☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo • Educ. Real. 33(02) • 2008

Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BRINO, Rachel de Faria  y  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.02, pp.209-229. ISSN 0100-3143.

O enfoque do artigo foi a prevenção do abuso sexual infantil na área educacional. O objetivo foi realizar e avaliar um programa de intervenção para professores no sentido de capacitá-los a atuar como agentes de prevenção do abuso sexual infantil. Participaram 101 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino, 2.918 crianças, alunos dos professores e 2.732 familiares das crianças. O programa foi elaborado a partir de outras experiências avaliadas e descritas na literatura, e foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município. Os professores participaram de 12 encontros semanais ao longo de três meses e desenvolveram atividades práticas com as crianças e os familiares acerca da prevenção do abuso sexual infantil. Os dados da avaliação apontaram um impacto positivo na escola e na comunidade.

Palabras clave : Sexualidade Infantil; Abuso; Prevenção; Professor; Formação; Educação Sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Reportar erroAcessibilidade