SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.23 número70vol.24 número72 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

 

Sumário
Revista Teias vol.23 no.71 Rio de Janeiro out./dez 2022

 É sobre ser professor(a): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares
  
 ·  É SOBRE SER PROFESSOR(A): poéticas/pruridos de anunciação da formação docente nas políticas curriculares
Rodrigues, Ana Cláudia da Silva; Ferraço, Carlos Eduardo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  AYOLUWA, A ALEGRIA DE NOSSO POVO: o livro Olhos d’Água, um fermento para formação antirracista
Meira, Flávia Paola Félix; Oliveira, Julvan Moreira de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  QUANDO O CARTÓGRAFO VAI A CAMPO: travessias e poéticas de um jovem professor
Sales, Tiago Amaral

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  ENTRE PENSAMENTOS SOBRE PESQUISA E EXTENSÃO, DESDOBRAMENTOS CURRICULARES
Marques, Davina; Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O A-COM-TECER DO CURRÍCULO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO
Sales, Márcea Andrade; Carvalho, Maria Inez S. S; Sá, Maria Roseli G. B. de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA, PLURIEPISTÊMICA, DESCOLONIZADORA DE SABERES, INTERSECCIONAL É POSSÍVEL?
Lima, Fabiana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO MOVIMENTO DA INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO AMAZÔNICO AMAZONENSE
Menezes, Reinaldo Oliveira; Simas, Hellen Cristina Picanço

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BASE NACIONAL COMUM - FORMAÇÃO E CUIDADO DE SI: a (im)possibilidade de professorar
Costa, Mônica de Oliveira; Oliveira, Caroline Barroncas de; Aikawa, Monica Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (re)construindo sentidos e fazeres na educação para as relações étnico-raciais
Trancoso, Joelma dos Santos Rocha; Lucas, Juliana Melo Rodrigues; Pinto, Antonio Henrique

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  DESENTENDIMENTO NA POLÍTICA CURRICULAR: um problema de sentido
Scofano, Ricardo; Ranniery, Thiago

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O DESPERTAR PARA A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO: o que revelam as narrativas autobiográficas digitais
Moura, Késsia Mileny de Paulo; Franco, Sergio Roberto Kieling; Carvalho, Herli de Sousa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  (DES)ENCANTOS DA DOCÊNCIA NA PANDEMIA E A ALEGRIA COMO POTÊNCIA DE VIDA
Rosa, Rogério Machado; Moraes, Marta Corrêa de; Souza, Simone Vieira de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O CENÁRIO PANDÊMICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da experiência do Amazonas no ensino remoto
Oliveira, Kácia Neto de; Carvalho, Maria Aparecida Oliveira de; Dolzane, Maria Ione Feitosa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BRANQUITUDE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Marques, Tiago Soares; Campos, Deivison Moacir Cezar de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O IMPACTO DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DOCENTE E A QUEBRA DA AUTONOMIA DO(A) EDUCADOR(A): uma análise crítica à luz da perspectiva freiriana
Assis, Camilla Souza Ferreira Rubim de; Santos, Marcio Antonio Raiol dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  SOBRE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos, concepções e perspectivas
Fernandes, Geuciane Felipe Guerim; Ramos, Estéfani Dutra

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O LUGAR DOCENTE NA POLÍTICA CURRICULAR: um debate a partir dos Institutos Federais
Hentz, Isabel Cristina; Thiesen, Juares da Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  POLÍTICA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO: tecnologias da governamentalidade neoliberal
Dourado, Glhebia Gonçalves de Oliveira; Sales, Shirlei Rezende

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  BNCC E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: uma análise crítica às propostas de formação continuada
Vital, Soraya Cunha Couto; Urt, Sonia da Cunha

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O TEMPO DE APRENDER E OS EMBATES POLÍTICOS E CONCEITUAIS
Kappi, Ramona Graciela Alves de Melo; Mello, Darlize Teixeira de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos de Demanda Contínua
  
 ·  RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: discussão a partir da obra Anne de Avonlea
Bagio, Viviane Aparecida

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Rodrigues, Aline Santos Pereira; Sachinski, Gabriele Polato; Martins, Pura Lúcia Oliver

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: análise de oficinas formativas do Espaço Ciência InterAtiva
Santos, Carolina Barbosa dos; Pereira, Grazielle Rodrigues

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A CONSTITUIÇÃO DA CARREIRA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Oresten, Danielle Fátima Adada; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados gerados na tematização da prática
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos; Carvalho, Denise Alessi Delfim de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: o uso do aporte teórico de Stephen Ball
Silva, Divane Oliveira de Moura; Silva, Neide Menezes; Cunha, Katia Silva

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE NO BRASIL: qual educação bilíngue?
Reis, Jaqueline Nascimento da Silva; Barleta, Ilma de Andrade; Souza, Marina Mello de Menezes Felix de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO BRASIL: contribuições da educação como área de pesquisa.
Dias, Alder de Sousa; Abreu, Waldir Ferreira de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  FEEDBACKS E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: uma revisão de escopo
Cristofari, Anna Laura Kerkhoff; Irala, Valesca Brasil

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: limites e possibilidades
Silva, Najla Gama Passos; Viégas, Lygia de Sousa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A FORMAÇÃO PARA A PESQUISA: as disciplinas e o processo de orientação
Chimel, Luciane; Lima, Michelle Fernandes

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Elos
  
 ·  LA FORMACIÓN EN EL HACER: práctica docente en la educación de personas jóvenes y adultas
Blazich, Gladys Susana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Ensaios
  
 ·  SUBNOTIFICAÇÃO CENSITÁRIA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM 2020: desorganização ou descaso?
Brero, José Guilherme Degásperi; Rondini, Carina Alexandra

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenhas
  
 ·  EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Re)pensando o trabalho e os contextos profissionais
Jú, Jupter Martins de Abreu; Santos, Tito Marcos Domingues dos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )