ISSN 2178-5198 versão impressa
ISSN 2178-5201 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para os autores

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Toda pesquisa que envolver seres humanos ou animais [sob quaisquer circunstâncias] deverá, necessariamente, inserir o número do protocolo do Comitê de Ética no momento de submissão da proposta.
  • A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • O arquivo do artigo e as demais declarações devem estar em consonância com os templates disponíveis no site.
  • Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: http://www.eduem.uem.br) devem estar ativos e prontos para clicar.
  • O texto, com no máximo vinte páginas, deve estar está formatado conforme Template (disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/template files); empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas inseridas no texto.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ter sido removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, para garantir o critério de sigilo da revista na avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Para assegurar a Avaliação Cega por Pares, não deverá ser citado no manuscrito "GRUPO DE PESQUISA".
  • Caso o manuscrito seja aprovado e selecionado como o artigo em destaque da edição, os autores comprometem-se a produzir um Press Release, seguindo as recomendações da SciELO (disponível em https://pressreleases.scielo.org/sobre/normas-para-publicacao/#.Yyxbg3bMLIU), e enviar ao periódico.
  • No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores, número identificador do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.No momento da submissão, o autor deve indicar se o manuscrito é para Fluxo Contínuo ou Chamada Temática. Se for para Chamada Temática, ela deverá ser nominada.
  • Se o trabalho for aceito para publicação, o autor se responsabiliza pela versão para o inglês.

 

Fluxograma do processo de submissão, avaliação e publicação

Fluxograma

 

Instruções aos autores

1 - Cadastro

O cadastro no sistema e o posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para o acompanhamento do processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

2 - Procedimentos e cuidados antes da submissão

  • Antes de fazer a submissão, verifique o foco, o escopo e as diretrizes do periódico.
  • Assegure que o manuscrito é original, que não tenha sido publicado em outro meio de divulgação e que contribui para o avanço do conhecimento no campo da Educação.
  • Não submeta o trabalho, simultaneamente, a outro periódico.
  • Certifique-se que o manuscrito não apresenta expressões, excertos e informações que possam configurar plágio.
  • Se o manuscrito se tratar de tradução, essa informação deve ser inserida na primeira página do texto.
  • Todos os autores devem atender aos critérios de autoria inédita do trabalho e nenhum pesquisador envolvido na pesquisa apresentada poderá ser omitido da lista de autores. A autoria, no limite de quatro, deve ser atribuída a quem contribuiu significativamente para a concepção e para o desenvolvimento do trabalho. A ordem de autoria deverá ser explicitada no ato da submissão em documento suplementar assinado por todos os autores , evidenciando o papel de cada um na realização do estudo.
  • Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.
  • Com o objetivo de evitar a endogenia e de garantir a diversidade dos autores publicados, exige-se que, após a publicação na Revista, os autores aguardem, no mínimo, dois anos até publicarem qualquer outro artigo no periódico.
  • Após a submissão, em caso de observância de qualquer imprecisão que necessite adequação ou correção, o autor deve entrar em contato com os editores.
  • É necessário informar o número do registro ORCID e a filiação institucional dos autores.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). Ao preparar o arquivo, deve-se utilizar o template de submissão.
  • Todos os endereços de páginas da Internet incluídas no texto devem estar ativos.
  • O texto deve ser assim formatado: itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e as tabelas devem ser inseridas no próprio texto.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, bem como qualquer informação que possibilite identificar filiações institucionais, tais como opção de Propriedades no Word.
  • Caso o artigo seja aprovado e selecionado como artigo em destaque da edição, os autores comprometem-se a produzir um Press Release, seguindo as recomendações da SciELO.
  • No processo de submissão, deverá ser preenchido o cadastro com o nome completo, o número identificador do ORCID, o endereço institucional do(s) autor(es) e o e-mail do autor indicado para correspondência.
  • A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.

3 - Instruções para submissão de artigos

  • O(s) autor(es) se obriga(m) a declarar a cessão de direitos autorais, que seu manuscrito é um trabalho original e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise em outro meio de divulgação científica, sob pena de exclusão. Esta declaração encontra-se disponível no endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/about/submissions;
  • Quando apropriado, deverá ser atestado que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição.
  • Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos textos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • As submissões poderão ser feitas nos idiomas inglês, português, espanhol, francês ou italiano. Os autores deverão realizar ou providenciar uma acurada revisão gramatical do artigo no idioma, a qual deverá ser atestada por meio do envio de uma declaração digitalizada (como documento suplementar), de acordo com o modelo disponível aqui.
  • Os autores não poderão submeter nova proposta, enquanto tiverem uma em processo de avaliação.

4 - Referenciação bibliográfica

  • No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo quatro), número identificador (ID) do ORCID, seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.
  • Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Resumen, Palabras Claves, Introdução, Conclusão/ Considerações finais e Referências.
  • O título, com no máximo vinte palavras, em português e em inglês, deverá ser preciso. Também deverá ser fornecido um título resumido com, no máximo, seis palavras.
  • O resumo e o abstract (200 a 300 palavras) deverão conter informações sucintas sobre o trabalho e estar devidamente estruturado da seguinte forma: Fontes (iconográficas, impressas, digitais etc.); Objetivos; Metodologia; Resultados. Até seis Palavra-chave (recomenda-se não utilizar as palavras do título) deverão ser acrescentadas ao final do resumo e do abstract.
  • As palavras-chave deverão estar adequadas ao padrão constante no Thesaurus Brasileiro da Educação - Brased | LIS - bvsalud.org e keywords. O BRASED "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no , relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área”. O Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista  de termos da área de educação e organizado por assuntos nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e russa. O acesso poderá ser feito em: "Thesaurus da UNESCO".
  • Os artigos e ensaios deverão ter de 12 a 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências. Exige-se a citação mínima de seis autores distintos e suas referências.
  • O arquivo, contendo o trabalho a ser anexado (transferido) durante a submissão, não poderá ultrapassar 2 MB.
  • Tabelas, figuras e gráficos devem ser inseridos no texto logo após a sua citação. Ilustrações em cores são aceitas para publicação.
  • As figuras e tabelas não devem ultrapassar 17 cm de largura.
  • As figuras digitalizadas devem ter 300 dpi de resolução e, preferencialmente, gravadas no formato jpg ou png.
  • As citações devem seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Garraffoni (2007) ou (Garraffoni, 2007); para dois autores: Virtuoso e Rabelo (2015) ou (Virtuoso & Rabelo, 2015); para três a cinco autores (1.ª citação): Gheorghiu, Gruson e Vari (2008) ou (Gheorghiu, Gruson & Vari, 2008) e, nas citações subsequentes, Gheorghiu et al. (2008) ou (Gheorghiu et al., 2008); para seis ou mais autores, citar apenas o primeiro seguido de et al.: Cachioni et al. (2015) ou (Cachioni et al., 2015).
  • As fontes das citações de obras clássicas (até o século XVIII) devem seguir normas próprias consagradas pela tradição, conforme exemplos abaixo: Exemplo 1 (autor como parte do texto): Homero exulta o povo: "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Ilíada, X, 173); Exemplo 2 (autor não faz parte do texto): "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Homero, Ilíada, X, 173); Exemplo 3 (citação textual de versos - edição original): "Non iam coniugium [...]" (Vergilio, Eneida, IV, 431-434). Todavia, as referências no final devem seguir o padrão APA vigente.
  • Citações em língua estrangeira, em artigos em português, devem obedecer ao seguinte procedimento: no corpus do texto, a citação deverá ser em português com indicação da autoria da tradução e o original em nota de rodapé.

 

Processo de avaliação

Para evitar conflitos de interesses e para assegurar a imparcialidade, no decorrer do processo de avaliação (cf Fluxograma), a identidade dos pareceristas e a dos autores são mantidas em sigilo.

Após a verificação pela equipe editorial da adequação do manuscrito ao foco e ao escopo da Revista e do atendimento às normas informadas no site, os artigos são avaliados, aplicando-se o processo duplo-cego, ou seja, são avaliados por dois pareceristas externos à Revista. O manuscrito que recebe um aceite e uma rejeição, é encaminhado a um terceiro parecerista, também anônimo e externo à Revista.

Os autores podem acompanhar o processo de avaliação das suas submissões no SEER, utilizando login e senha para o acesso. No ambiente destinado aos autores, é possível o acesso aos pareceres.

É disponibilizada uma lista de diretrizes a serem examinadas pelos pareceristas que incluem os seguintes aspectos: originalidade do artigo; pertinência da discussão, dos dados informados, da interpretação, da metodologia e das referências citadas; clareza e adequação do título, do resumo, das palavras-chave, da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.

O aceite do artigo pode ser total ou condicionado às reformulações e às correções propostas pelos avaliadores e pelos editores. Modificações de estrutura e de conteúdo sugeridas no decorrer do processo de avaliação somente serão realizadas mediante a concordância dos autores.

Essas orientações são seguidas tanto nas avaliações de artigos submetidos em fluxo contínuo, como na avaliação de artigos submetidos a chamadas temáticas.

Solicitações de alterações e de reformulação
Ao término do processo de avaliação, os artigos podem receber pareceres com a recomendação de alterações ou de adaptações. Nesses casos, deverão ser alterados ou reformulados pelos autores, no prazo definido pela equipe editorial e de acordo com as suas orientações. Artigos não alterados conforme as recomendações dos pareceristas e da equipe editorial ou entregues fora do prazo estabelecido podem ser recusados pela equipe editorial.

Artigos aprovados
O artigo aprovado sai do status “Em avaliação” e passa para o status “Em edição”, fase de preparação do texto para a sua publicação. Durante esse processo, poderão ser solicitadas informações aos autores.

O aceite do manuscrito não garante a sua imediata publicação. Uma vez aprovado, sua publicação respeitará os critérios de data de submissão e de localização geográfica das instituições de filiação dos autores.

Com o objetivo de evitar a endogenia e de garantir a diversidade dos autores dos artigos publicados, somente após o intervalo de dois anos, este periódico publicará outro artigo do mesmo autor.

 

Diretrizes para avaliadores

O assunto tratado no artigo é relevante para ser veiculado pela revista? *
(   ) Sim
(   ) Não

O artigo é original? *
(   ) Sim
(   ) Não

O título reflete clara e suficientemente o conteúdo do artigo? *
(   ) Sim
(   ) Não

A apresentação, a organização e o tamanho do artigo são satisfatórios? *
(   ) Sim
(   ) Não

A introdução faz uma revisão sobre o tema abordado e deixa claro o objetivo do trabalho? *
(   ) Sim
(   ) Não

A discussão é pertinente e suficiente? *
(   ) Sim
(   ) Não

Os dados justificam as interpretações? *
(   ) Sim
(   ) Não

Há necessidade de acréscimo de algum item que possa enriquecer o artigo? *
(   ) Sim
(   ) Não

É necessário redução ou a retirada de alguma parte do artigo? *
(   ) Sim
(   ) Não

As ilustrações e tabelas são necessárias e pertinentes? *
(   ) Sim
(   ) Não

As figuras são ilustrativas e apresentam boa qualidade para reprodução? *
(   ) Sim
(   ) Não

As palavras-chave são adequadas ao artigo? *
(   ) Sim
(   ) Não

O resumo dá uma boa informação sobre o trabalho? *
(   ) Sim
(   ) Não

As referências são adequadas e necessárias? *
(   ) Sim
(   ) Não

As referências estão redigidas de acordo com as normas da revista? *
(   ) Sim
(   ) Não

Os autores referenciados no texto estão citados nas referências? *
(   ) Sim
(   ) Não

Foi feita alguma anotação no manuscrito? *
(   ) Sim
(   ) Não

A pesquisa envolve entrevistas ou estudo de caso? Verificar se os autores informaram a número do protocolo da aprovação do Comitê de Ética (Plataforma Brasil) *.
(   ) Autor informou.
(   ) Autor deverá informar.
(   ) Não é necessário.

Parecer quanto à publicação do artigo, entre:
1) Desfavorável:
2) Desfavorável (rejeitar):
3) Favorável, desde que atendidas as reformulações indicadas (correções obrigatórias). Sugestões poderão ser indicadas logo abaixo.
4) Favorável (O trabalho é aceito para publicação)

Anotações (se necessário):

 

Declaração de privacidade

Política de Privacidade

Os nomes e os endereços informados a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados para a publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

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