SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.18 número3vol.20 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

 

Sumário
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. vol.19  Belo Horizonte jan./dez. 2017

 Artigos
  
 ·  Enunciados em propostas de ensino-pesquisa-extensão em cursos de física a distância: para além dos conteúdos, os discursos
Ferreira, Marcello; Loguercio, Rochele de Quadros

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação de professores e representações sobre Saúde: Caminhos para a Educação em Saúde desde uma perspectiva crítica
Garelli, Fernando; Mengascini, Adriana; Cordero, Silvina; Dumrauf, Ana

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisas brasileiras
Sousa, Polliane Santos de; Gehlen, Simoni Tormöhlen

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  História e filosofia da ciência na educação científica: para quê?
Damasio, Felipe; Peduzzi, Luiz O. Q.

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências
Cortes Junior, Lailton Passos; Sá, Luciana Passos

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias
Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O laboratório de química como lócus de experiências formativas
Zuin, Vânia Gomes; Zuin, Antônio Álvaro Soares

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos
Araújo-Jr, Antônio; Avanzi, Maria Rita; Gastal, Maria Luiza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A pesquisa na formação em exercício de professores de ciências e biologia
Oliveira, Dekarla Xisto; Chapani, Daisi Teresinha

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica: impacto do programa formativo de um museu de ciência a partir do viés crítico-reflexivo
Pereira, Grazielle Rodrigues; Paula, Livia Mascarenhas de; Paula, Lilian Mascarenhas de; Coutinho-Silva, Robson

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível
Gramowski, Vilmarise Bobato; Delizoicov, Nadir Castilho; Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Affordances dos materiais como indutores de equívocos durante experimentos para o ensino de física
Laburú, Carlos Eduardo; Silva, Osmar Henrique Moura da; Zômpero, Andreia de Freitas

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio
Zambon, Luciana Bagolin; Terrazzan, Eduardo Adolfo

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Significados atribuídos ao tema “mudanças climáticas” em livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental II aprovados pelo PNLD de 2014
Rumenos, Nijima Novello; Silva, Luciano Fernandes; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O mestrado profissional em ensino de física da UFRGS: reconstrução de uma história
Barolli, Elisabeth; Villani, Alberto; Maia, Juliana de Oliveira

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas
Ferraz, Arthur Tadeu; Sasseron, Lúcia Helena

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os sistemas de avaliação em larga escala e seus resultados: o PISA e suas possíveis implicações para o ensino de ciências
Pizarro, Mariana Vaitiekunas; Junio, Jair Lopes

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Jogos tipo “bean bag” em aulas de evolução
Ferreira, Maíra da Silva Navarro; Silva, Edson Pereira da

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Reflexões de um grupo de professores acerca do melhoramento genético humano a partir de discussões de textos de divulgação científica
Schneider, Eduarda Maria; Meglhioratti, Fernanda Aparecida; Soares, Alexandre Sebastião Ferrari

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Formação deprofessores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso
Baptista, Geilsa Costa Santos; Nascimento, Janaina Gelma Alves do

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ciência e TV: estudo sobre a programação da rede Record
Carvalho, Vanessa Brasil de; Massarani, Luisa; Ramalho, Marina; Amorim, Luis; Malcher, Maria Ataide

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A implementação da história da ciência no ensino de física: uma reflexão sobre as implicações do cotidiano escolar
Vital, Abigail; Guerra, Andreia

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A prática pluralista na formação inicial de professores de física
Pereira, Ricardo Francisco; Fusinato, Polônia Altoé; Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conhecimento didático do conteúdo de professores de ciências da natureza e matemática: análise a partir dos desenhos curriculares
Parga-Lozano, Diana Lineth; Denari, Gabriela Bueno; Cavalheiro, Gabriela Castro Silva

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Atividades experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental: análise em um contexto com estudante cego
Biagini, Beatriz; Gonçalves, Fábio Peres

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Um levantamento em larga escala das concepções de natureza da ciência de graduandos de biologia brasileiros e os possíveis elementos formativos associados
Azevedo, Nathália Helena; Scarpa, Daniela Lopes

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Proposições de inovação didática na perspectiva dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo
Abreu, Josyane Barros; Freitas, Nadia Magalhães da Silva

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial
Halmenschlager, Karine Raquiel; Camillo, Juliano; Fernandes, Carolina do Santos; Mônaco, Graziela Del; Brick, Elizandro Maurício

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino
Lima, Guilherme da Silva; Giordan, Marcelo

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Concepções de cidadania na educação em ciências: o que dizem os projetos político-pedagógicos e os professores de Escolas Municipais de Petrópolis - RJ
Kreuger, Sarah Berrios; Ramos, Paula

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação em ciências e matemática: a função da linguagem no contexto da sala de aula
Kripka, Rosana Maria Luvezute; Quadros, Everton Luís Luz de; Oliveira, Rosane Alves Pretto de; Ramos, Maurivan Güntzel

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Parecia mesmo um grupo estrambótico: (re)negociações identitárias na participação em comunidades de prática
Silva, Patrícia Petitinga; Oliveira, Andréia Maria Pereira de; Souza, Elizeu Clementino de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenha
  
 ·  BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. (Tradução Afonso Celso da Cunha Serra). 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 104 p.
Feitosa, Raphael Alves

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  MAYER, Richard E. Multimedia Learning, 2ª ed. New York: Cambridge University Press, 2009.
Silva, André Coelho da

        · texto em Português     · Português ( pdf )