☰ Menu
Educ@

Busca por Índice

Filtro por título, resumo, autor, periódico e ano

Total: 632 | Página 1 de 32
0 resultados selecionados

A Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais: uma pesquisa bibliográfica

PID: S2178-52012025000100205 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Staub Pavanello Bezerra
RESUMO. Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado em Educação Matemática, defendida no ano de 2021 e apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica. Nosso objetivo foi identificar como o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, no período de 2016 a 2020, tem sido discutido nas pesquisas, bem como, quais são as principais discussões realizadas em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao ensinarem Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de 49 (quarenta e nove) artigos selecionados em periódicos nacionais de Qualis A1, A2 e B1, e/ou publicados nos Anais do Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática (SIPEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM). As pesquisas apresentam resultados que apontam avanços nas discussões a respeito do ensino e aprendizagem da Matemática, com o uso de metodologias diferenciadas durante a Formação Inicial em Pedagogia, que vem proporcionando ressignificações de ordem pessoal e profissional. Todavia, ainda há a predominância de dificuldades advindas da Formação Inicial, como, por exemplo, a pouca relação entre teoria e prática, a falta de desenvolvimento e ensino de metodologias diferenciadas e, de conceitos e conteúdos, que serão ensinados nos Anos Iniciais, dentre outras que influenciam diretamente a atuação profissional em sala de aula.

A característica da instrução de arte combinando práticas educacionais diferenciadas e modelo de aprendizagem baseado em projetos

PID: S2178-52012025000100227 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Fajrina Fatrina Nisa Restudila
RESUMO. Nos últimos anos, tem havido uma ênfase crescente na aplicação de aprendizagem baseada em projetos e instrução diferenciada em ambientes educacionais, à medida que os educadores reconhecem cada vez mais sua importância na motivação dos alunos e na criação de experiências de aprendizagem mais interativas. Este estudo visa explorar as perspectivas de professores de arte sobre a eficácia da combinação de instrução diferenciada com aprendizagem baseada em projetos para dar suporte à compreensão dos alunos em arte. Usando um design sequencial de métodos mistos, os dados foram coletados por meio de um questionário preenchido por 190 professores de arte, seguido por uma discussão em grupo envolvendo oito participantes selecionados. As descobertas revelam que os educadores de arte veem a aprendizagem baseada em projetos como uma abordagem de ensino valiosa que promove maior envolvimento dos alunos, fortalece a interação social na sala de aula, incentiva a apreciação cultural e dá suporte à aplicação prática de estratégias de instrução diferenciada. Esses resultados têm implicações mais amplas em áreas como treinamento de professores, liderança acadêmica, desenvolvimento curricular e política educacional. Além disso, os insights derivados deste estudo podem ter relevância além da educação em arte, oferecendo contribuições significativas para outras disciplinas acadêmicas. As descobertas também servem como uma referência útil para pesquisadores e educadores que buscam explorações mais profundas na integração da aprendizagem baseada em projetos e instrução diferenciada tanto na educação em arte quanto em contextos pedagógicos mais amplos.

A condenação dos Begardos no Estado e pranto da Igreja de Álvaro Pais (Século XIV)

PID: S2178-52012025000100102 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Souza Oliveira
RESUMO. Este artigo propõe a análise de dois artigos contidos na obra Estado e pranto da Igreja do franciscano galego Álvaro Pais (1275/80-1349), que versam sobre o tema da heresia dos begardos, condenada pela Ad nostrum no Concílio de Vienne de 1312. Nosso objetivo foi entender as proposições do autor sobre este grupo de heréticos e os argumentos apresentados por ele contra essa heresia. Metodologicamente, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa a partir do fichamento e análise da fonte que se encontra em versão latim/português, utilizando a análise hermeneutica da mesma. Como resultados, esperamos trazer à tona um assunto pouco conhecido em Álvaro Pais que é a sua visão sobre um movimento herético de seu tempo, a cujas documentações ele teve acesso, especialmente por ser penitenciário do papa João XXII em Avinhão.

A escolha pela docência como a carreira possível: o papel da origem social e do gênero na permanência de professoras de ciências

PID: S2178-52012025000100208 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Agostini Massi
RESUMO. Diversos países têm lutado para atrair e reter professores qualificados, especialmente no ensino de ciências, visto que estão se afastando dessa carreira devido à baixa remuneração e outras oportunidades profissionais. Nesse cenário, é fundamental entender o que influencia os professores a escolher e permanecer na carreira docente. Neste estudo, investigamos o que influencia a escolha da carreira docente e a permanência nela. A partir da literatura da área, elencamos cinco elementos motivacionais que impactam a escolha do professor: amor, cuidado, capacidade, vocação e profissão. Usando a teoria de Bourdieu, interpretamos esse processo destacando o papel da origem social e do gênero. Foram realizadas entrevistas em profundidade com quatro professoras brasileiras e elaborados seus retratos sociológicos. Os resultados mostram que a escolha pelo ensino não é livre ou deliberada, mas condicionada pelos diferentes elementos acima referidos, intrinsecamente relacionados com a trajetória do professor. Dadas as condições socioeconômicas e de gênero para a escolha da profissão, as possibilidades reais e potenciais de trabalho, as expectativas profissionais e pessoais, a docência tornou-se a melhor opção profissional, o sonho possível. Além de explorar uma análise sociológica relacional dos elementos que levam os professores a escolher e permanecer na profissão e mostrar como o contexto decadente da profissão afeta a ação dos professores, as implicações deste estudo reforçam a necessidade de tornar a carreira docente mais atraente a sujeitos de diferentes gêneros e origens sociais.

A formulação das políticas públicas para a educação inclusiva nos países periféricos sob a égide dos organismos internacionais

PID: S2178-52012025000100201 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Sousa Gonçalves Oliveira Santana
RESUMO. A pesquisa objetiva demonstrar de que forma os organismos internacionais, mais especificamente o Banco Mundial, influenciam na formulação das políticas públicas inclusivas no Brasil. Trazemos uma breve contextualização histórica acerca da importância da Educação Inclusiva no Brasil e de que forma ela vem sendo atravessada pela política neoliberal no país no contexto de crise estrutural do capital. Este estudo utilizou como metodologia, as pesquisas bibliográfica e documental. Analisamos as declarações resultado das Conferências de Jomtien (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [Unesco], 1990), de Direitos Humanos (1993), de Salamanca (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [Unesco], 1994), da Guatemala (Organização das Nações Unidas [ONU], 1999), de Brasília (Brasil, 2008) e de Incheon (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [Unesco], 2015). No âmbito das políticas públicas no Brasil, trazemos a Constituição Federal (Brasil, 1988), a LDB 9394/96 (Brasil, 1996) e o Plano Nacional de Educação (PNE/2014). A materialidade tem-nos mostrado, nos resultados e discussões, que as políticas públicas para a Educação Inclusiva seguem as determinações do Movimento de Educação Para Todos (EPT). A partir de 1984, o Banco Mundial passou a liderar a pasta das políticas educacionais, que antes ficava a cargo da UNESCO, tratando a educação não mais como apenas um direito social, mas sobretudo, como interessante mercadoria de alta possibilidade de geração de lucros, portanto, os empréstimos realizados na área educacional estavam atrelados a condicionalidades que dependiam de uma série de negociações que desdobravam em cláusulas financeiras, gerenciais e fixação de diretrizes educacionais, como apontam as pesquisas de Fonseca (2000). Concluímos que apesar de existirem diversas leis que regulamentam a inclusão das pessoas com deficiência nos mais diversos espaços da sociedade, essas leis ainda não são, de fato, efetivadas em sua totalidade e que as questões socioeconômicas têm um importante papel no que diz respeito às melhores possibilidades de desenvolvimento das pessoas com deficiência.

A influência da infraestrutura escolar e formação docente no desempenho dos estudantes na área de Ciências da Natureza

PID: S2178-52012025000100207 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Gomes Fernandes
RESUMO. Assim como em outros países, o Brasil tem utilizado testes padronizados como ferramenta para medir a qualidade da educação. O Ministério da Educação, incorporou as avaliações em larga escala em sua política educacional no início dos anos 1990 por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Além do exame utilizado para avaliar o ensino fundamental, os estudantes também são avaliados por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), criado em 1998 para avaliar o desempenho escolar ao final da educação básica. Este estudo investiga o desempenho dos estudantes de escolas públicas estaduais brasileiras na área de Ciências da Natureza, no ENEM de 2017. Foi comparado o desempenho dos estudantes entre diferentes tipos de escolas públicas e entre escolas localizadas em áreas urbanas e rurais. Além disso, os fatores que podem causar essas diferenças foram avaliados. A influência da infraestrutura escolar, proporção de professores com formação na área de Ciências da Natureza e qualificação docente no desempenho dos estudantes foi avaliada. O desempenho dos estudantes variou com o tipo de escola frequentada e entre escolas rurais e urbanas, com os melhores desempenhos sendo apresentado por escolas cívico-militares e localizadas em áreas urbanas. Entre os fatores avaliados, a infraestrutura escolar foi o fator mais importante no desempenho dos alunos, seguido pela proporção de professores atuando nas suas respectivas áreas de formação e a qualificação destes professores. A heterogeneidade do desempenho entre tipo de escola e localização mostra o quanto ainda precisamos melhorar a gestão de recursos, a infraestrutura escolar, além da formação e qualificação de professores.

A investigação interdisciplinar em um programa de pós-graduação: o que um corpus de dissertações no sul do Brasil nos diz? (2015-2018)

PID: S2178-52012025000100206 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Klanovicz Machado Amaral Lacerda
RESUMO. Neste artigo, buscamos pontuar o status da interdisciplinaridade no âmbito de investigações de pós-graduação no Brasil, com o interesse de perceber de que interdisciplinaridade se fala e que interdisciplinaridades possíveis são operadas no âmbito institucional de pós-graduação, no processo de produção do conhecimento e na tessitura de textos de defesa. Para isso, utilizamos um corpus de 105 dissertações de mestrado defendidas entre 2015 e 2018 no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná em cotejo com uma discussão bibliográfica mais ampla sobre os desafios da interdisciplinaridade e sua institucionalização no país. O artigo aponta para a permanência de tensões entre disciplinaridade e interdisciplinaridade, bem como para a necessidade de continuidade de análise reflexiva sobre o tema no interior dos próprios programas de pós-graduação interdisciplinares.

A leitura e a escrita em documentos oficiais brasileiros na transição Educação Infantil-Ensino Fundamental

PID: S2178-52012025000100116 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Melo Tassoni Rocha
RESUMO. O estudo analisou documentos nacionais com o objetivo de conhecer as orientações relativas à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e sua interface com as práticas de leitura e escrita, evidenciando convergências e divergências em relação às concepções de linguagem e alfabetização. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa por meio da análise documental. Sobre a transição, constatou-se que é um tema presente nos documentos oficiais. No entanto, as orientações são fragmentadas, direcionadas, a priori, para os profissionais que atuam na Educação Infantil; assim, o âmbito institucional recebe pouco enfoque, reduzindo a atuação das secretarias de Educação. Em relação às práticas de leitura e escrita, verificou-se que há entendimentos de que são importantes e de que, na Educação Infantil, devem ser trabalhadas por meio da exploração literária e das práticas de letramento. No entanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diverge ao propor também reflexões sobre o sistema de escrita. Há, ainda, convergências em reconhecer as linguagens como instrumentos de interação e comunicação de ideias, sentimentos, desejos e construção de significados; e contraposições nas concepções de alfabetização, compreendida na BNCC como decodificação de um conjunto de correspondências grafofônicas e nos demais documentos como apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Conclui-se que é necessário consolidar a identidade da Educação Infantil e o diálogo com a continuidade da escolarização na infância durante o Ensino Fundamental, implicando práticas de leitura e escrita, cujo foco seja diminuir as rupturas e favorecer continuidades por meio da articulação e interdependência entre as diferentes linguagens.

A reforma do Ensino Médio e as desigualdades educacionais

PID: S2178-52012025000100229 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Barros Nascimento Casagrande
RESUMO. A preocupação com as desigualdades educacionais se intensifica com a reforma do Ensino Médio. O que se popularizou como ‘Novo Ensino Médio’ tem seu início em 2016 com a Medida Provisória nº 746/2016, convertida na Lei nº 13.415 de 2017, e preconiza mudanças curriculares com a ideia de flexibilização: instituição de itinerários formativos (parte diversificada do currículo). As aprendizagens essenciais, comuns aos entes federativos, ficam determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da etapa final da Educação Básica. As críticas em torno da legislação e os pedidos de revogação da reforma, desde que Lula assume o seu terceiro mandato (2023-2027), congregam a insatisfação de diversos sujeitos (estudantes, docentes, associações, entre outros) com o que seria um aprofundamento abissal das impossibilidades para as juventudes da rede pública, diante de determinações que desconsideram as diversas realidades. O Ministério da Educação estabelece consultas públicas para a reestruturação da política e congela o calendário de implementação da reforma. Foi produzido um relatório executivo e uma nova proposta foi sancionada pela presidência, a qual prevê a ampliação da carga horária para a formação geral básica e a redução para itinerários formativos. Assim, objetivando analisar possíveis efeitos da política educacional na questão das desigualdades no acesso e permanência na Educação Superior no Brasil, realiza-se esta pesquisa de natureza qualitativa e abordagem exploratória. O percurso metodológico se dá por meio de levantamento bibliográfico de artigos científicos (2020-2022) e documental (Plano Nacional de Educação - 2014/2024, BNCC e Lei nº 13.415/2017). Vê-se que o plano traçado pode ser considerado comprometido, com tantas metas não alcançadas, e o novo deverá lidar com desafios de uma desigualdade complexa que aflige parte das juventudes, já que a política educacional pode agravar barreiras históricas, afetando o acesso e permanência dessas juventudes da rede pública na Educação Superior.

A relação populista-militarista e seus impactos para uma educação democrática

PID: S2178-52012025000100107 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Bruck
RESUMO. Esse artigo discute a relação populista-militarista que estruturou o Governo Bolsonaro e os reflexos disso para a educação, em especial, para o ensino das Ciências Sociais e Humanas dado seu papel no fortalecimento de um projeto democrático e, portanto, oposto a formas de governo desse tipo. Para tanto, toma-se como caso de estudo o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) o qual prevê a criação de um formato organizacional híbrido, no qual a gestão administrativa e educacional de escolas passa a ser feitas por militares. Para dar conta de responder à questão norteadora dessa pesquisa que indaga sobre o que a representação de atores sociais envolvidos no Pecim revela sobre conteúdos ideológicos legitimados pelo Bolsonarismo e os efeitos práticos disso? Utiliza-se como referencial metodológico a Análise Crítica do Discurso (ACD) desenvolvida por Theo Van Leeuwen (2008) para quem a compreensão sobre os processos de legitimação discursiva pode ser alcançada a partir da forma como os atores sociais são representados textualmente. Sendo que os textos investigados são provenientes de órgãos oficiais do governo, de pessoas diretamente relacionadas ao Pecim e, também, de entrevistas com informantes. Esse estudo traz contribuições em duas grandes frentes considerando os debates atuais. A primeira diz respeito a investigação sobre os conteúdos ideológicos de viés militarista disseminados por governos populistas. A segunda é apresentar sobre as implicações práticas disso no campo educacional. Os resultados dessa pesquisa evidenciam sobre formas de construção discursiva e representacional que enfraquecem o pensamento crítico e que colocam a educação como objeto de senso comum retirando-lhe o status de fazer científico produzido a partir de diferentes áreas do conhecimento.

Análise multigrupo da disposição de integrar Chatbots de IA no ensino e aprendizagem de física

PID: S2178-52012025000100228 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Yahaya Akanbi Yusuf
RESUMO. A integração de chatbots/tecnologias de inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem melhora o resultado de aprendizagem dos alunos e reduz o estresse pedagógico dos professores em sala de aula. O presente estudo centrou-se na vontade dos professores de física em exercício e em formação em integrar IA Chatbots no ensino e aprendizagem de física. 45 professores de física em serviço e 55 professores de física em formação foram envolvidos no estudo. Os componentes da atitude em relação à IA e ao Índice de Prontidão Tecnológica foram correlacionados com a sua vontade de integrar Chatbots de IA no ensino. Três instrumentos de pesquisa foram adaptados e utilizados para extrair informações dos entrevistados. Foi empregado o Modelo de Mínimos Quadrados Parciais de Equações Estruturais (PLS-SEM) e os dados coletados foram analisados no software SmartPLS versão 4.0.9.2. A análise multigrupo dos professores de física em formação e em formação inicial foi realizada separadamente e em conjunto para determinar a diferença na disposição de integrar AI Chatbots no processo de ensino-aprendizagem. As conclusões do estudo revelaram que os componentes afetivos, comportamentais e cognitivos da atitude em relação à IA correlacionaram-se significativamente com a vontade dos entrevistados em integrar os Chatbots de IA no processo de ensino-aprendizagem. O estudo concluiu que a atitude em relação à IA influencia a sua vontade de integrar AI Chatbots no processo de ensino-aprendizagem.

Aprendizagem colaborativa em formato remoto entre professores/as de diferentes contextos educativos

PID: S2178-52012025000100212 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Duarte Kassar Oliveira Cordeiro
RESUMO. O domínio da leitura e da escrita pela população em idade escolar tem sido um desafio para a educação brasileira. Com atenção a este desafio, está sendo realizada uma pesquisa-ação, voltada à promoção de aprendizagem colaborativa, envolvendo unidades escolares de três regiões brasileiras e pesquisadores/as de sete universidades. Os objetivos da pesquisa são: avaliar a validade, viabilidade e efetividade de intervenções colaborativas, propiciadas por uma parceria universidade/escola, que levem ao adensamento de práxis pedagógicas dirigidas ao domínio pleno da escrita de alunos em contextos de diversidade, a partir da instrumentalização teórico-prática de docentes da Educação Básica, em diferentes linguagens. O desenvolvimento do trabalho ocorreu de abril de 2019 a março de 2020, de modo presencial, e desde abril de 2020 de modo remoto, com encontros síncronos, utilizando-se a estrutura para ensino remoto de uma universidade federal. Este artigo tem por objetivos analisar os ganhos e perdas na adaptação da pesquisa ao contexto remoto, bem como sistematizar e refletir criticamente os conhecimentos produzidos entre maio de 2020 e dezembro de 2021, tendo como base os registros digitais das atividades de aprendizagem colaborativa realizadas online. Esta etapa envolveu atividades de aprendizagem colaborativa de professores/as da educação básica, a partir da adaptação do modelo Lesson Study. Todas as atividades realizadas são gravadas em vídeo e algumas delas são foco das análises apresentadas neste artigo. Como resultados até o momento, verificou-se que, por um lado, a aprendizagem colaborativa entre pares, promovida na pesquisa, vem possibilitando interação entre professores/as de diferentes regiões do país (e entre as crianças), adensando e diversificando suas práxis em sala; por outro, identifica-se, ainda, apropriação pouco autônoma, por parte dos/as participantes, de pressupostos teóricos e conceitos discutidos e pactuados coletivamente como diretrizes para a elaboração de práticas pedagógicas inovadoras.

Artefatos midiáticos e pedagogias culturais: uma discussão sobre os arbitrários culturais do jornal O Tibagi (1948-1954)

PID: S2178-52012025000100117 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Vieira Skalinski Junior
RESUMO. Artefatos midiáticos desempenham um importante papel educativo ao construir e difundir representações que atuam na constituição do habitus do público. No caso dos jornais, os arbitrários culturais presentes em suas publicações possuem a capacidade de influenciar a constituição identitária e subjetiva de seus leitores. Dado seu potencial educativo, é fundamental compreender como a relação entre jornalismo e educação tem se constituído em diferentes tempos históricos e sociais. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo identificar as características da pedagogia cultural praticada por O Tibagi na cidade-empresa de Monte Alegre - PR, observando seus aspectos elementares, posição no espaço social e formas culturais arbitrárias valorizadas pelo jornal. Para tanto, foram analisadas as edições comemorativas do jornal entre os anos de 1948 e 1954, com destaque para os expedientes e colaboradores, anunciantes e temáticas recorrentes de publicação. Com base no referencial teórico de Pierre Bourdieu, a análise das fontes evidenciou que as publicações comemorativas de O Tibagi foram marcadas pela predominância de anúncios e conteúdo literário, enquanto outras expressões culturais e temas eram preteridos - formando seus leitores tanto pelo que comunicava explicitamente, quanto pelos silenciamentos em suas publicações. Ao omitir temas sensíveis, como segurança e questões trabalhistas, o jornal difundiu uma visão idealizada de Monte Alegre, promovendo uma pedagogia cultural que favoreceu a lógica empresarial e contribuiu para a manutenção da ‘harmonia’ local. A pesquisa sobre O Tibagi demonstra que jornais atuam como agentes pedagógicos, influenciando habitus e disposições ao selecionar, destacar ou omitir conteúdos.

Atividades didáticas entre alunos do ensino fundamental em matemática: escolas urbanas versus escolas rurais na Indonésia

PID: S2178-52012025000100225 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Haryati Sugiman Septiarti Maulyda
RESUMO. Esta pesquisa analisa as diferenças nas atividades didáticas de aprendizagem de matemática nas escolas de ensino fundamental entre ambientes urbanos e rurais, utilizando uma abordagem de método misto. Os participantes envolveram professores e alunos do 5º ano de 10 escolas (5 urbanas e 5 rurais), num total de 325 alunos. Os métodos de recolha de dados incluem observações em sala de aula, entrevistas com professores e análise dos resultados da aprendizagem da matemática. Em ambientes urbanos, com acesso a tecnologia sofisticada, as atividades que priorizam a disciplina e a resistência de classe são dominantes, aplicam tarefas de grupo e tecnologia, mas tendem a ser individualistas. Entretanto, em ambientes rurais, as atividades centram-se mais na utilização de métodos tradicionais e recursos locais, integrando as experiências quotidianas dos alunos e o ambiente natural, o que estimula o interesse e a colaboração na sala de aula. A análise estatística utilizando o Teste U de Mann-Whitney revelou diferenças significativas nos resultados de aprendizagem da matemática, com os estudantes urbanos a tenderem a obter pontuações mais elevadas do que os estudantes rurais. Estas conclusões sublinham as disparidades na qualidade educacional e no acesso aos recursos, enfatizando a necessidade de intervenções políticas para reduzir as disparidades educacionais, incluindo uma alocação mais equitativa de recursos, aumentando o acesso à tecnologia e fortalecendo métodos de ensino que sejam adaptáveis e respondam às necessidades dos alunos.

Brecha digital na educação. Uma análise de sua relação com o capital tecnológico dos professores

PID: S2178-52012025000100111 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Morales Mansour
RESUMO. Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as brechas digitais existentes no setor educacional e sua relação com o capital tecnológico (CT) disponível entre os professores do ensino médio no conurbano bonaerense (distrito de San Miguel, província de Buenos Aires, Argentina). Foi adotada uma metodologia qualitativa, com amostragem não probabilística e um questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Para entender a aquisição de CT, foram abordadas as trajetórias e práticas dos professores, bem como as políticas públicas envolvidas na distribuição de CT institucionalizado. Os resultados mostram que a exclusão digital está significativamente ligada a fatores institucionais e de políticas públicas. Nesse sentido, constatou-se que as instituições universitárias (UM) de treinamento de professores são os ambientes mais dinâmicos para a aquisição de CT durante o estágio inicial de treinamento, em comparação com as instituições de ensino superior não universitárias (ISFD). Ao mesmo tempo, as escolas particulares têm maior probabilidade de promover práticas educacionais com tecnologias digitais (TD) do que as escolas públicas. Por fim, políticas públicas universais, como a distribuição de computadores pessoais (netbooks) para professores e alunos, contribuíram fortemente para a aquisição de CT pelos professores e permitiram a implantação de práticas inovadoras com TD nos processos de ensino e aprendizagem, favorecendo assim a redução da exclusão digital educacional.

Caracterização da inserção de docentes na educação profissional, científica e tecnológica: uma análise da literatura

PID: S2178-52012025000100202 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Demos Gonçalves
RESUMO. Ocorre, no Brasil e em outros países, uma expansão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e, como consequência, parte da pesquisa tem-se dedicado a compreender diferentes facetas deste processo, que envolve inclusive a docência nessa modalidade de educação. Diante deste cenário, apresenta-se um estudo cujo objetivo foi caracterizar - a partir de um mapeamento de trabalhos - resultados e conclusões sobre o ingresso e os primeiros anos de docência na EPCT. Para identificar os trabalhos, utilizaram-se, como fontes de informações: os indexadores Directory of Open Access Journals (DOAJ), Dialnet, Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; anais do Congreso Internacional sobre Profesores Principiantes e Inducción a la Docencia. Os trabalhos localizados foram submetidos a procedimentos da Análise Textual Discursiva. A análise indicou que o período de inserção é marcado por necessidades formativas de docentes ingressantes na EPCT, por influências de contextos educacionais em propostas de inserção profissional docente na EPCT e por experiências formativas de inserção profissional docente fundamentadas pedagogicamente. Experiências formativas institucionais mais amplas acabam encontrando maior resistência docente de participação. Destaca-se a influência da coordenação pedagógica institucional nas experiências de inserção na EPCT e sua aproximação à figura do mentor/tutor descrita na literatura sobre professores iniciantes e inserção profissional docente.

Competência comunicativa intercultural em estudantes universitários pós-pandemia

PID: S2178-52012025000100112 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Sánchez-Castro Huatuco-Ramírez Valverde
RESUMO. Este estudo teve como objetivo avaliar a competência comunicativa intercultural em 151 estudantes de uma universidade privada peruana no período pós-pandemia. Utilizando um desenho transversal, os dados foram coletados por meio de um teste de escala Likert e analisados com a técnica de cluster KMeans. Foram identificados três grupos com diferentes níveis de competência intercultural: baixo (33,8%), médio (38,4%) e alto (27,8%). Foram observadas dificuldades na interpretação de situações interculturais e sensibilidade limitada em relação aos estereótipos culturais. A conclusão destaca a importância de desenvolver conhecimentos e sensibilidades interculturais nos estudantes universitários para melhorar a sua capacidade de interagir em contextos diversificados.

Comunidades de prática de professores: repertório compartilhado no ensino fundamental

PID: S2178-52012025000100211 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Soares Viçosa Coutinho Ruppenthal
RESUMO. Ao dialogar sobre a formação de professores, percebe-se um movimento em busca de uma auto-formação, ou formação centrada na escola, a qual inicie e culmine nas necessidades e demandas oriundas do contexto dos professores. Uma possibilidade que tem sido estudada e ampliada para diversas áreas da educação é a utilização de comunidades de prática na promoção da reflexão, autonomia, engajamento e transformação dos contextos e situações adversas. Deste modo, as Comunidades de Prática fomentam um novo olhar sobre a formação de professores, assim, com este estudo, buscou-se analisar o processo de cultivo inicial de comunidades de prática, observando os repertórios compartilhados de quatro contextos escolares de professores dos anos finais do ensino fundamental. Foram sujeitos participantes 63 professores de quatro escolas (estaduais e municipais) de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Como resultado, foram analisadas as interações iniciais e a primeira intervenção para com estes contextos, de modo que se identifique aspectos positivos e negativos na prática dos professores, bem como, na relação destes para com seus pares e comunidade escolar. A principal dificuldade encontrada versou sobre a falta de comprometimento escolar dos estudantes e também da família para com o processo de aprendizagem no retorno ao ensino presencial. Em contrapartida, o aspecto positivo mais salientado foi o retorno ao ambiente escolar após período de ensino remoto emergencial. Destaca-se a importância de estabelecer um processo cíclico e dinâmico na interação e colaboração entre pesquisadores e educação básica, de modo que seja efetivo o auxílio no ambiente escolar, utilizando-se de dados para contribuir diretamente na escola, e não apenas para registro de pesquisa.

Costa Sena: das Minas, nas Minas e pelas Minas (1852-1919)

PID: S2178-52012025000100114 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Carvalho Brizola Alvarenga
RESUMO. Joaquim Cândido da Costa Sena (1852-1919), natural de Conceição do Mato Dentro-MG, fez um percurso escolar bastante comum àqueles que cursaram o ensino superior: tendo aprendido as primeiras letras na cidade natal, seguiu para o Seminário do Caraça e de lá para a Corte, onde frequentou a Escola Politécnica. Em 1878 matriculou-se na recém inaugurada Escola de Minas de Ouro Preto - EMOP. Terminado os estudos, permaneceu na EMOP, alcançando o cargo de professor e depois diretor, até 1919, quando faleceu. No presente artigo, discorremos sobre essa trajetória na perspectiva da história da educação, traçando vínculos entre o sujeito e a instituição. Costa Sena pode ser entendido como um intelectual mediador cuja rede de sociabilidade extrapolou os limites do território nacional. Destacamos a importância do seu trabalho e contribuições para os estudos mineralógicos, com reconhecimento internacional. Acrescentamos a presença de Costa Sena no cenário político e outros espaços sociais, concomitante à sua posição docente. Nosso propósito é dar visibilidade a personagens como Costa Sena, ainda pouco conhecido no meio acadêmico, cuja trajetória nos permite compreender melhor o cenário educacional brasileiro nas décadas finais do século XIX e início do século XX.

Democratização da gestão escolar: desafios, contradições e experiências de formação pedagógica

PID: S2178-52012025000100216 | Periódico: Acta Scientiarum. Education (2178-5201) | Ano: 2025
Autores: Santos Oliveira
RESUMO. Na perspectiva educacional atual, a gestão democrática cada vez mais ganha espaço pela sua importância na busca de uma realidade em que todos os agentes que compõem a escola participem ativamente da construção da escola que se pretende. Com foco nos desafios e contradições desse sistema, buscamos refletir no âmbito da formação em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, sobre experiências do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) e Estágio não obrigatório na área de Gestão, ambos realizados em duas escolas estaduais situadas no município de Aracaju, no estado de Sergipe. Para a elucidação da relação entre Gestão Democrática e Formação Pedagógica, discutimos inicialmente os pressupostos da gestão democrática da escola pública e em seguida problematizamos a gestão democrática, a partir das experiências de formação pedagógica, entendidas como espaço de construção de conhecimentos necessários à atuação profissional competente, qualificada e socialmente referendada. A pesquisa buscou analisar elementos dessas narrativas como forma de compreender os entraves que impossibilitam a garantia de uma gestão democrático-participativa. Para que a gestão democrática aconteça, é necessária a disseminação desse modelo de gerir, a fim de que a comunidade escolar entenda sua real importância dentro desse contexto, e assim ocorram a participação efetiva e a colaboração mútua entre seus agentes.
Reportar erro A