| · Aproximación bibliométrica al storytelling como herramienta para el aprendizaje en educación superior Méndez, Vicente Gabarda; Magaña, Ernesto Colomo; Monzonís, Nuria Cuevas; Méndez, Cristina Gabarda
|
| |
| · Profissional de apoio escolar ou cuidador? uma reflexão sobre essas nomenclaturas no estado de Rondônia Kokkonen, Roselaine Luzitana Fracalossi; Rodrigues, Marlene
|
| |
| · Saberes da prática educativa revelados por um mestre carpinteiro naval durante atuação como professor-formador Melo, Rayane de Jesus Santos; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
|
| |
| · Presença de mulheres na gestão escolar: dinâmicas de gênero e de poder Maso, Sirnei Puntel Dal; Furlin, Neiva
|
| |
| · As percepções de professores portugueses sobre a avaliação das e para as aprendizagens Ferreira, Carlos Alberto; Pereira, Elizabete
|
| |
| · Pedagogia da infância e contextos educativos no Brasil e na Itália Gomes, Lisandra Ogg; Infantino, Agnese
|
| |
| · Paradoxos entre memória e esquecimento: espaços escolares e suas (des)conexões na cidade de Porto Alegre1, Ermel, Tatiane de Freitas; Almeida, Dóris Bittencourt
|
| |
| · Conceções dos professores na implementação de novas orientações curriculares em Portugal 1,2 Leite, Teresa; Ferreira, Patrícia; Melo, Nuno; Caseiro, Ana; Valente, Bianor
|
| |
| · A história do primeiro dispositivo brasileiro de formação continuada de professores por meio da informática Santos, Gilberto Lacerda
|
| |
| · Caminhadas na natureza com trabalhadoras e trabalhadores da educação: um estudo ecofenomenológico das experiências estéticas1 Ferreira, Alberto Cabral; Iared, Valéria Ghisloti
|
| |
| · Concepções iniciais sobre o pensamento algébrico de um grupo de professores que ensinam matemática Bianchini, Barbara Lutaif; Lima, Gabriel Loureiro de
|
| |
| · A creche em Portugal (1974-2023): conceções de criança, educação e cuidado, Ferreira, Manuela; Nazario, Roseli; Rocha, Cristina; Tomás, Catarina
|
| |
| · Afirmação da vida e (des)aprendizagem dos ritmos contemporâneos: experiências formativas no filme Dias perfeitos Cabral, Arthur Simões Caetano; Almeida, Rogério de
|
| |
| · Anton Semionovich Makarenko: aspectos biográficos da formação de um professor de pedagogia social1 Boleiz Júnior, Flávio
|
| |
| · Aulas de ofícios na Cadeia São José: a formação de encarcerados na Primeira República1 Damasceno, Alberto; Pantoja, Suellem; Vasconcelos, Jessica Mesquita
|
| |
| · Integração de ferramentas digitais para revisões qualitativas de literatura: um exemplo aplicado às habilidades metacognitivas de professores1,2 Vieira, Adriana; Barreto, Maria Raidalva Nery; Pereira, Marcelo; Moreira, António; Costa, António Pedro
|
| |
Errata |
| |
| · ERRATUM
|
| |
| · ERRATA
|
| |