☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo • Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 32(72) • 2023 • DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p50-69

ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES TRANS E TRAVESTIS: VIOLêNCIAS E EfEITOS DE VíNCULOS DE AMIZADE

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CARVALHO, Manuela Azevedo  y  ALTMANN, Helena. ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES TRANS E TRAVESTIS: VIOLêNCIAS E EfEITOS DE VíNCULOS DE AMIZADE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.50-69.  Epub 06-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p50-69.

As disputas em torno de quem pode estabelecer sobre o gênero uma verdade estão presentes nos variados espaços sociais, e a escola é um deles. Para travestis e mulheres trans, ela é um ambiente de difícil permanência, com muitos e variados episódios de violência por parte de colegas e pela condescendência de docentes e gestores(as). Entretanto, é lá também que muitas conhecem pares e rincipalmente, os efeitos dos vínculos desenvolvidos na escola na escolarização desse grupo. Esses vínculos fornecem reconhecimento e proteção, com efeitos no presente e no futuro escolar. Não garantem trajetórias lineares e eliminam violências, mas as amenizam, diminuem a solidão e ampliam as estratégias de enfrentamento, tornando a escola menos hostil.

Palabras clave : Travestis e mulheres trans; Trajetória escolar; Vínculos de amizade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 
Reportar erroAcessibilidade