☰ Menu
Educ@
🌐 English ▾

Resumo • Educ. Pesqui. 51 • 2025 • DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202551287350

Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702On-line version ISSN 1678-4634

Abstract

NOGUERA, Renato  and  ALVES, Luciana Pires. Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias. Educ. Pesqui. [online]. 2025, vol.51, e287350.  Epub Mar 07, 2025. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202551287350.

Este artigo nasce da articulação entre pensamentos e práticas que se constituem a partir da compreensão da multiplicidade como elemento dinâmico na formação de sensibilidades e políticas da abertura ao diferente e ao diverso. A abertura é o principal gesto ético e estético de desmonte do dispositivo da racialidade como aparato de fabricação do ser do branco e o não ser dos outros. A possibilidade de uma escuta intersecionada desde a infância é o que nos sustenta na pesquisa como uma metodologia do entrelace entre artes, experiências e saberes que nos permitissem compartilhar a docência e viver a experiência estética. O modo de fazer pesquisa se inspirou nas metodologias cartográficas no tocante à produção de registros diários, acervo fotográficos, trabalhos das crianças e dos adultos, para tornar visível a escuta interessada nas vozes e possibilidades coletiva de enunciação. Para constituir o artigo, elencamos duas docências, cujos percursos permitiram uma maior proximidade das crianças e elementos para uma reflexão mais acerca da extensão do dispositivo da racialidade e dos caminhos para seu desmonte. Como conclusões parciais, elaboramos algumas pistas à disposição da atenção, ao envolvimento e à produção de afetos como indicadores do acontecimento referente às abordagens narrativas de pesquisas com crianças no espaço escolar.

Keywords : Decolonialidade; Infância; Educação para as relações étnico-raciais; Docências compartilhadas; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 
Reportar erroAcessibilidade