HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
| |
| · O pensamento computacional na educação para um currículo integrado à cultura e ao mundo digital Vieira, Kayenne Dias; Hai, Alessandra Arce
|
| |
| · A noção de individuação em Jung e a educação Seibt, Cezar Luís
|
| |
| · Imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara d’Oeste e Americana e o processo de transmissão de saberes análogo à educação técnica não formal (1865 - 1915) Soffner, Renato Kraide; Mialhe, Jorge Luís
|
| |
| · Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): consolidação de interesses Gomes, Marco Antônio de Oliveira; Rodrigues, Adriana Aparecida; Pita, Crislaine Aparecida
|
| |
| · Aportes teóricos e reflexões sobre ética na pesquisa em educação no Brasil: breve análise e mapeamento de teses de doutorado Araújo, Maria Núbia de; Pereira, Maria Elly Krishna dos Santos; Almeida, José Salvador de; Maia Filho, Osterne Nonato
|
| |
| · A função social da arte e os desdobramentos na formação estética do ser social Araujo, Adéle Cristina Braga; Rabelo, Josefa Jackline
|
| |
| · Pedagogia histórico-crítica e educação integral: reflexões sobre a formação humana emancipatória Lima, Glaucilene Sebastiana Nogueira; Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
|
| |
| · Entre sebos e livrarias: cartografia de um circuito da cultura impressa e da História Intelectual e Cultural de Curitiba Orlando, Evelyn de Almeida; Claras, Lucas Fíngolo; Koppe, Carmen Terezinha
|
| |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS |
| |
| · Aprendizagem na cibercultura em aulas da pós-graduação utilizando ‘whatsaula’ Mercado, Luís Paulo Leopoldo; Brito, Renato de Oliveira; Araújo, Mylena Soares de; Neves, Nasson Paulo Sales
|
| |
| · Interlocuções de professores e organização do trabalho pedagógico no contexto do trabalho coletivo Freire, Fernanda; Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; Pucci, Renata Helena Pin
|
| |
| · Jogos de alfabetização do Pnaic PNAIC: contribuições e limitações nas perspectivas das professoras Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de; Osti, Andréia; Parente, Cláudia da Mota Darós
|
| |
| · Inteligência e moralidade nas altas habilidades/superdotação: perspectivas piagetianas Valentim, Bernadete de Fatima Bastos; Vestena, Carla Luciane Blum; Costa-Lobo, Cristina; Schipper, Carla Maria de
|
| |
| · A valorização dos profissionais da educação: processo contraditório Mourão, Arminda Rachel Botelho; Costa, Elinaldo Ferreira da; Nogueira, Silvia Cristina Conde; Mendes, Ione Maria Caetano
|
| |
| · Dimensão orientadora-executora da atividade docente: uma experiência com a formação continuada de profissionais da Educação Infantil Lazaretti, Lucineia Maria; Schmitt, Silvana Lazzarotto; Souza, Cleonice Rodrigues de
|
| |
| · Coordenação pedagógica: percepções dos coordenadores escolares na perspectiva da gestão democrática Silva, Soane Santos; Pires, Ennia Débora Passos Braga; Gomes, Marília do Amparo Alves
|
| |
| · Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para o ensino fundamental e médio na Guiné-Bissau Borges Neto, Hermínio; Cá, Cristina Mandau Ocuni; Torres, Antonia Lis de Maria Martins; Araújo, Ana Cláudia Uchôa
|
| |
| · O trabalho do coordenador pedagógico do ensino fundamental I a partir da perspectiva crítica de educação Fernandes, Naiara de Souza; Faria, Lenilda Rego Albuquerque de
|
| |
| · Relatos discentes sobre o letramento acadêmico: uma análise alinhada à perspectiva dos Novos Estudos do Letramento Tôrres, Maria Emília Almeida da Cruz; Araujo, Carolina de Cássia
|
| |
| · A constituição do ser professora: novos desafios diante de um cenário de pandemia Souza, Ana Paula Gestoso de; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
|
| |
| · Orientação pedagógica e educacional nos Ginásios Vocacionais: interfaces entre pedagogia e psicologia (1961-1970) Chiozzini, Daniel Ferraz; Mannini, Bartira; Compadre, Natália Cardoso
|
| |
| · Transformações digitais do processo de profissionalização de especialistas em socionomia com base em tecnologias pedagógicas inovadoras Kravtsova, Nataliia; Tryfonova, Olena; Povzun, Liudmyla; Gultsova, Diana; Gramatyk, Nadiia; Bondarenko, Svitlana
|
| |
| · Redes formativas: esteio para aprendizagens e reflexões enredadas Strieder, Roque; Tedesco, Anderson Luiz
|
| |
| · Avanços e desafios da gestão da escola pública no Paraná: um estado da arte Bortolini, Rosane; Ferreira, Jacques Lima
|
| |
| · Formação continuada e o fazer pedagógico docente: ressignificação das práticas alfabetizadoras? Goulart, Ilsa do Carmo Vieira; Ramos, Iduméa de Souza Fernandes; Cabral, Giovanna Rodrigues
|
| |
| · Promoção dos saberes em biologia no ensino médio através do uso de diferentes ferramentas pedagógicas Oliveira, Maria Alice Felipe; Andrade, Layla Cely Rodrigues; Araújo, Camila Maria Mendes; Araújo, Valdevane Rocha
|
| |
| · Preparação da indústria de graduados: uma percepção sobre educação em engenharia química nas Filipinas Calica, Edsel; Gaboy, Regidor; Mukminin, Amirul
|
| |
| · Os estilos parentais mais comuns no Kosovo: percepções de alunos do ensino secundário Devolli, Ardita; Kryeziu, Veli; Bujupi, Dafina
|
| |
| · Especialidade médica no México: ‘aqui se forja o caráter’ Torres, Alejandra Rodríguez; Patiño, Donovan Casas; Montes, Ana Lizeth Martínez; Estrada, Humberto Amezcua
|
| |
| · Inovações tecnológicas da educação. Inovações do tipo universidade inteligente Rabenatolotra, Alexandre; Moshlyak, Gabriel Alekseevna
|
| |
| · Usando o WhatsApp como meio de instrução de pós-graduação em uma universidade particular na Nigéria: consequências da pandemia de Covid-19 Dunmade, Aderinola Ololade; Adeyinka, Tella; Aramide, Femi Kunle; Adewojo, Akinade Adebowale
|
| |
| · Cartografia para pesquisar currículos e infâncias em dissidências: um exercício experimental de invenção Silva, João Paulo de Lorena; Paraíso, Marlucy Alves
|
| |
| · Ferramentas pós-críticas educacionais e curriculares para pesquisar e analisar vídeos Oliveira, Danilo Araujo de; Sales, Shirlei
|
| |
| · Entre o azul e o sol, as narrativas cristalinas e fabulatórias nos processos de pesquisa: do si às multiplicidades Carvalho, Janete Magalhães; Silva, Sandra Kretli da; Delboni, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera
|
| |
| · A pesquisa arquivística e o gesto problematizador em Foucault Munhoz, Angélica Vier; Ribeiro, Inauã Weirich
|
| |
| · Zapear: arsenal metodológico para sintonizar políticas de morte e escapes afirmativos em um currículo Gurgel, Evanilson; Maknamara, Marlécio
|
| |
| · Montar um céu estrelado: possibilidades metodológicas com imagens na pesquisa em educação Balthazar, Gregory da Silva; Cardoso, Livia de Rezende; Moreno, Lydia Huerta
|
| |
| · Pesquisas com os cotidianos Toja, Noale; Machado, Marcelo; Alves, Nilda
|
| |
| · A recepção do pensamento de Deleuze, Guattari e Deleuze-Guattari na pesquisa educacional brasileira: décadas iniciais Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
|
| |
| · Integrando perspectivas pós-coloniais no Modelo de Riqueza Cultural Comunitária: um quadro qualitativo para a pesquisa educacional em migração Sul-Sul Pérez-Troncoso, Manuel; Johnson-Mardones, Daniel
|
| |
| · Teoria do discurso e a produção do conhecimento em gestão escolar democrática Abdian, Graziela Zambão; Nascimento, Paulo Henrique Costa; Carvalho, Thamiris Slanzon de; Casagrande, Natalia; Carvalho, Mônica Gomes de
|
| |
| · Pedagogias Ciberlúdicas: em direção a uma metodologia pós-crítica de videogames como locais culturais Kourkoulou, Dora; Bettivia, Rhiannon
|
| |