☰ Menu
Educ@
🌐 Español ▾

Resumo • Educação. Porto Alegre 35(02) • 2012

Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FELIPE, Delton Aparecido  y  TERUYA, Teresa Kazuko. Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.208-216. ISSN 1981-2582.

Este artigo analisa as representações das professoras e dos professores sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ambiente escolar outorgada pela Lei 10.639/2003. Utiliza o eixo explicativo dos Estudos Culturais por entender que a produção de saberes é construída por um cruzamento de narrativas, que ora se combinam, ora se negam. Apresenta os dados coletados junto a um grupo de docentes que frequentaram um curso de extensão intitulado: O cinema no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. Os resultados indicam que para reconhecer os sujeitos sociais com equidade nos processos educativos exige-se o desenvolvimento de um novo olhar e uma nova postura para identificar as diferentes culturas que se entrelaçam no ambiente escolar.

Palabras clave : Formação Docente; História e Cultura Afro-Brasileira; Narrativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Reportar erroAcessibilidade