Usos das avaliações externas em larga escala em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas: relações com a Avaliação Institucional Participativa

Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
Share
Educação UFSM
Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444
Abstract
FERRAROTTO, Luana. Usos das avaliações externas em larga escala em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas: relações com a Avaliação Institucional Participativa. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43882. Epub Apr 23, 2024. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644443882.
O artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar as repercussões da política de Avaliação Institucional Participativa (AIP) no uso das avaliações externas em larga escala por escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC). Quatro escolas, com diferentes cenários de enraizamento da política de AIP, foram acompanhadas e as observações efetuadas seguiram o enfoque descritivo-analítico. Houve, ainda, a análise dos Projetos Pedagógicos (PP) e a realização de entrevistas semiestruturadas com os Orientadores Pedagógicos e professores dos anos escolares avaliados pela Provinha Brasil e pela Prova Brasil. Tais entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. Desse modo, as análises desenvolvidas consideraram as informações presentes no PP, os tempos e espaços destinados para a discussão das avaliações externas e as práticas pedagógicas de cada instituição. Articulando os diversos dados, percebe-se que mesmo na escola com processos mais potencializados de AIP, as avaliações externas em larga escala direcionaram algumas das práticas realizadas, sinalizando que o uso crítico e propositivo dessas avaliações ainda é uma aprendizagem a ser desenvolvida.
Keywords : avaliação externa em larga escala; avaliação institucional participativa; projeto pedagógico.


