☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo • Educ. Puc. 18(02) • 2013

O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivas

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivas. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.181-190. ISSN 1519-3993.

O artigo aborda o tema do coordenador pedagógico e a sua relação com a formação contínua do docente na escola. Tendo como indicador metodológico a pesquisa qualitativa, a investigação procurou captar a percepção dos coordenadores sobre o trabalho de formação docente desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O texto registra um discurso que atribui uma fundamental importância ao coordenador pedagógico na formação desenvolvida na escola e apresenta aspectos intervenientes nesse processo. A formação é assumida como uma prática introdeterminada, influenciada pela cultura escolar e pelas proposições das políticas públicas de formação contínua. Como considerações finais, o artigo ressalta a importância dos coordenadores pedagógicos envolverem os professores no processo formativo, assentados na concepção de protagonismo desses profissionais, frente à inexorável mediação das políticas públicas de formação docente.

Palabras clave : Coordenação Pedagógica; Formação do Professor; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Reportar erroAcessibilidade