☰ Menu
Educ@
🌐 English ▾

Resumo • Educação. UNISINOS 13(01) • 2009

Da teoria dos campos conceituais à didática profissional para a formação de professores: contribuição da psicologia e da sociologia para a análise de práticas pedagógicas

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ACIOLY-REGNIER, Nadja Maria  and  MONIN, Noëlle. Da teoria dos campos conceituais à didática profissional para a formação de professores: contribuição da psicologia e da sociologia para a análise de práticas pedagógicas. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.05-16. ISSN 2177-6210.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o papel e a função da psicologia e da sociologia para a formação de professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. Inspirando-nos na didática profissional e na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, propomos uma análise de situações prototípicas em trajetórias iniciais de professores em formação, no momento do primeiro contato com os alunos em uma situação de estágio. Partindo do princípio de que uma situação não pode ser compreendida por um único conceito, utilizamos a interconexão de conceitos da psicologia e da sociologia para ilustrar como essa abordagem pode constituir-se como um instrumento pertinente para a compreensão de práticas pedagógicas, contribuindo, assim, para o campo de pesquisa da didática profissional e para a formação de professores.

Keywords : Didática Profissional; Formação de Professores; Esquema; Habitus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License

Reportar erroAcessibilidade