SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.26 número58vol.27 número60 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

 

Sumário
Sér.-Estud. vol.27 no.59 Campo Grande jan./abr 2022

 Editorial
  
 ·  Editorial
Medeiros, Heitor Queiroz de; Backes, José Licínio; Pavan, Ruth

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Presentación del monográfico “¿Qué enseñanza para la escuela de hoy?”
Fortunato, Ivan; Araújo, Osmar Hélio; Imbernón, Francisco

        · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 Dossiê: “Que didática para a escola de hoje?”
  
 ·  O que é didática hoje? A didática como meio de transformação educacional e social
Imbernón, Francisco

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  As pesquisas sobre a sala de aula no campo da Didática: as temáticas de pesquisa nos artigos científicos
Franchi, Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin; Hobold, Márcia de Souza

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Tecnologias na mediação do trabalho pedagógico: uma nova perspectiva didática?
Peixoto, Joana

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Didática e os desafios da formação do professor-pesquisador no contexto do mestrado profissional
Costa, Elisangela André da Silva; Dantas, Jeane Pereira; Freitas, Bruno Miranda

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Estágio-docência: experiência potencializadora da formação
Monteiro, Filomena Arruda; Freitas, Gleciane Oliveira; Escoto, Josué Javier Cruz

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Conscientização-consciência freiriana na sala de aula mente-espírito como uma escola hoje
Rodríguez, Milagros Elena

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão
Fortunato, Ivan; Araújo, Osmar Hélio; Medeiros, Emerson Augusto de

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  Direito à educação infantil: proteção legal, coletiva e individual
Bigarella, Nádia; Melim, Ana Paula Gaspar

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos
Rosa, Denise Costa; Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Os números e o Sistema de Numeração Decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica
Silva, Mônica; Pimenta, Maria Alzira de Almeida

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Base Nacional Comum Curricular dialoga (ou não) com o princípio da gestão democrática do ensino?
Schane, Rita; Rosa, Sandra Regina Bernardes de Oliveira; Filipak, Sirley Terezinha

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC
Uczak, Lucia Hugo; Zucchetti, Dinora Tereza; Silva, Andresa Tais da

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Experiências de “camuflagem” de gênero: pessoas trans e o uso do nome social em uma universidade pública no Centro-Oeste brasileiro
Lino, Adriane Cristiane Lopes; Duque, Tiago

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
Pires, Ana Luisa Oliveira; Rodrigues, Maria Rosário

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A produção do conhecimento sobre formação de professores indígenas e licenciatura intercultural: teses e dissertações no período de 2009 a 2019
Santino, Fernando Schlindwein; Teixeira, Leny Rodrigues Martins

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )