Artigos |
| |
| · Afeto e investigação filosófica com crianças wolf, arthur c.
|
| |
| · “Educar crianças para a sabedoria”: reflexão sobre a abordagem de comunidade de investigação da filosofia para crianças a partir da alegoria da caverna de platão alvarez-abarejo, cathlyne joy
|
| |
| · Filosofia para crianças: semente ético-política para uma cultura de paz a partir de um pensamento polivalente Moreno, Carlos Fernando Velasco
|
| |
| · Malditas invasões curriculares! roseiro, steferson zanoni; gonçalves, nahun thiaghor lippaus pires; delboni, tania mara zanotti guerra frizzera
|
| |
| · a pergunta criança: dissonâncias entre a ordem explicativa e a afirmação vital visaguirre, leonardo javier; Quiroz, maría milena
|
| |
| · infâncias, juventudes e sexualidades na escola em tempos de neoconservadorismo e pós-fascismo acosta, tássio; gallo, sílvio
|
| |
| · olhando os dentes de um cavalo de Tróia: problematizando a esperança de reforma social da filosofia com/para crianças através da história da raça e da educação nos eua wurtz, jonathan
|
| |
| · interrogações sobre as materialidades e objetivos político-pedagógicos do escolar, nascidas na prática do filosofar com crianças shapiro, carmina
|
| |
| · infâncias, identidades digitais e escola: da inclusão de tecnologias à colocá-las sobre a mesa brailovsky, daniel; menchón, ángela
|
| |
| · medindo a qualidade do diálogo filosófico: um instrumento de avaliação de alta inferência para a pesquisa e a formação de professores Bernhard, deborah; helbling, dominik
|
| |
| · os currículos da educação infantil e o problema da participação lopes, sammy w.; carvalho, janete m.
|
| |
| · conceitualizando a pedagogia do pensamento crítico na formação de professores moodley, désireé eva; chetty, rajendra
|
| |
| · a escrita e a oralidade na escola como potência na formação humana: conversações entre kopenawa, sêneca e filosofia com crianças schuler, betina; campesato, maria alice gouvêa
|
| |
| · devir-violão: um desafio (à filosofia e à educação) da infância barreira, fulvio; paiva, jair miranda de
|
| |
| · pensamento multidimensional: rumo a uma compreensão mais complexa e humana da racionalidade alonso, césar augusto mora; rivera, bibiana judith cruz
|
| |
| · atitudes dos professores face à filosofia com e para crianças vila, maría miguélez; raposo-rivas, manuela
|
| |
| · pesquisando em filosofia e infância: trajetórias, multiplicidades e começos. o(a) pesquisador(a) como a potência de um olhar quiroga, karen julieth chacón; cortés, óscar pulido
|
| |
| · movimentos e efeitos da palavra: uma reflexão sobre as narrativas de/sobre crianças no contexto escolar silva, conceição firmina seixas; Cavalcante, erika xavier guedes
|
| |
| · ondas de murmúrios cintilantes na vida cotidiana: brincando entre idades haynes, joanna; carvalho, magda costa; johansson, viktor m.; almeida, tiago; peach, lois; wickett, karen; blandon, claudia; bush, emma; wolf, arthur c.; petropoulos, georgios; reynolds, rose-anne; caetano-silva, giovanna; paal, kathrin; khosa, bakhtawar; hannam, patricia; oester-barkey, hanna; landau, dani; andrews, mandy; georgeson, jan
|
| |
| · a política da skholé: repensando o caráter político da educação escolar a partir de jacques rancière vargas-pellicer, josé miguel; masschelein, jan; simons, maarten
|
| |
| · o ideal de cidadania democrática no projeto de filosofia para crianças de matthew lipman rivera, bibiana judith cruz; alonso, césar augusto mora
|
| |
dossier: "confronting adultcentrism in educational philosophies and institutions" |
| |
| · confrontando o adultocentrismo: intervenções criancistas e decoloniais em filosofias e instituições educativas biswas, tanu; rollo, toby
|
| |
| · pode a escola se tornar uma instituição não-adultista? liebel, manfred; meade, philip
|
| |
| · colonialidade da educação infantil: análise crítica das práticas pedagógicas em uma instituição em contexto periférico silva, otavio henrique ferreira da
|
| |
| · o lugar dos bebês no confronto com o adultocentrismo: possibilidades a partir da cartografia e da filosofia da diferença chaves, vanessa vanin; vicenzi, vinicius bertoncini
|
| |
| · quem está cansado de michel foucault? pensando a relação entre a produção da infância e a decolonialidade a partir da perspectiva foucaultiana roland, elsa; iacobino, serena
|
| |
| · “com amor”: o legado colonial da pornografia pedófila racializada no mundo atlântico patton, stacey
|
| |
| · exercer, exercitar e reparar: a filosofia com infâncias como prática extramuros, como direito, como exercício espiritual, como crítica ao adultocentrismo e ao androcentrismo victoria, martina elida
|
| |
| · rompendo fronteiras: crianças ativistas como agentes epistêmicos dentro dos contornos da marginalização epistêmica maldonado castañeda, pedro hernando
|
| |
| · infantismo e culturas minoritárias na escola snir, itay
|
| |
| · a mudança pós-moderna nos estudos da infância e suas implicações pedagógicas luo, yao
|
| |
| · o adultocentrismo e as salas de aula das crianças: se você quer ensiná-los, precisa saber quem são eslava, edgar
|
| |
| · a filosofia da libertação para/com crianças: em busca da libertação e a criação de um povo sem idade rosas, erick javier padilla
|
| |
| · repensando o papel democrático da educação a partir do infantismo Hedegaard, maria louise larsen
|
| |
Pesquisas / Experências |
| |
| · Escola desinteressada: poesia como um caminho libertador e transformador na escola pública ferreira, maria onete lopes
|
| |
| · fazendo nuvens com docentes e estudantes em meio à pandemia corrêa, tatiele mesquita; costa, luciano bedin da
|
| |
| · oficina de música para crianças e adolescentes, clínica ético-política e formação: relatos de experiências discentes oliveira, stephan malta; carvalho, lissa leonor chaves; silva, danielle fernanda da; melo, ana carolina de freitas; jacques, lucas pereira; santos, anna beatriz justen dos
|
| |
avaliações |
| |
| · Devir-mundos em uma viagem pelas perguntas: Resenha do livro KOHAN, Walter Omar. A viagem dos sonhos impossíveis. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2022. vinagre, talita alcalá
|
| |
| · review of arie kizel’s enabling students’ voices and identities: philosophical inquiry in a time of discord gardner, susan
|
| |
| · book review of childhood. An essay on human condition, by Michael Eskin kuthoore, rhea
|
| |
Entrevistas |
| |
| · "a antropologia da infância chegou para ficar": entrevista com david lancy lancy, david; medaets, chantal; tebet, gabriela guarnieri de campos; pires, flávia ferreira
|
| |