SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.24vol.26 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

 

Sumário
Linhas Críticas vol.25  Brasília jan./dez 2019

 Artigos
  
 ·  Espaços e tempos de escolarização: marcas dos dispositivos disciplinares
Schütz, Monique Cristina Francener Hammes; Cervi, Gicele Maria

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Sentidos e potencialidades do registro (auto)etnográfico na pesquisa biográfica-narrativa
Aguirre, Jonathan; Porta, Luis

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Bebês no coletivo da creche: Encontros e provocações redimensionando o fazer pedagógico
Gobbato, Carolina; Barbosa, Maria Carmen Silveira

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta
Corrêa, Jordana; Oliveira, Neiva Afonso

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado
Pagliarin, Lidiane Limana Puiati; Silva, Ivone Maria Mendes

        · resumo em Português | Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Abordaje Triangular. Estudio crítico
Fernández Díaz, Hamlet

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias
Lira, Aliandra Cristina Mesomo; Machado, Leandra Souza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975)
Bertotti, Rudimar Gomes; Corrêa, Rosa Lydia Teixeira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A retomada da Educação Profissional - O caso da Formulação do Pronatec
Bispo, Fabiana Carvalho da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As redes de práticas educativas inovadoras no Brasil
Almeida, Gabriela Freitas de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Culturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação
Stecanela, Nilda; Lemons, Caroline Caldas

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenhas
  
 ·  As dimensões do ensino e da aprendizagem nos processos avaliativos do Ensino Superior
Tramontina, Carla Cristine

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Entrevistas
  
 ·  Entrevista com Monica Ribeiro da Silva: a contrarreforma do ensino médio
Tartaglia, Leonara Margotto; Silva, Erineusa Maria da

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade
  
 ·  Editorial – Dossiê Ciência, Educação e Sociedade
Watanabe, Graciella; Gurgel, Ivã

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BERRO! Uma educação transviada em química
Xavier, Allan Moreira

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Por uma educação científica que problematize a mídia
Cardoso, Danilo; Gurgel, Ivã

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Indicadores de alfabetização científica de professores em serviço: a bioquímica como contexto formativo
Paz, Giovanni Scataglia Botelho; Avila Junior, Paulo de; Leal, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências
Watanabe, Graciella; Reis, Pedro Guilherme Rocha dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano
Camillo, Juliano; Mattos, Cristiano Rodrigues de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica
Pietrocola, Maurício; Souza, Carolina Rodrigues de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores
Sessa, Patrícia da Silva; Paiva, Júlio Carvalho de; Casasco, Emile Ferreira da Cunha; Silva, João Rodrigo Santos da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado
Rodrigues-Moura, Sebastião; Brito, Licurgo Peixoto de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação
Rosa, Suiane Ewerling da; Strieder, Roseline Beatriz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
Bonfim, Valéria; Assunção, Josenilda; Bomfim, Manuela Gomes; Arcanjo, Jeruza Rocha Lima; Gehlen, Simoni Tormohlen

        · resumo em Português | Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Menos pode ser mais: do decrescimento e descomplexificação à complexidade
García Díaz, José Eduardo; Watanabe, Giselle

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê: Educação Matemática
  
 ·  Apresentação
Moreira, Geraldo Eustáquio

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment
Bressane, Adriano; Moreira, Geraldo Eustáquio; Villanueva, Sandra Bizarria Lopes

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Os experts e a produção de saberes para a docência: Primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli
Almeida, André Francisco de; Valente, Wagner Rodrigues

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PIBID: Inserción de futuros profesores de matemáticas en el entorno escolar con vistas a minimizar el choque con la realidad
Tinti, Douglas da Silva; Manrique, Ana Lúcia

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos
Freitas, Adriano Vargas

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Experiências de estudantes em cálculo 1
Junqueira, Sonia Maria da Silva; Manrique, Ana Lúcia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática
Lima, Luciano Feliciano de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática
Cruz-Santos, Anabela; Martinho, Maria Helena

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Matemática e a inclusão do outro
Peralta, Deise Aparecida; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Política Cultural dos Livros Didáticos de Matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais
Silva, Marcio Antonio da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O estudo do limite de uma função: O que disseram os alunos?
Santos, Maria Bethânia Sardeiro dos; Almouloud, Saddo Ag

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem
  
 ·  Currículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria
Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Marinho, Paulo

        · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas
Santos, Adriana Cavalcanti dos; Leite, Carlinda

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Políticas de Autonomía Curricular y Mejora de la Escuela
Bolívar, Antonio

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
Fernandes, Domingos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A avaliação formativa do desempenho do ensino


        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A incalibrável competência socioemocional
Lemos, Guilherme Augusto Rezende; Macedo, Elizabeth Fernandes de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Avaliar para aprender em inglês e matemática no ensino secundário
Vieira, Isabel; Santos, Leonor

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: Contributos para a melhoria
Sá, Ivone; Sousa-Pereira, Fátima

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability
Pacheco, José Augusto; Maia, Ila Beatriz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Coreografías didácticas institucionales y calidad de la enseñanza
Zabalza Beraza, Miguel A.; Zabalza Cerdeiriña, María Ainhoa

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Práticas curriculares-avaliativas: Inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência
Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos; Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de; Lins, Carla Patrícia Acioli

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Examining Performance Assessment: Illuminating Teacher Development and The Construction of a Profession
Buchanan, Rebecca

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Policy for enhancing Pasifika learner achievement in New Zealand: Supports and challenges
Averill, Robin; Rimoni, Fuapepe

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Formação de professores e reformas curriculares: entre projeções e normatividade
Santos, Geniana; Borges, Veronica; Lopes, Alice Casimiro

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )