SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.25 número2vol.26 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949

 

Sumário
Rev. Reflex vol.25 no.3 Santa Cruz do Sul set./dez. 2017

 Apresentação
  
 ·  Apresentação
Moretti, Cheron Zanini; Viegas, Moacir Fernando

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Apresentação do Dossiê
  
 ·  Apresentação
Celio Sobrinho, Reginaldo; Sarat, Magda; Ramírez Osorio, Yolida Yajasiel

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METOLÓGICAS
  
 ·  Pesquisa em educação: desafios teórico-metodológicos e contribuições da perspectiva bakhtiniana
Vieira, Maria Nilceia Andrade; Côco, Valdete; Ventorim, Silvana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A análise microgenética como método nas pesquisas em educação na abordagem histórico-cultural
Tomio, Daniela; Schroeder, Edson; Adriano, Graciele Alice Carvalho

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A contribuição da teoria ator-rede para as pesquisas em educação
Branquinh, Fátima Teresa Braga; Lacerda, Fátima Kzam Damaceno de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estudos com os cotidianos e as rodas de conversação: pesquisa político-poética em educação
Reis, Graça; Gonçalves, Rafael Marques; Ribeiro, Tiago; Rodrigues, Allan

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A cartografia no jardim do agora: considerações teórico-metodológicas numa pesquisa com professoras de ciências
Barbosa, Daniela Beraldo

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma abordagem cartográfica para a infância: mediação cultural e construção de sentidos
Viana, Daniela Cristina; Pillotto, Silvia Sell Duarte; Voigt, Jane Mery Richter

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva teórico-metodológica: produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto
Pantaleão, Edson; Celio Sobrinho, Reginaldo; Gomes, Nubia Rosetti do Nascimento

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pesquisa com profissionais da educação básica e políticas públicas de formação continuada: diálogos pertinentes?
Novais, Gercina Santana; Nunes, Silma do Carmo; Ribeiro, Andréa Porto; Oliveira, Cleber Ferreira

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa em política educacional: do planejamento ao metatexto
Pereira, Ricardo Inocêncio; Heinzle, Marcia Regina Selpa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A hermenêutica de Ricœur no contexto das histórias de vida
Sanches, Roberto; Conte, Elaine

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa
Alencar, Edvonete Souza de; Almouloud, Saddo Ag

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Peba: a arte e a pesquisa em educação
Carvalho, Carla; Immianovsky, Charles

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Narrativas escritas: o que ‘narram’ as formandas de pedagogia sobre suas aprendizagens acerca das infâncias durante a graduação
Lima, Samantha Dias de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os protocolos de leitura como suporte teórico-metodológico para análise na história da educação
Sá, Elizabeth Figueiredo de; Albuquerque, Dálete Cristiane Silva Heitor de; Quintero, Sara Evelin Urrea

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A atividade orientadora de ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas
Panossian, Maria Lucia; Marco, Fabiana Fiorezi de; Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira; Souza, Flávia Dias de; Moretti, Vanessa Dias

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão
Vieira, Camila Mugnai; Omote, Sadao

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: “educação e tecnologias” em questão
Moraes, Moema Gomes; Peixoto, Joana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O estado da arte sobre a formação de pesquisadores no espaço grupal
Foletto, Denize da Silveira; Isaia, Silvia Maria de Aguiar

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos do Fluxo
  
 ·  A construção de indicadores de emancipação na metodologia de pesquisa qualitativa em educação
Adams, Telmo; Gasparoni, Caroline Lisian

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A filosofia no ensino médio: da instituição da disciplina ao desafio da experiência educativa no material didático
Palhano, Tânia Rodrigues; Baptista, Maria das Graças de Almeida

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Identidade do professor: uma reconceitualização com base no referencial do empoderamento
Barbosa, Manuel Gonçalves

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pedagogia do sensível. Subjetividades encarnadas na escola.
Planella Ribera, Jordi

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )