Apresentação |
| |
| · O conceito de paradoxo na educação, na intervenção social e na formação de professores Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; Bergier, Bertrand; Miguel, Maria Elisabeth Blanck; Mesquida, Peri
|
| |
Dossiê |
| |
| · Antecipação e formação: o pensamento utópico e o paradoxo da formação humana Peroza, Juliano
|
| |
| · O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho Silva Filho, Adauto Lopes da; Lopes, Fátima Maria Nobre
|
| |
| · Exposer en protégeant, un paradoxe des politiques sociales au sein des établissements sociaux et médicisociaux français Gélinier, Jean-Yves
|
| |
| · O conceito de paradoxo nos campos da educação, da intervenção social e da formação de professores, especialmente no Brasil Borges, Valdir; Renner, Roberto Luis
|
| |
| · O logos freireano: os paradoxos da palavra que quebra o silêncio e liberta Mesquida, Peri; Akkari, Abdeljalil
|
| |
| · Paradoxe et travail social Sautereau, Laurent
|
| |
| · Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira Pereira, Maria de Fátima Rodrigues; Tortato, Márcia Adriane Falat; Marcoccia, Patrícia Correia de Paula
|
| |
| · Lycée nouveau départ: conduite et dispositif paradoxaux: une approche socio-linguistique du discours d’un responsable Bergier, François Gouraud, Bertrand
|
| |
| · O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar Silva, Matheus Bernardo
|
| |
| · Les paradoxes de l’enseignement de l’histoire au sein d’une nation multiethnique Mutabazi, Eric
|
| |
| · Paradoxos interculturais na formação de professores indígenas do povo Kaingang Santos, Jorge Alejandro; Battestin, Cláudia; Piovezana, Leonel
|
| |
| · Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre? Raveleau, Benoît; Mammar, Sihem; Duperray, Paola
|
| |
| · A não inovação do programa Ensino Médio inovador Nogueira, Silvia Cristina Conde; Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da; Gadelha, Thayná Gundin
|
| |
| · Les directeurs d’école primaire face aux situations qu’ils jugent complexes: une approche compréhensive des stratégies doubles Villiers-Bouthéon, Laurence
|
| |
Artigos |
| |
| · Escolas como espaçostempos de políticas singulares de currículo e formação Macedo, Roberto Sidnei
|
| |
| · Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico Volpato, Gildo; Valle, Ione Ribeiro; Bianchetti, Lucídio
|
| |
| · Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica Schlesener, Anita Helena
|
| |
| · Tensionamentos entre estrutura e ação na sociologia da educação contemporânea: uma leitura comparativa entre Pierre Bourdieu e François Dubet Silva, Thiago Delaíde da; Leistner, Rodrigo Marques
|
| |
| · Autonomia e autoridade científicas na educação: um campo dialógico e compreensivo Colla, Rodrigo Avila
|
| |
| · O movimento de transição da Educação Rural para Educação do Campo: contradições e tensionamentos Hoeller, Silvana Cassia; Miguel, Maria Elisabeth Blanck
|
| |
| · Uma política de formação de professores durante a recuperação democrática: o Instituto Nacional de Aperfeiçoamento e Atualização de Professores. Argentina 1987-1989 Southwell, Myriam; Mendez, Jorgelina
|
| |
| · A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar Miranda, Claudia Furtado de; Martins, Pura Lucia Oliver; Vicentin, Ivana Suski; Torra, Carlos Henrique Martins
|
| |