ISSN 2178-5198 versão impressa
ISSN 2178-5201 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Política Contra Plágio e Más-Condutas em Pesquisa

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

 

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

 

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

 

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

 

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b)  Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

 

*Essas orientações foram definidas pelo conselho editorial, editores e técnicos.

 

Diretrizes para Autores

  1. Acta Scientiarum. Education, ISSN 2178-5198 (impresso) e ISSN 2178-5201 (on-line), é publicada semestralmente pela Universidade Estadual de Maringá.

2. A revista publica artigos originais de temáticas vinculadas a Educação sob diferentes campos da pesquisa como: História da Educação, Políticas Públicas e Gestão, Ensino, Formação de Professores dentre outras ambiências da Educação.

3. Os autores se obrigam a declarar a cessão de direitos autorais e que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica. Esta declaração encontra-se disponível neste Portal.

4. Os relatos deverão basear-se nas técnicas mais avançadas e apropriadas à pesquisa.

5. Os dados, ideias, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

6. Os artigos são publicados em português, inglês, espanhol e francês. Devem ser concisos e consistentes no estilo.

7. Os artigos serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial da revista.

8. Os artigos deverão ser submetidos pela internet, acessando este Portal ACTA.

9. Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:

a) No processo de submissão deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo dois), seus endereços institucionais e o e-mail do autor indicado para correspondência.

b) Os artigos deverão conter: resumo, palavras-chave, abstract, key words, introdução, conclusão/considerações finais e referências.

c) O título, com no máximo vinte palavras, em português e inglês, deverá ser preciso. Também deverá ser fornecido um título resumido com, no máximo, seis palavras.

d) O resumo (bem como o abstract), não excedendo 200 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até quatro palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract, que não estejam citadas no título.

e) Os artigos não deverão exceder 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas. Deverão ser escritos em espaço 1,5 cm e ter suas páginas e linhas numeradas. O trabalho deverá ser editado no MS-Word, ou compatível, utilizando Times New Roman fonte 12.

f) O trabalho deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior e direita 2,5 cm e esquerda de 2,5 cm.

g) O arquivo contendo o trabalho que deverá ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2MB, bem como, não poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

h) Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação.

i) As figuras e as tabelas deverão ter preferencialmente 7,65 cm de largura, e não deverá ultrapassar 16 cm.

j) As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg. Ilustrações em cores não serão aceitas para publicação.

k) As citações bibliográficas deverão seguir os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Citação no texto, usar o sobrenome e ano: Caporalini (2005) ou (CAPORALINI, 2005); para dois autores Veiga e Santos (2008) ou (VEIGA; SANTOS, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (GHEORGHIU et al., 2008).

l) As fontes das citações de obras clássicas (até o século XVIII) deverão seguir normas próprias consagradas pela tradição, conforme exemplos abaixo: Exemplo 1: (autor como parte do texto) Homero exulta o povo "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (Ilíada, X, 173); Exemplo 2: (autor não faz parte do texto): "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono [...]" (HOMERO, Ilíada, X, 173); Exemplo 3: (citação textual de versos - edição original) "Non iam coniugium [...]" (VERGILIO, Eneida, IV, 431-434). Todavia, as referencias no final devem seguir o padrão da ABNT vigente.

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados.

Artigos

GHEORGHIU, M. D.; GRUSON, P.; VARI, J. Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, v. 29, n. 103, p. 377-399, 2008.

GARRAFFONI, R. S. Rixa no anfiteatro de Pompéia: o relato de Tácito e os grafites parietais. História Revista, v. 12, n. 2, p. 241-251, 2007.

Anais

CAPORALINI, J. B. O problema antropológico em O Nome da Rosa. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 4., 2005, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005. p. 200-213.

Livros

BOWMAN, A. K.; WOOLF, G. Literacy and power in the ancient world. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

UCKO, P. Archaeological interpretation in a world context. In: HODDER, I. (Ed.). Theory in archaeology: a world perspective. Londres: Routledge, 1995. p. 1-27.

Tese

SANTOS, V. S. A mediação docente na educação para mídia. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: http://www.eduem.uem.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. No máximo 20 páginas.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Acta Scientiarum. Education, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

Política de Privaciadade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Política de Acesso Livre]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM
Av. Colombo, 5790, bloco 40
87020-900 Maringá, Paraná, Brasil
Telefone: +55 44 30114253
Fax: +55 44 30111392


actaeduc@uem.br