Editorial |
| |
| · NOVOS TEMPOS SE ANUNCIAM Bastos, Maria Helena Camara; Almeida, Dóris Bittencourt; Ramil, Chris de Azevedo; Souza, José Edimar de; Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; Ermel, Tatiane de Freitas
|
| |
Dossiê |
| |
| · CONSTRUINDO CIDADÃOS: ARQUITETURA DA ESCOLA E SEU PROGRAMA SOCIAL - VISÕES COMPARATIVAS DA SUÍÇA E DE LUXEMBURGO NOS SÉCULOS XIX E XX Helfenberger, Marianne; Schreiber, Catherina
|
| |
| · ARQUITETURA ESCOLAR DURANTE O FASCISMO EM ITÁLIA Viola, Valeria
|
| |
| · UMA ARQUITETURA ESCOLAR NACIONAL E POPULAR DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1914-1917 Ibarra, Carlos Ortega
|
| |
| · ESCOLA GRADUADA E ARQUITETURA ESCOLAR NO PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL: A PLURALIDADE DOS EDIFÍCIOS PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NO CENÁRIO BRASILEIRO (1903-1928) Ermel, Tatiane de Freitas; Bencostta, Marcus Levy
|
| |
| · UM EPISÓDIO DA CULTURA MATERIAL: A INAUGURAÇÃO DE 54 EDIFÍCIOS ESCOLARES NA CIDADE DE BUENOS AIRES (1884-1886) Arata, Nicolás
|
| |
| · ARQUITETURA ESCOLAR: DIÁLOGOS ENTRE O GLOBAL, O NACIONAL E O REGIONAL NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Ermel, Tatiane de Freitas; Bencostta, Marcus Levy
|
| |
Artigos |
| |
| · SOB O GOVERNO DE HIGIA: OS SABERES MÉDICO-PEDAGÓGICOS E A CONSTRUÇÃO DE UM CORPO HÍGIDO NA PARAÍBA (1930-1940) Soares Júnior, Azemar dos Santos
|
| |
| · A POLÍTICA PÚBLICA DOS JARDINS DE RECREIO COMO ESPAÇO CIVILIZADOR NO CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE (1920-1950) Mayboroda, Fabiana Gazzotti; Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
|
| |
| · SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS Valente, Wagner Rodrigues
|
| |
| · ASSOCIATIVISMO GINÁSTICO E ESCOTISMO NO RIO GRANDE DO SUL (1913-1934) Quitzau, Evelise Amgarten
|
| |
| · A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO OFICIO DE PEDAGOGIZAR OS CORPOS: O NASCIMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARGENTINA (1897-1912) Galak, Eduardo Lautaro
|
| |
| · ANTONIO BANDEIRA TRAJANO E A RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA LIDA EM LIVROS ESCOLARES: ENSINAR ARITMÉTICA DE MODO INTUITIVO (FINAL DO SÉCULO XIX) Oliveira, Marcus Aldenisson
|
| |
| · A CRIAÇÃO DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (1964-1965): ENTRE O SUPERIOR E O AGROTÉCNICO Hollerbach, Joana D’Arc Germano
|
| |
| · O CURSO DE ORGANIZAÇÃO DE MUSEUS ESCOLARES DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (BRASIL, 1958) Faria, Ana Carolina Gelmini de; Possamai, Zita Rosane
|
| |
| · FONTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MAPA EDITORIAL DE LIVROS DIDÁTICOS EM ESPANHA Miranda, Miguel Beas; García, Erika González
|
| |
| · A BIBLIOTECA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE NOS ANOS 1930 PELAS PÁGINAS DA REVISTA FOLHA DA SERRA Rodrigues, Eglem de Oliveira Passone; Moreira, Kênia Hilda
|
| |
| · LIVROS DIDÁTICOS COMO TEXTOS DE MEMÓRIA: NOTAS SOBRE NARRATIVAS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA REGIONAIS Bechler, Rosiane Ribeiro; Silva, Cristiani Bereta da
|
| |
| · O PROFESSOR AMARO CAVALCANTI E A IMPRENSA DO CEARÁ: UMA LEITURA DO INTELECTUAL NO IMPÉRIO BRASILEIRO Sena, Fabiana
|
| |
| · IDEAIS DE HOMEM CIVILIZADO VEICULADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA DITADURA CIVIL-MILITAR Gusmão, Daniele Cristina Frediani; Honorato, Tony
|
| |
| · DA UNIVERSIDADE QUINHENTISTA DE PARIS PARA O MUNDO: CURRÍCULO E MÉTODO EM PETRUS RAMUS Ó, Jorge Ramos do; Paz, Ana Luísa
|
| |
| · A IMPRENSA PEDAGÓGICA E ESCOLAR NA ITÁLIA ENTRE O SÉCULO XIX E XX Chiosso, Giorgio
|
| |
| · DISCURSOS SOBRE A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA FORMAL EM PORTUGAL (1880-1950) Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla Cardoso
|
| |
| · O GRANDE TERREMOTO DE LISBOA E A IRRUPÇÃO DE UMA NOVA ORDEM SOCIOEDUCATIVA Val, Gisela Maria do; Aquino, Julio Groppa
|
| |
| · O ESPETÁCULO QUE EDUCA O CORPO: CLUBES ATLÉTICOS NA CIDADE DE NITERÓI DOS ANOS 1880 Melo, Victor Andrade
|
| |
| · O AGRO E USAID: O CONVÊNIO ESALQ/USP E OHIO UNIVERSITY (1964-1985) Molina, Rodrigo Sarruge
|
| |
| · A OPERAÇÃO DO DISPOSITIVO DE SEXUALIDADE NAS IDENTIDADES EMOCIONAIS ATRIBUÍDAS A CRIANÇAS EM LIVROS DE LEITURA ESPANHÓIS E COLOMBIANOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Serrano-López, Federico Guillermo
|
| |
| · MODERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL OU MOVIMENTO DEMOCRÁTICO PARA O ENSINO SUPERIOR CHILENO? UMA REINTERPRETAÇÃO DA TRAJETÓRIA ANTERIOR À DITADURA CIVIL-MILITAR (1920-1973) Rifo, Mauricio
|
| |
| · A EXPANSÃO DO ESTADO ARGENTINO SOBRE OS TERRITÓRIOS PATAGONIANOS NO FIM DO SÉCULO XIX: INTEGRAÇÃO E RESISTÊNCIA DE POVOS INDÍGENAS CONTRA A ESTRATÉGIA RELIGIOSA-EDUCACIONAL Duarte, Oscar Daniel
|
| |
| · EVOLUÇÃO HISTÓRICO-LEGAL DO REGIME DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: DOS DESCOBRIMENTOS ATÉ À PRIMEIRA REPÚBLICA Carvalho, Maria João de; Soares, Teresa
|
| |
PENSÕES E ENXOVAIS: INVESTIMENTOS FAMILIARES COM A INSTRUÇÃO EM INTERNATOS NA CORTE IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO (SÉCULO XIX) Conceição, Joaquim Tavares da
|
| |
Artigos |
| |
| · FOLHAS PARA COLHER FRUTOS: ESCRITA BIOGRÁFICA E AUTOBIOGRÁFICA NOS CONVENTOS FEMININOS PORTUGUESES (SÉCULOS XVII E XVIII) Lage, Ana Cristina Pereira; Oliveira, Terezinha
|
| |
OBRIGATORIEDADE ESCOLAR E INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (SÃO PAULO, 1874-1908) Alcantara, Wiara Rosa
|
| |
Artigos |
| |
| · O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DURANTE A ESPANHA DE FRANCO: UM ESTUDO DE CASO NA PROVÍNCIA DE SANTA CRUZ DE TENERIFE Lorenzo, Manuel Ferraz
|
| |
| · AMÉRICA LATINA E ABYA YALA NO ENSINO DE HISTÓRIA ESPANHOL: O “DESCOBRIMENTO”, A CONQUISTA E AS CONTROVÉRSIAS DA LEYENDA NEGRA Carola, Carlos Renato; Montés, Rafael Valls
|
| |
| · PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO REFERÊNCIA: 50 ANOS DE DADOS GEOHISTÓRICOS (1968-2017) E O PERFIL DE SEU LEITOR Santana, Otacilio Antunes; Souza, Suzana Carvalho de
|
| |
| · JOSÉ VERÍSSIMO, UM CLÁSSICO BRASILEIRO: A ANTOLOGIA ESCOLAR COMO CANONIZAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES Moraes, Felipe Tavares de
|
| |
| · POEMA PEDAGÓGICO: SOCIABILIDADES E RETÓRICA NA EDIFICAÇÃO DA PEDAGOGIA DE ANTON MAKARENKO Xavier, Cristiane Fernanda; Steffens, Marcelo Hornos
|
| |
| · A GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UM PROJETO INOVADOR DA EDUCADORA PORTUGUESA VIRGÍNIA GERSÃO Coelho, Sónia; Fontes, Susana
|
| |
| · SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA: PROPOSTAS BELGAS NO RELATÓRIO DE LUIZ REIS (1892) Conceição, Gabriel Luís da; Silva, Maria Célia Leme da
|
| |
| · EDUCAÇÃO RURAL EM PORTUGAL COMO OBJETO DE ESTUDO: POSSIBILIDADES DE ESPECIFICAÇÕES CONCEITUAIS (1990-2018) Santos, Flávio Reis; Silva, Magda Valéria
|
| |
| · GREVES E ARMAS NA CRUZ: O CASTIGO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA FRANQUISTA (1938-1951) Velasco, Miriam Sonlleva
|
| |
Entrevista |
| |
| · DIMENSÃO ACADÊMICA E PÚBLICA DA ATUAÇÃO DE UM INTELECTUAL EM BUSCA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DA JUSTIÇA SOCIAL: ENTREVISTA COM CARLOS ROBERTO JAMIL CURY Gatti Júnior, Décio
|
| |
Resenha |
| |
| · INSTRUCÇÃO PRIMARIA MUNICIPAL: “50 LIÇÕES RURAES” Vicente, Magda de Abreu
|
| |
| · REGRAS DE BEM VIVER PARA TODOS: A BIBLIOTHECA POPULAR DE HYGIENE DO DR. SEBASTIÃO BARROSO Carvalho, Michele Ribeiro de
|
| |
| · POR QUE SÓ OS POBRES FAZEM GREVE? Cipriani, Cristian
|
| |
| · ESCOLARIZAÇÃO, CULTURAS E INSTITUIÇÕES: ESCOLAS ÉTNICAS ITALIANAS EM TERRAS BRASILEIRAS Belusso, Gisele
|
| |
Acervo |
| |
| · TATU MAGAZINE : OS MODOS DE SER E FAZER DO REPOSITÓRIO DIGITAL TATU Bica, Alessandro Carvalho; Rodrigues, Tobias de Medeiros; Gervasio, Simôni Costa Monteiro
|
| |