☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo • Ciência educ. 18(02) • 2012

Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MASSI, Luciana  y  QUEIROZ, Salete Linhares. Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.271-290. ISSN 1516-7313.

Neste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.

Palabras clave : Análise do Discurso; Autoria; Iniciação Científica; Química.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Reportar erroAcessibilidade