Editorial |
| |
| · CELEBRANDO 25 ANOS DA REVISTA ENSAIO: UM RESGATE DE NOSSA TRAJETÓRIA E NOVOS HORIZONTES MENDONÇA, PAULA CRISTINA CARDOSO; FRANCO, LUIZ GUSTAVO
|
| |
| · DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES Azevedo, Nathália Helena; Mendonça, Paula Cristina Cardoso
|
| |
| · O papel das revistas científicas na ética em pesquisa Massi, Luciana; Silva, Rosana Louro Ferreira
|
| |
Artigo |
| |
| · AUTORREGULAÇÃO ACADÊMICA COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE DA INTENÇÃO DE PERSISTIR: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA Franco, Bianca Vasconcelos do Evangelho; Espinosa, Tobias; Heidemann, Leonardo Albuquerque
|
| |
| · CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA Massarani, Luisa; Aguiar, Bruna Ibañes; Scalfi, Graziele; Reznik, Gabriela; Luz, Rafael Velloso
|
| |
| · BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA Gomes, Stephanie Silva Weigel; Francisco Junior, Wilmo Ernesto
|
| |
| · EVIDÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPLEXO POR MEIO DA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS EM AULAS DE QUÍMICA: UMA JORNADA TEMÁTICA REFLETINDO SOBRE O PROBLEMA DOS PLÁSTICOS NOS OCEANOS Pitanga, Ângelo Francklin
|
| |
| · ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE UMA NEOCIÊNCIA UBUESCA Dalmoro, Isabel Cristina; Santos, Suelen Assunção
|
| |
| · REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS Dias, Thiago Leandro da Silva; Arteaga, Juan Manuel Sánchez
|
| |
| · PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; Silva, Natanael Charles da
|
| |
| · UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Gonçalves, Bárbara Mulè; Aguiar, Joana Guilares de
|
| |
| · EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA JUSTIÇA SOCIAL: DISCUTINDO ATORES INVISIBILIZADOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA Mazzarella, Aline; Schiffer, Hermann; Guerra, Andreia
|
| |
| · EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas Menezes, Naiara Silva; SiqueiraI, Maxwell
|
| |
| · MÚSICAS POPULARES NO ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO: RUPTURA DE ESTEREÓTIPOS E RACISMO CIENTÍFICO Freitas, Joana Lúcia Alexandre de
|
| |
| · O papel do problema nas questões sociocientíficas e na dinâmica discursiva da sala de aula Giordan, Marcelo; Gomes, Gabriel Saraiva
|
| |
| · AS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CURITIBA EM UMA PERSPECTIVA ECOFENOMENOLÓGICA Becher, Rosimeri; Iared, Valéria Ghisloti
|
| |
| · Memória e Construção de Significados Sobre Substância Química: Uma Análise a Partir da Teoria da Rememoração Silva, João R. R. Tenório da
|
| |
| · Argumentação e seu uso em sala de aula: Concepções de professores de Química do Ensino Superior Macie, Belém Júrcia Violeta; Arruda, Sergio de Mello; Passos, Marinez Meneghello
|
| |
| · Análise de atividades de investigação produzidas por licenciandos em Ciências Biológicas: implicações para formação docente Sodré, Jonas Souza; Zompero, Andréia de Freitas; Rodrigues, Isilda Teixeira
|
| |
| · BIODIVERSIDADES LOCAIS COMO ELEMENTOS INTERCULTURAIS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS DISCURSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS Rédua, Laís de Souza; Kato, Danilo Seithi
|
| |
| · ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO PARA A SUA PROMOÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Fernandes, Iury Henrique; Santos, Danilo Lopes
|
| |
| · PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA HUMANIZADORA PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRINCÍPIOS Costa, David Gadelha da; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
|
| |
| · CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA Paoli, Joanna de; Machado, Patrícia Fernandes Lootens
|
| |
| · A presença e o tratamento da evolução humana nos PCN e na BNCC do ensino fundamental: uma análise comparativa Santos, William Rossani dos
|
| |
| · A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA EM UM CONTEXTO DE DUPLA MODALIDADE: ALGUNS DESENCONTROS Lima, Augusto Cesar Araujo; Bozelli, Fernanda Cátia
|
| |
| · TURVAMENTO ENTRE FICÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado de; Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
|
| |
| · MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO PARA APRENDER CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA NACIONAL BIZERRA, AYLA MÁRCIA CORDEIRO; Villagrá, Jesus Angel Meneses
|
| |
| · EPISTEMOLOGIA SOCIAL E DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Pereira, Aldo Aoyagui Gomes; Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça
|
| |
Perspectivas |
| |
| · ARTIGO-PARECER: DE QUE CIDADANIA ESTAMOS FALANDO? UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA Carnio, Michel Pisa
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA CORDEIRO, MARINÊS DOMINGUES
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA Calazans, Marcos Moraes
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: NOTAS METODOLÓGICAS INTRODUTÓRIAS PARA PENSAR A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: O QUE ESTAMOS PROCURANDO QUANDO FAZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA? Messeder Neto, Hélio da Silva
|
| |
| · ARTIGO PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS Barcellos, Marcilia Elis
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS PARA UMA NEOCIÊNCIA UBESCA Guerra, Andreia
|
| |
| · ARTIGO-PARECER: O PAPEL DO PROBLEMA NAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E NA DINÂMICA DISCURSIVA DA SALA DE AULA
|
| |
Errata |
| |
| · Errata
|
| |