Artigos |
| |
| · Enunciados em propostas de ensino-pesquisa-extensão em cursos de física a distância: para além dos conteúdos, os discursos Ferreira, Marcello; Loguercio, Rochele de Quadros
|
| |
| · Formação de professores e representações sobre Saúde: Caminhos para a Educação em Saúde desde uma perspectiva crítica Garelli, Fernando; Mengascini, Adriana; Cordero, Silvina; Dumrauf, Ana
|
| |
| · Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras Sousa, Polliane Santos de; Gehlen, Simoni Tormöhlen
|
| |
| · História e filosofia da ciência na educação científica: para quê? Damasio, Felipe; Peduzzi, Luiz O. Q.
|
| |
| · Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências Cortes Junior, Lailton Passos; Sá, Luciana Passos
|
| |
| · Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga
|
| |
| · O laboratório de química como lócus de experiências formativas Zuin, Vânia Gomes; Zuin, Antônio Álvaro Soares
|
| |
| · Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos Araújo-Jr, Antônio; Avanzi, Maria Rita; Gastal, Maria Luiza
|
| |
| · A pesquisa na formação em exercício de professores de ciências e biologia Oliveira, Dekarla Xisto; Chapani, Daisi Teresinha
|
| |
| · Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivo Pereira, Grazielle Rodrigues; Paula, Livia Mascarenhas de; Paula, Lilian Mascarenhas de; Coutinho-Silva, Robson
|
| |
| · O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível Gramowski, Vilmarise Bobato; Delizoicov, Nadir Castilho; Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
|
| |
| · Affordances dos materiais como indutores de equívocos durante experimentos para o ensino de física Laburú, Carlos Eduardo; Silva, Osmar Henrique Moura da; Zômpero, Andreia de Freitas
|
| |
| · Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio Zambon, Luciana Bagolin; Terrazzan, Eduardo Adolfo
|
| |
| · Significados atribuídos ao tema “mudanças climáticas” em livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental II aprovados pelo PNLD de 2014 Rumenos, Nijima Novello; Silva, Luciano Fernandes; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
|
| |
| · O mestrado profissional em ensino de física da UFRGS: reconstrução de uma história Barolli, Elisabeth; Villani, Alberto; Maia, Juliana de Oliveira
|
| |
| · Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas Ferraz, Arthur Tadeu; Sasseron, Lúcia Helena
|
| |
| · Os sistemas de avaliação em larga escala e seus resultados: o PISA e suas possíveis implicações para o ensino de ciências Pizarro, Mariana Vaitiekunas; Junio, Jair Lopes
|
| |
| · Jogos tipo “bean bag” em aulas de evolução Ferreira, Maíra da Silva Navarro; Silva, Edson Pereira da
|
| |
| · Reflexões de um grupo de professores acerca do melhoramento genético humano a partir de discussões de textos de divulgação científica Schneider, Eduarda Maria; Meglhioratti, Fernanda Aparecida; Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
|
| |
| · Formação deprofessores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso Baptista, Geilsa Costa Santos; Nascimento, Janaina Gelma Alves do
|
| |
| · Ciência e TV: estudo sobre a programação da rede Record Carvalho, Vanessa Brasil de; Massarani, Luisa; Ramalho, Marina; Amorim, Luis; Malcher, Maria Ataide
|
| |
| · A implementação da história da ciência no ensino de física: uma reflexão sobre as implicações do cotidiano escolar Vital, Abigail; Guerra, Andreia
|
| |
| · A prática pluralista na formação inicial de professores de física Pereira, Ricardo Francisco; Fusinato, Polônia Altoé; Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
|
| |
| · Conhecimento didático do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir dos desenhos curriculares Parga-Lozano, Diana Lineth; Denari, Gabriela Bueno; Cavalheiro, Gabriela Castro Silva
|
| |
| · Atividades experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental: análise em um contexto com estudante cego Biagini, Beatriz; Gonçalves, Fábio Peres
|
| |
| · Um levantamento em larga escala das concepções de natureza da ciência de graduandos de biologia brasileiros e os possíveis elementos formativos associados Azevedo, Nathália Helena; Scarpa, Daniela Lopes
|
| |
| · Proposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo Abreu, Josyane Barros; Freitas, Nadia Magalhães da Silva
|
| |
| · Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial Halmenschlager, Karine Raquiel; Camillo, Juliano; Fernandes, Carolina do Santos; Mônaco, Graziela Del; Brick, Elizandro Maurício
|
| |
| · Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino Lima, Guilherme da Silva; Giordan, Marcelo
|
| |
| · Concepções de cidadania na educação em ciências: o que dizem os projetos político-pedagógicos e os professores de Escolas Municipais de Petrópolis - RJ Kreuger, Sarah Berrios; Ramos, Paula
|
| |
| · Educação em ciências e matemática: a função da linguagem no contexto da sala de aula Kripka, Rosana Maria Luvezute; Quadros, Everton Luís Luz de; Oliveira, Rosane Alves Pretto de; Ramos, Maurivan Güntzel
|
| |
| · Parecia mesmo um grupo estrambótico: (re)negociações identitárias na participação em comunidades de prática Silva, Patrícia Petitinga; Oliveira, Andréia Maria Pereira de; Souza, Elizeu Clementino de
|
| |
Resenha |
| |
| · BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. (Tradução Afonso Celso da Cunha Serra). 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 104 p. Feitosa, Raphael Alves
|
| |
| · MAYER, Richard E. Multimedia Learning, 2ª ed. New York: Cambridge University Press, 2009. Silva, André Coelho da
|
| |