A Revista |
| |
| · Carta ao Leitor
|
| |
Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil |
| |
| · Apresentação do Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil” Silva Júnior, João dos Reis
|
| |
| · Pandemia e educação superior no Brasil Mancebo, Deise
|
| |
| · A Personalidade Autoritária no Brasil em tempos de neoliberalismo e de Coronavírus Pucci, Bruno
|
| |
| · Bolsonarismo: a necropolítica brasileira como pacto entre fascistas e neoliberais Silva Júnior, João dos Reis; Fargoni, Everton Henrique Eleutério
|
| |
| · O obscurantismo bolsonarista, o neoliberalismo e o produtivismo acadêmico Duarte, Newton; Alves dos Santos, Silvia; Melo Duarte, Elaine Cristina
|
| |
| · Desconstruindo a educação superior, os direitos humanos e a produção científica: o bolsonarismo em ação Santos, Maria Rosimary Soares dos; Musse, Ricardo; Catani, Afrânio Mendes
|
| |
| · Autoritarismo de múltiplas faces no Brasil: antissemitismo, bolsonarismo e educação Gomes, Luiz Roberto
|
| |
| · O programa Future-se e o desmonte do financiamento público e da autonomia universitária Araújo, Rhoberta Santana de; Kato, Fabíola Bouth Grello; Chaves, Vera Lúcia Jacob
|
| |
| · O Pronera e a produção do conhecimento na formação de educadores e nas ciências agrárias: teoria e prática no enfrentamento ao bolsonarismo Molina, Mônica Castagna; Santos, Clarice Aparecida dos; Brito, Márcia Mariana Bittencourt
|
| |
| · Fascismo. O pior crime contra a democracia Martinez, Vinício Carrilho
|
| |
| · Impactos do Governo Bolsonaro em tempos de Coronavírus no Brasil Silva, Solange Pereira da
|
| |
| · Educação e a ditadura civil militar: as reformas educacionais e a teoria do capital humano (1964-85) Gomes, Marco Antônio de Oliveira; Souza, Marilsa Miranda de; Pita, Crislaine Aparecida; Zanelato, Italo Ariel
|
| |
| · Balbúrdia: a polissemia enquanto interpretante do confronto entre vozes sociais Boenavides, Débora Luciene Porto
|
| |
| · A universidade e a produção do conhecimento sobre violações aos direitos humanos Brennand, Edna Gusmão de Góes; Silva, Alexsander de Carvalho
|
| |
| · Discursos sobre as ciências humanas no bolsonarismo: da repetição à prática Alves, Alison Sullivan de Sousa; Silva, Francisco Vieira da
|
| |
| · A produção do inimigo ou destruição da alteridade: uma análise dos discursos de Jair Bolsonaro Paludo, Larissa Júlia; Fraga, Gerson Wasen
|
| |
| · A universidade pública em cenários neoliberais e fascistas: balbúrdias de resistência em tempos de Covid-19 Raic, Daniele Farias Freire; Cardoso, Marilete Calegari; Pereira, Socorro Aparecida Cabral
|
| |
| · Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate Silva, Hellen do Socorro de Araújo; Anjos, Maura Pereira dos; Molina, Mônica Castagna; Hage, Salomão Antônio Mufarrej
|
| |
| · “Meu twitter, minhas regras”: as pautas de costumes na educação bolsonarista Guimarães, Rafael Siqueira de; Oliveira, Cleber Rodrigo Braga de
|
| |
| · A lógica do capital financeiro e sua expressão educacional: a barbárie bolsonarista em ação Carvalho, Celso do Prado Ferraz de; Santos, José Eduardo de Oliveira
|
| |
| · Elinor Ostrom e suas contribuições para a coprodução do conhecimento científico Nápoli, Mariángela; Naidorf, Judith
|
| |
Artigos |
| |
| · Modos de viver, partilhar e construir experiências na Pedagogia Griô Pereira, Luciana de Araújo; Mota, Charles Maycon de Almeida; Silva, Fabrício Oliveira da
|
| |
| · Estratégias de aprendizagem e variáveis sociodemográficas de professores de licenciaturas Jeronymo, Gisele Fermino Demarque; Alliprandini, Paula Mariza Zedu
|
| |
| · Noções matemáticas (massa e volume) de crianças com síndrome de Down López-Mojica, J. Marcos; García, Argentina E. Noriega; Hernández, Cesar Martínez
|
| |
| · O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais Adams, Fernanda Welter; Alves, Scarlet Dandara Borges; Santos, Dayane Graciele dos; Nunes, Simara Maria Tavares
|
| |
| · Ensino de psicologia da educação nos cursos de pedagogia: uma análise nas universidades públicas paranaenses Gennari, Ana Paula Gonçalves Arantes; Blanco, Marília Bazan; Araújo, Roberta Negrão de
|
| |
| · Ensino de ditadura civil-militar em tempos de “Escola Sem Partido” Farias, José Aírton de; Oliveira, Danielle Rodrigues de
|
| |
| · Reflexões sobre preconceito e exclusão nas práticas corporais: narrativas de participantes de um projeto social Fabri, Eliane Isabel Julião; Ferreira, Lilian Aparecida
|
| |
| · A institucionalização do “jovem” como sujeito de políticas públicas no Brasil: o CONJUVE em cena Reis, Denise Maria; Ferreira, Vítor Sérgio; Lopes, Roseli Esquerdo
|
| |
| · Do positivismo ao positivismo jurídico: reverberações na formação do Bacharel em Direito Pereira, Ricardo Morais; Siquelli, Sônia Aparecida
|
| |
| · A Sofística no Discurso Filosófico e Educacional de Michel de Montaigne Carniel, Flávia Rocha; Cunha, Marcus Vinicius da
|
| |
| · Valorização dos profissionais ou desprofissionalização na educação infantil? “novas” e “velhas” representações do professor Moreira, Jani Alves da Silva; Saito, Heloísa Irie Toshie; Volsi, Maria Eunice França; Lazaretti, Lucinéia Maria
|
| |
| · Boas Práticas Educacionais sob a perspectiva dos Critérios de Excelência do PNQ Bernardino, Débora Carvalho; Zotes, Luís Perez
|
| |
| · Fazer filosófico no ensino médio: sentidos e desafios Almeida, Francis Silva de
|
| |
| · Funcionamento do atendimento educacional especializado na educação infantil: descrição da opinião de pais e professores Pacco, Aline Ferreira Rodrigues; Cia, Fabiana
|
| |
| · A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016) Sbrana, Maria de Fátima Costa; Albrecht, Evonir; Aguiar, Marcia
|
| |
| · Reflexões sobre a formação em educação física para atuação em saúde Soares, Stela Lopes; Araújo, Douglas Prado; Palácio, Diogo Queiroz Allen; Ferreira, Heraldo Simões; Martins, Neide Dourado; Moura, Anaísa Alves de; Brasil, Eveline Rufino; Romcy, Davi Moreira Lima
|
| |
| · Etnografia e Pesquisa Educacional a partir de Antropologia Interpretativa Oliveira, Amurabi
|
| |
| · Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática: um olhar para Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto - SP Malheiros, Ana Paula dos Santos; Souza, Lahis Braga; Peralta, Patrícia
|
| |
| · Alunos dotados de escolas com diferentes índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB) Oliveira, Roseli Figueiredo Correa de; Rangni, Rosemeire de Araújo
|
| |
| · Estudo acerca da adoção e implementação da política de cotas étnico-raciais na Universidade Estadual de Campinas Cristofoletti, Evandro Coggo; Cruz, Dayana Morais da; Dibbern, Thais Aparecida; Serafim, Milena Pavan
|
| |
| · O desenvolvimento da criação musical - cinco reflexões para a prática educativa em música Beling, Rafael; Nassif, Silvia Cordeiro
|
| |
| · Características do Instituto Nacional de Cinema Educativo: organização administrativa e categorização de suas narrativas Pereira, Lara Rodrigues
|
| |
| · Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores Behrens, Marilda Aparecida; Fedel, Tiago Reus Barbosa
|
| |
| · Descentramento Cultural na Educação Primária de Angola Curimenha, Marcelino Mendes
|
| |
| · Currículo do Ensino de Língua Inglesa e uso de tecnologias digitais previstos na BNCC Silva, Silvio Ribeiro da; Pacheco, Cinthia Alencar
|
| |
| · O estágio como práxis, a pedagogia e a didática: que relação é essa? Araújo, Osmar Hélio Alves
|
| |
| · Casos de ensino: narrativas de professores de Língua Espanhola de uma Instituição de Ensino Superior Duarte, André Frangulis Costa; Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa
|
| |
Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas |
| |
| · Apresentação do Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas André, Marli E. D. Afonso de; Passos, Laurizete Ferragut; Almeida, Patrícia Albieri de
|
| |
| · Tornar-se professor: o ordinário e o extraordinário formativo das professoralidades na educação profissional e tecnológica Miranda, Neurisângela Maurício dos Santos; Sales, Márcea Andrade
|
| |
| · Programas de indução que mantêm os novos professores ensinando e melhorando Wong, Harry K.
|
| |
| · Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos Souza, Ana Paula Gestoso de; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
|
| |
| · Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades Cruz, Giseli Barreto da; Farias, Isabel Maria Sabino de; Hobold, Márcia de Souza
|
| |
| · As pesquisas sobre professores iniciantes: uma revisão integrativa Almeida, Patrícia Cristina Albieri de; Reis, Adriana Teixeira; Gomboeff, Ana Lucia Madsen; André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
|
| |
| · Necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica: conceitos, concepções e revisão de literatura Sousa, Sandra Novais; Rocha, Simone Albuquerque da; Oliveira, Marli Amélia Lucas de; Franco, Maria Joselma do Nascimento
|
| |
| · Professores iniciantes em escolas de periferia: desafios da “sobrevivência” na sala de aula Silva, Fátima Maria Rodrigues Chagas da; Moreira, Laélia Portela
|
| |
| · Condições de trabalho no início da docência: elementos constituintes e repercussões no desenvolvimento profissional Rigolon, Walquiria de Oliveira; Príncepe, Lisandra; Pereira, Rodnei
|
| |
| · As necessidades formativas do professor iniciante: os desafios da diversidade na escola Leão, Andreza Marques de Castro; Carneiro, Rita de Kássia Cândido; Bulzoni, Ana Maura Martins Castelli
|
| |
| · O isolamento docente e seus condicionantes no início da docência em ciências Amorim, Mariana Barbosa de; Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
|
| |
| · Professores universitários iniciantes: entre caminhos individuais e responsabilidades coletivas Santos, Marcos Henrique Almeida dos; Sordi, Mara Regina Lemes De
|
| |
| · Comunidades de Aprendizagem e práticas colaborativas nos processos de inserção profissional Passos, Laurizete Ferragut; Andrade, Maria de Fátima Ramos de; Aparicio, Ana Silvia Moço; Costa, Elana Cristiana dos Santos
|
| |
| · Formadores de professores: conceito, contextos e perspectivas de atuação em processos de indução à docência Ambrosetti, Neusa Banhara; Lima, Francine de Paulo Martins; Signorelli, Glaucia; Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa
|
| |
| · Uma professora em início de carreira: narrativas sobre as tensões em seu desenvolvimento profissional Anjos, Daniela Dias dos; Nacarato, Adair Mendes
|
| |
| · Políticas de indução para professores iniciantes: a experiência chilena e os desafios para América Latina Beca, Carlos Eugenio; Boerr, Ingrid
|
| |
Dossiê Educação e Mídias Digitais |
| |
| · Formação inicial do pedagogo para integrar as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso Marfim, Lucas; Pesce, Lucila
|
| |
| · Cultura da leitura e escrita em práticas mídia-educativas nas escolas municipais do Rio de Janeiro Sá, Patrícia Teixeira de; Fonseca, Mirna Juliana Santos; Machado, Carla Silva
|
| |
| · Por que professores utilizam vídeos como mediadores no processo de aprendizagem? Pereira, Bianca Cassola; Fernandes, Hylio Laganá
|
| |
| · O uso do vídeo como inovação didática na aula de filosofia em uma escola pública da comunidade de Coronel (Chile) Vigueras, Iván Rivera; Barra, Alejandra Nocetti de la
|
| |
| · Apresentação Fernandes, Hylio Laganá; Caron, Monica Filomena; Silva, Maria Aparecida Alves da
|
| |
| · Recurso educacional aberto: saberes necessários sobre Notificação Compulsória Silva, Geraedson Aristides da; Teixeira, Geraldo Magella; Lucena, Kerle Dayana Tavares de
|
| |
| · Affordances da formação de professores de línguas na era digital Finardi, Kyria Rebeca; Junior, Carlos Alberto Hildeblando; Guimarães, Felipe Furtado
|
| |
| · Práticas com TIC, segundo alunos e professores de uma escola de Honduras Cevallos Martínez, Gabriel Francisco; Sabillón, Cinthia Margarita; Ficoseco, Verónica Sofía
|
| |
| · Entrevista com Nadine Vicenten e Marnie Gelbart: Mídias e Educação: o que o pgEd tem para nos dizer? Fonseca, Fabíola Simões Rodrigues da
|
| |
| · Interações, teorias e a massificação: estudo de caso da implantação de sala master em EaD Munhoz, Antonio Siemsens; Machado, Dinamara Pereira
|
| |
| · Entrevista com Michael Cole: cognição, tecnologias digitais e aprendizagens na perspectiva da psicologia histórico-cultural Eisenberg, Zena; Duarte, Rosália
|
| |
| · A cultura visual e a técnica em imagens produzidas por estudantes de cursos de licenciatura Gouvêa, Guaracira
|
| |
| · As perspectivas de tecnologia dos educadores em formação: valores em disputa Espíndola, Marina Bazzo de; Cerny, Rosely Zen; Xavier, Rachel Seixas
|
| |
| · Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal Martins Junior, Luiz; Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; Frozza, Marcia Vidal Candido
|
| |
| · Desenho animado e imaginário infantil de massa: narrativas, mito e mídias na mediação escolar Odinino, Juliane Di Paula Queiroz; Souza, Gustavo José Assunção de
|
| |
| · A Educação Ambiental mediada pelas tecnologias da informação e comunicação no Instituto Federal do Amazonas - Campus Humaitá Barba, Clarides Henrich de; Lopes, Ana Paula Batista
|
| |
| · O papel das mídias digitais e da literacia digital na educação não-formal em saúde Yamaguchi, Mirian Ueda; Barros, Josiane Kelly de; Souza, Rosane Clys de Barros; Bernuci, Marcelo Picinin; Oliveira, Leonardo Pestillo de
|
| |
| · A utilização de vídeos do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem Nagumo, Estevon; Teles, Lúcio França; Silva, Lucélia de Almeida
|
| |