Entrevista |
| |
| · Educação, escola e esfera pública em Jürgen Oelkers Dalbosco, Claudio Almir; Neitzel, Odair
|
| |
História e Filosofia da Educação |
| |
| · Genius loci: ensaio sobre o lugar da Diferença na educação para todos Orrú, Sílvia Ester
|
| |
| · Educação popular feminista numa perspectiva descolonial latino-americana Silva, Márcia Alves da
|
| |
| · Educação para a cidadania global Figueroa, Williams Ibarra; Leyton, Elia Calderón
|
| |
| · Mapeamento das tendências de ensino de arte nas licenciaturas em linguagens artísticas, no Mato Grosso do Sul Mastrorocco, André Freire; Ferreira, Isabella Fernanda
|
| |
| · Conhecimentos didático-pedagógicos e o livro didático de filosofía Santos, Antonio Macêdo dos; Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque de
|
| |
| · O uso do método prosopográfico em história da educação a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’ (1912-1932) Silva, Ivanilson Bezerra da; Carmo, Jeferson Carriello do
|
| |
| · Percursos de educandos da EJA: memórias, realidades e sonhos em uma perspectiva humanizadora Santos, Madson Pinto dos; Nakashima, Rosária Helena Ruiz
|
| |
| · Ensino de filosofia e política: uma abordagem a partir de Hannah Arendt Fonte, Sandra Soares Della; Gave, Viviane Vaz
|
| |
| · A relevância da escrita e a oficialização do uso da língua portuguesa na documentação régia de Portugal no tempo de D. Dinis (1279-1325) Sousa, Cleusa Teixeira de
|
| |
| · Diretrizes para a disseminação da educação a distância, a partir da análise do preconceito contra esta modalidade de educação Marchisotti, Gustavo Guimarães; França, Sergio Luiz Braga; Farias Filho, Jose Rodrigues de; Pinto, Sandra Regina da Rocha
|
| |
| · Educação do Campo no marco do estado capitalista: a realidade de Vitória da Conquista/BA Cardoso, Elisângela Andrade Moreira; Santos, Ivanei de Carvalho dos; Santos, Arlete Ramos dos
|
| |
| · Competências digitais de idosos: um foco na construção de materiais digitais Slodkowski, Bruna Kin; Machado, Leticia Rocha; Behar, Patricia Alejandra
|
| |
| · Mapeando o debate sobre o ensino de Sociologia no Brasil: uma análise dos temas e agentes presentes nos GTs do Eneseb (2013-2021) Oliveira, Amurabi
|
| |
| · A(s) Estrada(s) Não Tomada(s) e a Internacionalização no Brasil: Jornada ou Destino? Amorim, Gabriel Brito; Finardi, Kyria Rebeca
|
| |
| · John Dewey: interesse e esforço em debate Buzin, Karina dos Santos de Moura; Favoreto, Aparecida
|
| |
Formação de Professores e Políticas Públicas |
| |
| · O trabalho pedagógico na perspectiva de pedagogas/os que atuam na educação não escolar Severo, José Leonardo Rolim de Lima
|
| |
| · A problematização como ferramenta de formação de professores sobre metodologias ativas Soares, Renata Godinho; Corrêa, Sara Lima Pereira; Folmer, Vanderlei; Copetti, Jaqueline
|
| |
| · Educação e ‘cibercultura’: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial? Santos, Claudecir Dos
|
| |
| · Ensaio sobre intencionalidade pedagógica e tradição: um tensionamento como princípio educativo Pastoriza, Bruno dos Santos
|
| |
| · Visualização de dados em softwares de apoio a análise qualitativa Andrade, Luiz Rafael dos Santos; Linhares, Ronaldo Nunes; Costa, António Pedro; Souza, Fernanda Santiago do Carmo
|
| |
| · Sala de aula invertida com aprendizagem baseada em problemas e orientação por meio de projeto, apoiada pela gestão do conhecimento Fiorini, Daniela Bissoli; Almeida, Iara Carnevale de; Lazaretti, Maria Gabriela Costa; Forno, Leticia Fleig Dal
|
| |
| · A escola vai ao museu(!)(?): um olhar de coordenadores pedagógicos e da gestão educacional de Uberaba, Minas Gerais Pires, Bruno Inácio da Silva; Colombo Junior, Pedro Donizete
|
| |
| · Sprint, Brainstorming e Design Thinking revisitados como estratégias metodológicas para desencadear projetos criativos e colaborativos em sala de aula Garcia, Marilene Santana dos Santos; Brito, Glaucia da Silva; Morais, Felippie Anthonio Fediuk de
|
| |
| · Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação Santos, Rodrigo Otávio dos
|
| |
| · O uso de mapas conceituais como estratégia de aprendizagem significativa no ensino de Química Mossi, Caroline Silverio; Vinholi Júnior, Airton José
|
| |
| · Narrativa: conhecimento e afetividade em classe de educação de jovens e adultos Falabelo, Raimundo Nonato de Oliveira
|
| |
| · Educação infantil no Brasil: a luta pela universalização, direito à educação de qualidade e formação de professores Volsi, Maria Eunice França; Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo; Moreira, Jani Alves da Silva
|
| |
| · Comunidade de prática docente-assistencial: análise do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhado Zamprogna, Katheri Maris; Backes, Vânia Marli Schubert; Menegaz, Jouhanna do Carmo; Souza, Sabrina da Silva de
|
| |
| · A-do-le-ta: movimento e desenvolvimento de 0 a 3 anos de idade Saito, Heloisa Toshie Irie; Souza, Vânia de Fátima Matias de; Jorge, Juliana Macedo Balthazar; Souto, Debora Luppi
|
| |
| · Transfilosofia sentipensante Decolonial Transcomplex Educação Matemática Rodríguez, Milagros Elena
|
| |
| · As práticas lúdicas em família na aprendizagem da leitura e escrita em alunos do primeiro grau Herrera, Diana Denisse Ardila; Guayana, Tany Giselle Fernández
|
| |
| · A regulação da gestão escolar via plano de desenvolvimento da escola interativo: banco mundial, gerencialismo e monitoramento Speck, Raquel Angela; Lara, Angela Mara de Barros
|
| |
| · Gestão inovadora no contexto da cultura digital: reflexões a partir de múltiplos olhares Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos; Giraffa, Lucia Maria Martins
|
| |
| · Gestão na Escola Integrada: entre as novas demandas e as propostas de formação Saraiva, Ana Maria Alves
|
| |
| · Sobre ‘formação’ e trabalho pedagógico dos professores: ‘parece que o vento maneia o tempo’ Ferreira, Liliana Soares
|
| |
| · Formação de professores, gênero e sexualidade na produção acadêmica brasileira Guarany, Ann Letícia Aragão; Cardoso, Lívia de Rezende
|
| |
| · Educação em Direitos Humanos no currículo: ensinando e aprendendo por meio de portfólios Klein, Ana Maria; Oliveira, Flaviana de Freitas; Costa, Juliana dos Santos; Santos, Paula Toledo Lara dos
|
| |
| · Formação continuada de professores(as) da Educação Básica e o ensino das relações étnico-raciais: análises e contrapartidas às ausências epistemológicas Sousa, Mariana Alves de; Galindo, Monica Abrantes; Barbosa, Maria Valéria
|
| |
| · Uma análise das Políticas educativas de currículo e formação docente para o ensino religioso no Brasil após LDB 1996 Vargas, Evandro Francisco Marques; Pinho, Leandro Garcia
|
| |
| · Técnicas de ensino e resistência cultural: contribuição às práticas do ensino de sociologia Totti, Marcelo Augusto
|
| |