☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo (PT)
Texto completo
PDF
  • Indisponível
Resumo • Ciência educ. 20(04) • 2014 • DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400004

Da pedagogia à política e da política à pedagogia: uma abordagem sobre a construção de políticas públicas em educação ambiental no Brasil

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ANDRADE, Daniel Fonseca de et al. Da pedagogia à política e da política à pedagogia: uma abordagem sobre a construção de políticas públicas em educação ambiental no Brasil. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.04, pp.817-832. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000400004.

A educação ambiental brasileira demonstra uma evolução que se reflete no nível de organização da mesma dentro do país, passando de um contexto de ações pontuais espacial e temporalmente, para o estabelecimento de parcerias não formais (redes) e organização de projetos e programas. Considera-se aqui, no entanto, que é necessário que se produza um novo momento, no qual as diversas iniciativas desenvolvidas consigam instigar, em seu território, a consolidação de políticas públicas de educação ambiental. O presente trabalho aproxima a educação ambiental das teorias de políticas públicas e propõe um modelo que visa colaborar com a construção de políticas públicas em educação ambiental a partir do viés da participação e do diálogo, conforme sugerem vários documentos da educação ambiental brasileira e internacional.

Palabras clave : Educação Ambiental; Diálogo; Comunidade Interpretativa; Política Pública; Modelo de Análise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 
Reportar erroAcessibilidade