SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.18 número58vol.19 número60 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

 

Sumário
Rev. Diálogo Educ. vol.18 no.59 Curitiba out./dez 2018

 Apresentação
  
 ·  O conceito de paradoxo na educação, na intervenção social e na formação de professores
Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; Bergier, Bertrand; Miguel, Maria Elisabeth Blanck; Mesquida, Peri

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Dossiê
  
 ·  Antecipação e formação: o pensamento utópico e o paradoxo da formação humana
Peroza, Juliano

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho
Silva Filho, Adauto Lopes da; Lopes, Fátima Maria Nobre

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Exposer en protégeant, un paradoxe des politiques sociales au sein des établissements sociaux et médicisociaux français
Gélinier, Jean-Yves

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )
  
 ·  O conceito de paradoxo nos campos da educação, da intervenção social e da formação de professores, especialmente no Brasil
Borges, Valdir; Renner, Roberto Luis

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O logos freireano: os paradoxos da palavra que quebra o silêncio e liberta
Mesquida, Peri; Akkari, Abdeljalil

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Paradoxe et travail social
Sautereau, Laurent

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )
  
 ·  Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira
Pereira, Maria de Fátima Rodrigues; Tortato, Márcia Adriane Falat; Marcoccia, Patrícia Correia de Paula

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Lycée nouveau départ: conduite et dispositif paradoxaux: une approche socio-linguistique du discours d’un responsable
Bergier, François Gouraud, Bertrand

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )
  
 ·  O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar
Silva, Matheus Bernardo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Les paradoxes de l’enseignement de l’histoire au sein d’une nation multiethnique
Mutabazi, Eric

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )
  
 ·  Paradoxos interculturais na formação de professores indígenas do povo Kaingang
Santos, Jorge Alejandro; Battestin, Cláudia; Piovezana, Leonel

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre?
Raveleau, Benoît; Mammar, Sihem; Duperray, Paola

        · resumo em Português | Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )
  
 ·  A não inovação do programa Ensino Médio inovador
Nogueira, Silvia Cristina Conde; Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da; Gadelha, Thayná Gundin

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Les directeurs d’école primaire face aux situations qu’ils jugent complexes: une approche compréhensive des stratégies doubles
Villiers-Bouthéon, Laurence

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  Escolas como espaçostempos de políticas singulares de currículo e formação
Macedo, Roberto Sidnei

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico
Volpato, Gildo; Valle, Ione Ribeiro; Bianchetti, Lucídio

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica
Schlesener, Anita Helena

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tensionamentos entre estrutura e ação na sociologia da educação contemporânea: uma leitura comparativa entre Pierre Bourdieu e François Dubet
Silva, Thiago Delaíde da; Leistner, Rodrigo Marques

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Autonomia e autoridade científicas na educação: um campo dialógico e compreensivo
Colla, Rodrigo Avila

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O movimento de transição da Educação Rural para Educação do Campo: contradições e tensionamentos
Hoeller, Silvana Cassia; Miguel, Maria Elisabeth Blanck

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma política de formação de professores durante a recuperação democrática: o Instituto Nacional de Aperfeiçoamento e Atualização de Professores. Argentina 1987-1989
Southwell, Myriam; Mendez, Jorgelina

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar
Miranda, Claudia Furtado de; Martins, Pura Lucia Oliver; Vicentin, Ivana Suski; Torra, Carlos Henrique Martins

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )