☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo • Práxis Educativa 06(02) • 2011

Representações sociais sobre criança e ser professora de crianças por alunas do curso de pedagogiada UFMS e UNESP

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RODRIGUES, Sílvia Adriana; GUIMARAES, Célia Maria  y  PIFFER, Claudia Cristina Garcia. Representações sociais sobre criança e ser professora de crianças por alunas do curso de pedagogiada UFMS e UNESP. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.277-287. ISSN 1809-4309.

Este texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que, tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, investiga a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os alunos de dois cursos de Pedagogia distintos têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil (EI). O estudo, de caráter longitudinal, acompanha os estudantes em seu processo de formação inicial, em curso de 2009 a 2012, adotando questionários e entrevistas como instrumentos para a obtenção dos dados. Assim, neste artigo nos deteremos na análise de representações sobre criança e o que é e como é ser professor da Educação Infantil. Os dados não indicam elaborações sobre o que é e como é ser professor de crianças pequenas, tampouco sobre a especificidade do trabalho pedagógico na EI, permitindo-nos afirmar que em ambos os grupos o uso dos termos professor e criança refere-se ao trabalho desenvolvido no Ensino Fundamental.

Palabras clave : Representações Sociais; Educação Infantil; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Reportar erroAcessibilidade