☰ Menu
Educ@
🌐 English ▾

Resumo • R. Educ. Públ. 19(41) • 2010

Outra missão, para outras bandas: a circulação de professores paulistas e do modelo da escola graduada

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

VIDAL, Diana Gonçalves  and  SA, Elizabeth Figueiredo de. Outra missão, para outras bandas: a circulação de professores paulistas e do modelo da escola graduada. R. Educ. Públ. [online]. 2010, vol.19, n.41, pp.551-574. ISSN 2238-2097.

Este artigo trata sobre a missão paulista em Mato Grosso no período de 1910 a 1916. Tem como objetivo acompanhar a trajetória dos professores Leowigildo Martins de Mello e Gustavo Fernando Kuhlmann, da preparação na Escola Normal à atuação em Mato Grosso, em busca de perceber a circulação de modelos pedagógicos e de sujeitos escolares no interior do Brasil, bem como desenhar as apropriações e as traduções culturais efetuadas. Percebeu-se que apesar da curta atuação desses educadores paulistas, estes foram cultuados na tradição pedagógica de Mato Grosso, assumindo sua passagem pelo estado o estatuto de marco fundador da modernidade educativa.

Keywords : História da Educação; Escola Graduada; Educação em Mato Grosso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License

Reportar erroAcessibilidade