☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo • Rev. Bras. Educ. 13(37) • 2008

Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FREITAS, Maria Teresa Menezes  y  FIORENTINI, Dario. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.138-149. ISSN 1413-2478.

Esse estudo teve como objetivo investigar como futuros professores da licenciatura respondem à experiência de uma disciplina de formação matemática que privilegia o registro escrito discursivo e reflexivo. A pesquisa foi orientada pelas questões: que contribuições a inserção de diferentes formas de comunicação, especialmente a escrita, em uma disciplina de geometria, traz à formação e ao desenvolvimento profissional do futuro professor? Como acontece, nesse processo, a constituição da identidade profissional? A investigação narrativa foi eleita como método de pesquisa, contando com registros etnográficos, entrevistas, relatórios e mensagens pela internet. Subsidiada teoricamente pelos estudos histórico-culturais, a aproximação do movimento de formação dos alunos/professores iniciou-se em 2003, prolongando-se até 2005. O texto traz uma das narrativas de formação, evidenciando aspectos importantes da presença da escrita na constituição pessoal e profissional do professor.

Palabras clave : Formação de Professores de Matemática; Narrativas de Formação; Escrita na Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Reportar erroAcessibilidade