Editorial |
| |
| · 2021: O TEMPO, A HISTÓRIA E A PESQUISA Almeida, Dóris Bittencourt; Luchese, Terciane Ângela; Ermel, Tatiane de Freitas; Ramil, Chris de Azevedo
|
| |
Artigos |
| |
| · A INSTRUÇÃO DE MENINAS NO ASILO DE SANTA TERESA (MARANHÃO/ 1856-1871) Castro, Cesar Augusto; Castellanos, Samuel Luis Velazquez
|
| |
| · A MULHER CASADA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA MODERNA (1901-1917) Fernández-Antón, Estefanía
|
| |
| · HIGIENE BRASILEIRA: AS LIÇÕES DE BELISÁRIO PENNA PARA AS ESCOLAS NORMAIS Carvalho, Leonardo Dallacqua de
|
| |
| · GABRIELA MISTRAL: AUTOEXÍLIO, DANÇAS DE RODA, RECADOS E EXPERIÊNCIAS POSTAS EM CIRCULAÇÃO COMO FORMA DE EDUCAÇÃO Vásquez, Carola Gabriela Sepúlveda
|
| |
| · A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE POMERANOS E DESCENDENTES EM SANTA MARIA DE JETIBÁ (ES) Manske, Cione Marta Raasch; Dadalto, Maria Cristina
|
| |
| · O BORDADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX Pereira, Carolina Nascimento; Trinchão, Gláucia Maria Costa
|
| |
| · ETNOGRAFIA DA ESCOLA ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NAS ILHAS CANÁRIAS (ESPANHA). González-Peréz, Teresa
|
| |
| · A REFORMA DE CÓRDOBA DE 1918 E A INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA LATINA Abba, Maria Julieta; Streck, Danilo Romeu
|
| |
| · EQUIDIFFERENÇA E PROPORÇÃO: QUAL A RELAÇÃO DESTES CONTEÚDOS COM O ENSINO DE ÁLGEBRA NA INSTRUÇÃO ELEMENTAR DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX? Rodriguês, Jeremias Stein; Costa, David Antonio da
|
| |
| · AS SENSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DELINEAMENTOS A PARTIR DO ACERVO DA HISTORIADORA SANDRA JATAHY PESAVENTO Santos, Nádia Maria Weber; Meireles, Maximiano Martins de
|
| |
| · CULTURA ESCOLAR PRESCRITA NAS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS DE PORTO ALEGRE (1959) Mello, Juliana Topanotti dos Santos de; Dallabrida, Norberto
|
| |
| · OS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro; Santos, Quérem Dias de Oliveira
|
| |
| · A REFORMA DE CÓRDOBA, MOVIMENTOS ESTUDANTIS E SEUS IMPACTOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA Menon, Gustavo
|
| |
| · O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Rios, Diogo Franco; Pereira, Marcos Villela
|
| |
| · O CONGRESSO PEDAGÓGICO DO PARÁ: UM PROJETO EDUCACIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1895-1897) Damasceno, Alberto
|
| |
| · TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO PATRIMONIAL HISTÓRICO EDUCATIVO ATRAVÉS DE MUSEUS PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS ESPANHÓIS Domínguez, Pablo Álvarez; Espinosa, María José Rebollo
|
| |
| · PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS DE SEUS PAÍSES DE ORIGEM: O ITINERÁRIO DOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS PARA SUBSIDIAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges
|
| |
| · A FORMAÇÃO CRISTÃ E O DIÁLOGO DOS PRIMEIROS PADRES COM O PAGANISMO DE SÊNECA Melo, José Joaquim Pereira
|
| |
| · A ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO PARANÁ: ENTRE O DESENCANTAMENTO DO MUNDO E O UTILITARISMO, MATIZES DE EDUCAÇÃO MORAL Meurer, Sidmar dos Santos
|
| |
| · HENRI PIÉRON, ROBERTO MANGE E A HISTÓRIA DA PSICOTÉCNICA NO BRASIL: REPRESENTAÇÕES EM DISPUTA Dadico, Luciana; Siqueira, Rogério Monteiro de
|
| |
| · Platão e a pedagogia do Riso Ribeiro, José André
|
| |
| · DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Roque, Ana Catarina Cantoni; Gomes, Maria Laura Magalhães
|
| |
| · O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ÉTNICO-CULTURAL EM CARTILHAS TEUTO-BRASILEIRAS PRODUZIDAS PARA ESCOLAS SINODAIS Albrecht, Elias Kruger; Manke, Lisiane Sias
|
| |
| · ILITERACIA E INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DE BADAJOZ DURANTE O PRIMEIRO TERCEIRO DO SÉCULO XX Castro, Cristina Redondo; Zúñiga, Francisco Martin
|
| |
| · ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO BUCO-DENTÁRIA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (1911-1917) Oriani, Angélica Pall
|
| |
| · GUSTAVO CAPANEMA E O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: A INVENÇÃO DE UM LEGADO Montalvão, Sérgio de Sousa
|
| |
| · A MODERNIDADE PEDAGÓGICA NAS REPÚBLICAS DO RIO DA PRATA: O OLHAR DO VIAJANTE NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923) Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos; Medeiros Neta, Olívia Morais de
|
| |
Dossiê: Independência e instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América |
| |
| · EM NOME DA “RECTA CONDUTA”, AJUDA RECÍPROCA, HONESTA INDÚSTRIA E CONVÍVIO PACÍFICO: REFLEXÕES SOBRE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO MORAL (1824-1827) Gondra, José Gonçalves
|
| |
| · Independência, democracia e formação no discurso da Associação Brasileira de Educação: 1927-1945 Vieira, Carlos Eduardo
|
| |
| · INDEPENDÊNCIA E INSTRUÇÃO NO BRASIL, Chile E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (XIX e XX) Gondra, José Gonçalves
|
| |
| · EDUCAR É CIVILIZAR: A PEDAGOGIA DOS PERIÓDICOS E DOS PANFLETOS POLÍTICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-1824) Neves, Lucia Maria Bastos Pereira das
|
| |
| · ESTÉTICA ESCOLAR E REGIMES EMOCIONAIS NO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA (CHILE, 1910) Toro-Blanco, Pablo
|
| |
| · A INDEPENDÊNCIA PERDIDA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E MOVIMENTO CABANO NO GRÃO-PARÁ DA AMÉRICA PORTUGUESA (1755-1840) Araujo, Sonia Maria da Silva
|
| |
| · RAÇA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS (XIX-XXI) Dávila, Jerry
|
| |
Resenha |
| |
| · (DES)ARQUIVAR: ARQUIVOS PESSOAIS E EGO-DOCUMENTOS NO TEMPO PRESENTE Almeida, Dóris Bittencourt
|
| |
| · ESTHER PEDREIRA DE MELLO, UMA MULHER (IN)VISÍVEL Silva, Shayenne Schneider
|
| |
Acervo |
| |
| · O ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA Dalcin, Andréia; Fischer, Maria Cecilia Bueno
|
| |
Documento |
| |
| · “CRUELDADE SEM EXEMPLO”: DIVULGAÇÃO DE UMA INÉDITA FONTE QUE TRATA DE UM PRODIGIOSO CASO DE INFANTICÍDIO PUBLICADO EM PORTUGAL NO SÉCULO XVIII Ripe, Fernando; Dillmann, Mauro
|
| |
Sessão Especial |
| |
| · COVID-19 E O FIM DA EDUCAÇÃO 1870 - 1920 - 1970 - 2020 Nóvoa, António; Alvim, Yara Cristina
|
| |