ISSN 1414-4077 versão impressa
ISSN 1982-5765 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e Política

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior tem como escopo contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre a educação superior, em especial da área de avaliação da educação superior. Tem como política catalisar e difundir os trabalhos acadêmicos que são produzidos, sobretudo nos meios universitários e que contribuem para o desenvolvimento das teorias e práticas de avaliação e os debates gerais sobre educação superior no Brasil e nos demais países ibero-americanos. Os artigos são publicados na língua original dos seus respectivos autores, de preferência em português e espanhol. Destina-se especialmente ao público universitário: professores e estudantes, principalmente de pós-graduação em educação e de áreas vizinhas; interessa também aos responsáveis por políticas públicas de educação superior. Além de artigos acadêmicos, publica também resenhas e documentos, quando isso for interessante à área de atuação. Os artigos são submetidos a pareceres de membros da Comissão Editorial ou de pareceristas ad hoc.

 

Forma e Preparação de Manuscrito

  Avaliação é uma revista que se constitui basicamente de artigos de estudos e pesquisas. Publica também resenhas, documentos, resumos de teses e dissertações, quando julgar isso adequado à linha editorial.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

  •  Formatação:

O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, com 1,5. O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. Para apresentação dos elementos que constituem o artigo utilizar as normas da ABNT em vigor.

NBR 6022, 2003 – Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação;

NBR 6023, 2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração;

NBR 6024, 2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;

NBR 6028, 2003 – Informação e documentação – Resumos – Apresentação;

NBR 10520, 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

  • Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

As citações curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 2,5cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas. Supressões de texto no interior das citações devem  ser colocadas entre chaves  (ABNT – NBR 10520/2002).

A norma indica 4 cm de recuo, porém optamos por usar 2,5cm em razão do tamanho da página do periódico.

Toda citação direta deve estar seguida do sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, número de página, separados por vírgula, entre parênteses.

Ex. de citação direta com até 3 linhas

Tanto a sociedade quanto a realidade são dinâmicas e concretamente definidas, assim, a história constitui-se num processo dinâmico e transformador na medida em que se torna "o eixo da explicação e compreensão científicas e tem na ação uma das principais categorias epistemológicas." (FAZENDA, 1997, p. 106)

Ex. de citação direta com mais de 3 linhas

Lourenço Luzuriaga (1980, p. 22) adverte que:

Os ideais educacionais não são algo vago e flutuante, distanciados da realidade, mas precisos e concretos, como a própria realidade. Constituem, com efeito, parte tão intrínseca da nossa vida e da sociedade humana quanto nas ações e as instituições sociais, geralmente mais caducas e circunstanciais que os ideais humanos históricos.

  • Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado.

Nas citações indiretas deve-se indicar sobrenome do autor e data de publicação.

Ex. Como expressa Basbaum (1978), a filosofia tem sentido [...]

O ponto final da citação deve vir após o final da frase, antes, portanto dos parênteses, a não ser no caso de citações de até 3 linhas, inseridas  no texto, quando não terminam o parágrafo.

  • Notas de rodapé:

Devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimento ou tecer considerações. Apresentadas ao pé da página, também em corpo 10.

  • Referências:

Devem obedecer às prescrições da ABNT, NBR 6023/2002. Devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética. Títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em negrito. São justificadas somente à esquerda.

Exemplos:

Livro:

MEKSENAS, PauloAprendendo sociologia: a paixão de conhecer a vida. São Paulo: Loyola, 1991.

Capítulo de livro:

DEMARTINI, Zeila de Brito; ANTUNES, Fátima Ferreira.  Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. In: CAMPOS, Maria Christina S. S.; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da. (Orgs.). Feminilização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 69-94.

Artigo de periódico:

DIAS SOBRINHO, José. Sobre reformas e transformações da educação superior. QUAESTIO: Revista de Estudos de Educação, Sorocaba, SP, v. 7, n. 1, p. 9-21, maio, 2005.

Tese:

SILVA, Paulo Celso da.  Como anjos caídos... mensageirias em espaços de flexibilidade e redes:  uma experiência geográfica. 1999. 140 p. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

Documento digital (on-line):

HISSA, Hélio Barbosa. Distritos industriais (ou clusters) como estratégia de desenvolvimento econômico local para o Brasil. Economianet, 2003. Disponível em: <http://www.economiabr.net.br>. Acesso em: 1 jun. 2005.

Identificação:

Os autores devem enviar, juntamente com as colaborações, as seguintes informações:

- Dados pessoais e acadêmicos relativos a instituição, cargo e titulação

- Endereço para correspondência, e-mail e telefone.

O autor terá direito a três exemplares do periódico no qual foi publicado seu artigo. 

Os revisores dos originais poderão ajustá-los aos padrões da convenção escrita de modo a contribuir para a adequação do texto ao periódico.

A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização  on-line sem o pagamento de direitos autorais.

Os originais devem ser enviados ao editor.

 

Submissão de Artigos Originais

 

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior aceita colaborações em português, espanhol e inglês para todas as seções.

Os originais devem ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de resumo, palavras-chave, título em inglês, abstract e key words.

As submissões devem ser realizadas on-line no endereço:
http://submission.scielo.br/index.php/aval

 

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