Dossier: Philosophy and Childhood: Theory and Practice |
| |
| · Philosophy and childhood: theory and practice demozzi, silvia; zanetti, luca
|
| |
| · Deontologia educacional na comunidade de investigação filosófica Demozzi, Silvia; Ilardo, Marta
|
| |
| · O bebê filosófico e a oralidade socrática Cosentino, Antonio
|
| |
| · O paradoxo da filosofia para crianças e como resolvê-lo Kasmirli, Maria
|
| |
| · Improvisando indagação em comunidade: o perfil do professor Zorzi, Eleonora; Santi, Marina
|
| |
| · A criança e o currículo de filosofia para crianças (fpc) Oliverio, Stefano
|
| |
| · Possíveis conexões entre o método montessori e a filosofia para crianças Scarpini, Mariangela
|
| |
| · Por que estou aqui? Os desafios de explorar as questões existenciais das crianças na comunidade de investigação Zanetti, Luca
|
| |
| · Filosofia (e argumentação) para crianças: algumas reflexões para o ensino fundamental Scipione, Lucia
|
| |
Artigos |
| |
| · O insulto da feiura na escola: insurreições contra o capital Roseiro, Steferson Zanoni; Carvalho, Janete Magalhães
|
| |
| · Mapeando preconceito de identidade: locais da injustiça epistêmica na filosofia para/com crianças Elicor, Peter Paul Ejera
|
| |
| · De silenciar a literatura infantil à tentativa de aprender com ela: mudando as visões dos livros ilustrados no movimento de fpc Khosronejad, Morteza; Shokrollahzadeh, Soudabeh
|
| |
| · Diálogo filosófico com crianças sobre questões sociais complexas: um debate sobre textos e práticas Williams, Steve
|
| |
| · Lipman e a filosofia para crianças: cultivo “do” pensamento ou cultivo de “um” pensamento? Pereira, Diego Bertoldo; Paiva, Wilson Alves de
|
| |
| · Filosofia e crianças: para ou com? Castillo, Vania Alarcón
|
| |
| · Ética da atenção nos projetos de ajuda a infância: novos desafios Kalatehjafarabadi, Tahereh Javidi
|
| |
| · A “pluma”: corporalidades que desafiam a normatividade no ambiente escolar Contreras-Salinas, Sylvia; Pavelic, Mónica Ramírez
|
| |
| · A infância de ensinar e aprender: inventando com e como criança a arte de ser professor Cunha, Mauro Britto; Paiva, Jair Miranda de
|
| |
| · Ensino a filosofia Um olhar a partir da perspectiva do aprender Espinel, Oscar
|
| |
| · Filosofia (não apenas) com crianças: ouvindo, cuidando, escrevendo, transmitindo Farrán, Roque
|
| |
| · Cultivando a ética e a consciência da dívida de oposição: filosofia para / com crianças como contra-conduta na economia da dívida neoliberal Wozniak, Jason Thomas
|
| |
| · O enigma na psique coletiva indiana em relação ao ensino de filosofia nas escolas Venkatasubramanian, Arvind
|
| |
| · Pensamento, experiência e o tempo do ócio na educação infantil Venturini, Gabriela; Schuler, Betina
|
| |
| · A experiência de pensar conceitos e o filosofar na infância na perspectiva de matthew lipman Alves, Sandra dos Santos; Muraro, Darcísio Natal
|
| |
Dossier: estudos da infância: politizações e estesias |
| |
| · Apresentação - Infância, politizações e estesias: as vivências das crianças e os lugares que ocupam no mundo atual Olarieta, Beatriz Fabiana; Silva, Conceição Firmina Seixas; Gomes, Lisandra Ogg
|
| |
| · A formação continuada e a experiência ética do corpo na produção do currículo da educação infantil Lopes, Sammy
|
| |
| · Ação de desenhar na infância como iniciação aos segredos do mundo Richter, Sandra Regina Simonis; Murillo, Márcia Vilma
|
| |
| · Denúncias e pronúncias: estudos afroperspectivistas sobre infâncias e educação das relações étnico-raciais Noguera, Renato
|
| |
| · Infância, impulso e devir criativo. Aproximações nietzscheanas Coronado, Juan Pablo Alvarez
|
| |
| · Da proteção à instrução: mobilizações prático-discursivas em torno da infância nos debates sobre gênero e sexualidade na educação Mattos, Amana Rocha; Cavalheiro, Rafael
|
| |
| · Crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo Cunha, Sandra Mara da
|
| |
| · Crianças e guerra: as balas perdidas! Abramowicz, Anete
|
| |
| · Uma atitude epistêmica: acolher a infância Oliveira, Paula Ramos de; Badia, Denis Domeneghetti
|
| |
| · Infância, cultura visual e educação Hoffmann, Adriana; Cassino, Helenice
|
| |
| · Costurando tapetes de histórias - quando as crianças assumem os enredos, um fazer artesanal Fossaluza, Daniela
|
| |
| · Infâncias, cidade e relações intergeracionais na vida cotidiana Tavares, Maria Tereza Goudard
|
| |
| · Entre cercas, brincadeiras e feitiços: os conflitos e as apropriações do território por crianças e jovens quilombolas Perez, Beatriz Corsino
|
| |
| · “Os dentes afiados da vida preferem a carne na mais tenra infância”: etnocartografar com olhos de besta Melo, Marcos Ribeiro de; Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de; Souza Neto, Edson Augusto de
|
| |
Pesquisas/Experiências |
| |
| · injustiça hermenêutica e terceirização da mão-de-obra infanto-feminina doméstica Abakedi, Dominic Effiong; Iwuagwu, Emmanuel Kelechi; Egbai, Mary Julius
|
| |
| · Corpo, presença e distância no ensino da filosofia. Exploração educativa durante o distanciamento social. Manchini, Nigel
|
| |