☰ Menu
Educ@
🌐 Português ▾

Resumo • Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 38(1) • 2022 • DOI: https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122690

A crise da ciência no Brasil: austeridade, “guerra cultural” e inovacionismo

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MANCEBO, DEISE; SILVA JUNIOR, JOÃO DOS REIS  e  SPEARS, ERIC. A crise da ciência no Brasil: austeridade, “guerra cultural” e inovacionismo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122690.  Epub 02-Out-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122690.

O artigo discute a produção de conhecimento na universidade brasileira. Ancora- se numa investigação de caráter exploratório, que contemplou pesquisa bibliográfica, análise documental de problemas convergentes ao tema e consulta de dados agregados já existentes. Conclui, expondo a crise da ciência nas universidades brasileiras, a partir da análise de três eixos: os impactos da austeridade fiscal; o avanço do neoconservadorismo e do neofascismo na sociedade brasileira, materializada na “guerra cultural” às universidades e a redução da ciência a inovações rentáveis.

Palavras-chave : Produção do conhecimento; Financiamento; Guerra cultural; Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 
Reportar erroAcessibilidade