☰ Menu
Educ@
🌐 Português ▾

Resumo • Rev. bras. educ. espec. 10(01) • 2004

A prevenção de deficiências no alvo da educação especial

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

A prevenção de deficiências no alvo da educação especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.107-122. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho tem como objetivo trazer à reflexão dos profissionais e pesquisadores da área a temática da prevenção de deficiências. Prevenir deficiências implica em realizar ações destinadas a impedir a ocorrência de fatos e fenômenos prejudiciais à vida e à saúde e, no caso da ocorrência destes, evitar a progressão de seus efeitos. As ações preventivas dos atrasos e distúrbios do desenvolvimento podem ser conduzidas em três níveis: primário, secundário e terciário. Para tanto, o artigo discute pesquisas realizadas que englobam os três níveis de prevenção e destaca o papel e a formação dos programas de intervenção precoce como facilitadores do desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Prevenção; Deficiência; Educação Especial; Intervenção Precoce.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Reportar erroAcessibilidade